( Fictisney ) Bambi

Olá Corujinhas. 

Vocês não sabem o prazer que é estar de volta com os posts Fictisney. Acho que esse tem se tornado minha categoria favorita no blog pois posso demonstrar todo meu amor pelo estúdio e pelas animações. Sinceramente, sinto até um calorzinho no peito só de pensar em escrever um pouco sobre experiências com os clássicos e novas produções dos estúdios e afiliados. Sem mais delongas, o post de hoje vai ser dedicado à Bambi, um dos meus filmes favoritos da primeira era Disney que apesar de ter uma conotação negativa, apresenta uma das mais belas histórias.

Bambi.jpgPRODUÇÃO

Bambi é o quinto longa-metragem produzido pelo Walt Disney Studio. Sendo considerado um clássico, o estúdio lançou o filme em 1942 tendo como base o livro de Felix Saltem, Bambi: A Life In The Woods. Todavia, a produção de Bambi começou bem antes em 1933 quando um produtor da MGM (Metro-Goldwyn-Mayer) adquiriu os direitos do livro com a intenção de produzir um filme em live-a (um modelo bem diferente daquele que estamos acostumados). Entretanto, o filme teve seus direitos adquiridos pela Disney em 1936.

A produção de Bambi tinha como objetivo ser ser o segundo longa-metragem, mas a necessidade de realismo de Walt Disney fez com que Bambi levasse muito mais tempo do que o planejado até ser concluído. Tanto que antes disso, foram lançados, Pinóquio e Fantasia (1940) e Dumbo (1942).

O filme tem omo principal recurso visual inspiração em florestas verdadeiras localizadas na cidade de Vermont. Além disso, Jane Randolph e Donna Atwood foram contratados para dançarem no gelo e servirem como referência para a tão conhecida cena de dança no gelo de Bambi e Tambor. 

bambi-disneyscreencaps.com-4100.jpg

MUSICAS

A trilha sonora do filme foi composta por Frank Churchill e Edward H. Plumb, O álbum lançado no dia 21 de Agosto de 1942 foi gravado pela Walt Disney Records contendo 16 faixas. A música mais popular é Love Is A Song (O Amor É Uma Canção) que introduz o filme. 

RECEPÇÃO E RELANÇAMENTO

Bambi foi 08 de agosto de 1942 e relançado em 1947, 1957, 1966, 1975, 1982 e 1988. Embora seja um dos maiores clássicos da Primeira Era, Bambi foi um fracasso de bilheteria devido aos eventos da Segunda Guerra Mundial. Com orçamento de de $2.2 milhões de dólares, o filme teve a maior bilheteria desde os Branca de Neve E Os Sete Anões, mas ainda sim deixou um prejuízo de $3.6 milhões. 

Entretanto, Bambi teve grande sucesso de crítica obtendo três indicações ao Oscar de Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e Melhor Canção Original (Love Is A Song). Apesar de não ter levado em nenhuma das categorias, Bambi ganhou um Globo de Ouro como prêmio especial concedido a Walt Disney em 1948.

 

ATUALIDADE

Bambi teve seu primeiro DVD foi lançado em 2005 pela Edição Platinum que saiu de circulação no início de 2007. A Edição Diamante foi lançada em 2011 com um combo Blue-Ray com material bônus que era considerado inédito, como cenas deletadas e novas canções.

Entretanto, apesar da história original ser voltada ao universo infantil e suas descobertas, o filme assumiu uma qualidade conotativa de desprezo no círculo. O termo Bambi é associado a homofobia, o que torna o apreço pelo filme menor em comparação à outros.

E embora não possa considerar como um dos meus favoritos, Bambi ainda sim tem grande relevância para minha infância. De certa forma é uma película desafiadora que demonstra a necessidade de acreditar em um futuro apesar de todas as mazelas da humanidade. E além disso, não consigo deixar de admirar a com a coragem de Disney em lançar uma obra tão melancólica em uma de nossas mais terríveis eras. Não obstante, foi considerado o filme que mais faz as pessoas chorarem.

9 comentários sobre “( Fictisney ) Bambi

    1. Oi Luciano
      Muitos dos enredos antigos da Disney não são tão desenvolvidos, até porque era uma era de experimentação.
      Sinto que Bambi sofra isso e até hoje tenha esse estigma não sendo reconhecido socialmente. O que é terrível, considerando que é sobre uma criança aprendendo a conviver com o mundo
      Beijos.

      Curtir

Deixe um comentário. Ele será sempre bem vindo e respondido. Caso tenha um blog, deixe o link que assim que der eu irei visitar ;-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.