( Algo à Ver ) Um Espião Animal – Troy Quane e Nick Bruno

A Blue Sky Studios ficou exaustivamente presa na franquia d’A Era do Gelo nos últimos dez anos. Parecia que não havia mais esperanças para que o estúdio se reinventasse. Mas com a chegada de Um Espião Animal, o estúdio lança esperanças de alcançar a excelência com uma película divertidíssima cheia de emoções.

2373283O animação foca em Lance Sterling (Will Smith na versão original, Lázaro Ramos na brasileira) o melhor espião do mundo que vê sua vida virar de cabeça para baixo quando é acusado de roubar uma arma perigosa. Desesperado, Lance vê como única alternativa pedir ajuda ao atrapalhado Walter Beckett (Tom Holland) que promete lhe dar uma forma de se manter invisível. Através d uma fórmula que modifica a estrutura celular, Lance se transforma em um pombo. E ao mesmo tempo que precisa que Walter o transforme de volta em homem, o espião corre contra o tempo para provar sua inocência e fugir de Marcy (Rashida Jones em inglês, Taís Araújo em português), uma agente que fará de tudo para capturá-lo.

Com um ritmo frenético e boas sacadas, seguindo um roteiro simples, Troy Quane e Nick Bruno exploram o famigerado mundo dos filmes de espião. Em primeiro plano, estabelecem a personalidade dos personagens de maneira competente criando a ambiguidade entre eles em suas principais características e falhas. Embora de que isto seja feito de modo clichê – onde Lance é o famoso arrogante e Walter o gênio atrapalhado e mal compreendido – ambos surgem de maneira carismática. No caso de Lance, especificamente, isso se deve muito a maestria com o qual Lázaro Ramos monta sua dublagem. O trabalho de voz subindo e descendo os tons indo do mais grave ao mais agudo materializa a graça do personagem tornando-o, ao mesmo tempo, profundo e leve.

Captura-de-Tela-2019-11-18-às-13.58.49

O roteiro feito por Brad Copeland e Lloyd Taylor consegue se sobressair a alguns filmes de animação por não conter piadas que são comuns ao gênero. Embora parte do humor seja denotada pelo grupo de pombos que se junta aos protagonistas em determinado momento, certa sagacidade em satirar os feitos de outros hérois de filmes de espionagem funcionam muito bem dando bastante impacto a narrativa.

Entretanto não posso afirmar que o roteiro consegue atingir a perfeição pela desconexão do vilão com a trama elaborada. Se antes havia apreço em criar os personagens principais, a motivação do antagonista se tornou falha por parecer evasiva, sem alguma profundidade real.

Mas apesar disso, Um Espião Animal é um dos melhores filmes em cartaz. Com um humor sagaz, boas atuações e momentos super engraçados, a animação tem tudo para entrar na lista de melhores de 2020 sendo um frescor em um gênero super saturado.

22 comentários sobre “( Algo à Ver ) Um Espião Animal – Troy Quane e Nick Bruno

  1. Amo um filme com protagonista bichinho, ainda mais se for um pinguim! E se for um filme que não é animação da disney então, melhor ainda. (Sinto que ela perdeu boa parte da magia nos últimos tempos, com roteiros cada vez menos inventivos e remakes constantes).

    Com certeza é uma boa opção pra assistir nessa quarentena (:
    Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá, Jéssica.
    Eu não sou muito de assistir animações. mas amo A Era do Gelo e por mim podia ficar o resto da vida lançando filmes da franquia hehe. Não sei se assistirei, mas se for vou querer ver na versão Will é claro hehe.

    Prefácio

    Curtir

Deixe um comentário. Ele será sempre bem vindo e respondido. Caso tenha um blog, deixe o link que assim que der eu irei visitar ;-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.