( Crafts ) Como criar um Bullet Journal?

No post passado, falei um pouco sobre quais são os primeiros passos para se decidir entre um Bullet Journal e um Planner incluindo as opções de mercado enquanto a tipologia e preços. Hoje minha meta é trazer para vocês as primeiras noções sobre o BuJo e como montar ele de maneira prática e barata, inclusive algumas ideias para páginas. 

Página Incial Bullet Journal
Fonte: https://coffeebooksandsuccess.tumblr.com/

O QUE É BULLET JOURNAL?

O Bullet Journal, ou apenas BuJo, é um método criado pelo designer Ryder Carroll como um formato personalizado de caderno para aumentar a nossa produtividade. O caderno tem como principal função as anotações das tarefas diárias, afim de tornar a lista de afazeres de um determinado dia mais fácil. Entretanto, não é um caderno que precisa ser encarado como obrigação que gera desanimo. Mas como uma forma de terapia vinculada ao trabalho manual. 

 

COMO FUNCIONA?

772f4312af412522eb6470ab88d9d683
Fonte: Imagem retirada do Pinterest

Cada página do caderno tem um título com que pode ser tanto a data quanto o principal elemento do mês. É sugerido que se coloque a numeração em um canto inferior indicando a página (1, 2, 3, 32) e sua referência em um sumário. Isso facilita a indicificação do que é necessário para você entender a atividade do momento.

Entretanto, esse sumário precisa ser obrigatório. Nem todas pessoas conseguem lidar com a organização da mesma maneira. Eu, por exemplo, não insiro sumários porque não volto ao começo do caderno por preferir o imediatismo dos planejamentos mensais ou semanais.

Contudo, um dos sistemas criados por Ryder Carroll que acredito ser importantes no momento de fazer um BuJo são os símbolos que ajudam a identificar as anotações que fizemos nos caderno. São eles:

  1. ( • ): Que significa a tarefa que precisamos fazer. De caso particular opto por desenhar quadrados que ajudam na marcação seguinte;
  2. ( x ): significa que aquela tarefa foi cumprida;
  3. ( > ): significa que a tarefa migrou para outra data;
  4. ( < ): significa que aquela tarefa ganhou um dia e horário novos
  5. ( ○ ): indica um evento (aqui eu já uso a bolinha fechada
  6. ( – ): sinaliza uma notas

cats

PÁGINAS

Para cada pessoa, existem coisas que precisam ser anotadas independente de serem agendadas. Eu gosto de anotar pensamentos, músicas, séries para assistir e os livros que planejo resenhar entre outras coisas. Assim existem variadas tipos de página que podem ser dividas entre planejamento e coleções.

77a24f70003252c167896b00ee714416
Fonte: Pinterest

Planejamentos são aquelas páginas mais comuns normalmente dividas entre ano, mês e semana. Ainda dentro do planejamento, podemos adicionar páginas de metas do ano, cronogramas, projetos e aniversários:

Já nas coleções são todas as aquelas páginas que vamos preenchendo com desejos que não precisam ter data para serem cumpridos. Incluindo livros para ler, filmes e séries para ver, citações favoritas, sites que amamos, etc.

Dessa maneira, o Bullet Journal torna-se uma espécie de diário e melhor amigo. Suas aplicações são inúmeras. Algo que sempre é bom ter em mãos.  

E vocês Corujinhas? Se interessam em ter um caderno do tipo?

 

 

28 comentários sobre “( Crafts ) Como criar um Bullet Journal?

  1. Já tentei usar, mas me enrolei todinha! Então resolvi criar um planner específico para o blog e tenho uma agenda simples para anotações pessoais! Para o ano que segue pretendo unir as duas em uma só! Assim facilitarei minha vida!

    Mas curti muito seu post, muito bem explicadinho! Tirou muitas dúvidas sobre o Bujo!

    Até!

    Pensamentos Valem Ouro

    Curtir

  2. Oi, Jess!
    Eu sempre vejo essas inspirações no Pinterest, mas sou incapaz de criar algo tão legal e bonito desse jeito hahaha Infelizmente, sou aquele tipo de pessoa que é pega pelo hype, mas perde o interesse rápido, sabe? então eu acabaria deixando de lado depois de duas semanas hahahaha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    Curtido por 1 pessoa

  3. Eu sou como você, não desenvolvo sumários e não numero as páginas. Como o Bullet Journal é um método adaptável, depois de alguns anos o usando, eu acabei criando as páginas e uma forma de organização perfeita para as minhas necessidades. O primeiro BuJo que comecei a usar anotei o que significava cada símbolo, hoje eu já os sei de cor, kkk. E também tenho páginas com filmes, livros, citações… como vc disse, é como um diário.
    Amei seu post, muito informativo pra quem deseja começar a usar o Bullet Journal diariamente.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥ | Instagram – Vem interagir no Insta tbm!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário. Ele será sempre bem vindo e respondido. Caso tenha um blog, deixe o link que assim que der eu irei visitar ;-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.