( Craft ) Bullet Journal: Simplicidade, preços e alternativas

Uma das coisas mais importantes de se ter um site, seja comercial ou pessoal, é saber se organizar para que as coisas saiam dentro do planejado. Hoje em dia, não basta apenas ter um bom conteúdo para possuir seguidores ativos, como também uma boa frequência além de boas ideias. 

Pensando nisso, ano que vem resolvi manter um Bullet Journal que – em linhas gerais – é uma agenda totalmente personalizada criada para se adaptar as nossas necessidades. Diferente de um planner, um BuJo tem grande flexibilidade na prática. Dessa maneira, nesse post, quero começar a mostrar meu processo de criação para o próximo ano e todas as etapas que me fizeram escolher cadernos, tintas e tudo que pretendo usar na minha agendinha criativa.

COMO ESCOLHER ENTRE UM BULLET JOURNAL E UM PLANNER

Em primeiro lugar precisamos ter total ciência das nossas disponibilidades. A grande diferença entre os dois modelos é o Planner já vem pronto. Para ter um Bujo é necessário ter tempo para desenhar (mesmo que de forma simples) as páginas que desejamos.

Para aqueles que preferem o Planner existe uma variedade imensa no mercado de tipos que podem ir desde os mais elaborados até os mais simples. Para escolher o ideal para você, tenha em mente qual parte da sua organização pessoal não pode ficar de fora. Para exemplificar melhor, pedi à uma amiga para falar de sua experiência pessoal com sua agenda:

“Nos últimos três anos que tenho a agenda, ela tem que ter a folha diária e a folha mensal. A mensal uso para marcar meus compromissos visuais, os que eu preciso lembrar direto: consulta médica, lançamento de livro e outros compromissos que são urgentes e não posso esquecer coloco na folha mensal.
Na folha diária, uso para marcar meus afazeres diários. Anoto tudo no primeiro dia da semana — porque não marco certinho o dia para fazer —, assim faço o to do list e vou marcando. Eu preciso que tudo fique na mesma folha, porque necessito da visualização”
— Viviane Oliveira (Blog: O Senhor dos Livros)

No mercado, existem diversos tipos de Planner com preços variados. Para quem está começando, sugiro primeiro um planner de teste pois tenho certeza que você não quer pagar caro numa coisa que você pode não usar certo? Então existem duas opções básicas: os planner tilibra e os planners feitos por blogs.

Planner

Planner para download feitos pelo blog Fantástica Ficção: Planner Não-Datado

Se você optar por um Bullet Journal, outras coisas precisam ser levadas em consideração.

PARA ESCOLHER O CADERNO PARA O BULLET JOURNAL 

Antes de mais nada, é necessário entender que tipo de BuJo você vai ter. Assim como o planner, existem várias opções, mas diferente do modelo anterior é você quem cria o modelo ideal. Assim sendo, existem várias ideias de como montar um indo do estilo mais minimalista ao mais elaborado.

Dessa maneira é necessário elencar como você quer seu caderno, pois isso pode influenciar no tipo de folha que você precisa. Nesse caso, tal influência vai ter impacto direto no caderno se você planeja usar tintas como acrílico, aquarela ou guache. Afinal, para um bom resultado são necessárias folhas mais grossas, que suportem a tinta (no caso de algumas a água) sem deixar passar para o outro lado. É recomendado que se use cadernos com folhas de gramatura acima de 150g. Cadernos como os vendidos pela Cícero Papelaria são excelentes neste quesito além de terem preços acessíveis.

Caderno cícero

Entretanto, a escolha do caderno também passa pela sua personalidade. Eu, por exemplo, sou muito perfeccionista e quando um desenho não sai da maneira que espero tenho tendência a arrancar a folha e refazer. Dessa maneira, um caderno costurado, grampeado ou mesmo argolado não seriam boas escolhas. De modo que ao escolher meu caderno pensei em um que permite reposição de folhas à medida que fosse necessário.

Em lojas diversas lojas, é possível encontrar cadernos que atendam essa expectativa. A Acraft por exemplo oferece modelos Midori que podem ter como reposição os cadernos. Existem outras papelarias que oferecem cadernos inteligentes ao qual podemos renovar as páginas.

Planner Acraft

Planner Acraft (Fonte: Papelaria Acraft)

d.jpg

Entretanto, existe uma opção extra pouco difundida que são os fichários A5. 

canson_a4* O tamanho das folhas de papel mais comuns são definidos por modelos A. Quanto maior o número que acompanha a letra, menor a folha: A6 tem a metade do tamanho da A5 que tem a metade da A4 que tem a metade da A3 e assim por diante.

* Essa é uma classificação universal, então mesmo que você decida importar seu caderno será válido para sua escolha. 

O fichário A5 foi o modelo que escolhi pela praticidade. Comprei-o pela internet em um conglomerado de lojas de artesanato chamado Elo7. E a loja escolhida se chama Magic Seven. Em um bom atendimento, pude fazer solicitação para virem apenas folhas pontilhadas e em cerca de dez dias minha encomenda chegou:

Agenda Magic Seven

Fotos pela loja

sssssssssssssssssssssssssssss

Outras cores

Como podem notar é uma agenda funcional, que atende todas minhas necessidades em guardar papéis, canetas e até mesmo documentos em suas abas. Além de ter acabamento em couro sintético, ele fecha com imã o que garante maior durabilidade do produto. E muito embora haja certa deficiência em relação as folhas (que têm apenas 90g), consegui contornar o problema: comprei folhas 180g na papelaria e um furador alicate. E para não estragar as que vieram estou usando elas nas minhas aulas. 


A partir daqui, tudo que você precisa é de uma caneta e um pouco de criatividade. Em breve, vou trazer mais informações sobre como ter um BuJo e ano que vêm vou mostrar meus processos de criação com o meu. Mas por enquanto me digam: vocês têm planner ou Bullet Journals? Como é sua experiência?

Espero que tenham gostado Corujinhas.
Beijos. 

 

16 Respostas para “( Craft ) Bullet Journal: Simplicidade, preços e alternativas

  1. Eu tenho um planner mas não me adaptei, acabo me localizando melhor usando um caderno simples e eu mesma anotando tudo na minha baguncinha organizada. Queria fazer aquelas páginas maravilhosas que vejo pelo Pinterest mas não chego nem perto, se vc ver como o meu fica feio kkkk
    Tenho um caderno para organizar o blog, outro para a faculdade e por aí vai.
    Amei suas dicas, de verdade ❤

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi, Jessica!
    Nunca usei nenhum dos dois, já pensei diversas vezes em fazer o teste, pois acho muito legal e super útil para organização.
    Acho o Bullet Journal maravilhoso, mas creio que não teria muito tempo para personalizar, em breve vou testar o planner.

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção no Instagram

    Curtido por 1 pessoa

  3. Já faz três anos que uso o Bullet Journal por que eu me adaptei perfeitamente a ele. Eu uso um caderno quadriculado com capa dura, elástico e folhas de gramatura 90 para não transferir as canetas e nanquins que uso. Por muito tempo utilizei um caderno da marca Spiral, ele custava cerca de R$30, mas esse ano a marca deixou de fabricar o caderno, então eu fui atrás de um novo para começar a preparar as páginas do BuJo para 2020. Fiquei perplexa com os preços dos moleskines e cíceros, então, depois de MUITO procurar, acabei achando um caderno quadriculado da Tilibra por R$29,90, estou esperando chegar, pois comprei pela internet. Muita gente usa cadernos pontados ou sem pauta para desenvolver o Bullet Journal, mas a minha necessidade requer um caderno brochura quadriculado.
    Eu não aconselho usar guache e aquarela no BuJo por que as folhas enrrugam, e uma gramatura acima de 120g deixa o caderno muito grosso e difícil de manipular, a não ser que ele tenha um argolado grande e seja espiral.
    A agenda fichário que vc comprou é ótima, além de muito bonita! Papelarias como a Livraria Curitiba vende papéis A5 para esse tipo de agenda. Mal posso esperar para ver o seu processo de criação com o seu novo BuJo!
    Me empolguei e escrevi um texto de comentários, hahaha. Mas é que eu gosto muito desse assunto.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    Curtido por 1 pessoa

    • Oii Leslie.
      Eu também estou me adaptando ao BuJo, melhor do que o planner. Achei as agendas caras também, mas como papel menor que 150 para mim não serve então pensei em algo mais prático. Além de tudo, amo desenhar então essa era uma necessidade.
      Para transporte não me preocupo muito porque só saio se for de mocilha então consigo me virar bem.
      As folha eu comprei 180 kkk até agora está indo. Vamos ver no futuro.
      Beijos

      Curtir

Deixe um comentário. Ele será sempre bem vindo e respondido. Caso tenha um blog, deixe o link que assim que der eu irei visitar ;-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.