(Anatomia Literária) Capa e Curiosidades de Feita de Fumaça e Osso

Oi Corujinhas.

Feita de Fumaça e Osso é uma das minhas trilogias favoritas de todos os tempos. A sagacidade dos personagens e as sutilezas ao redor da narrativa, me fazem amar com todas minhas forças essas obras de Laini Taylor. E omo toda leitora apaixonada, sempre fiquei imaginando qual seria o significado por trás das capas. Apesar de simples, têm profundo significado tanto emotivo quanto para o enredo. No Anatomia Literária de hoje, vou discorrer sobre essas belezinhas.

|| [ CAPAS ] ||

taylor-1.png

O primeiro livro que dá título a série, tem como base o rosto da protagonista imerso em escuridão. Em breve retrospecto sobre a obra, Karou vive ao lado de quimeras mas sem nunca realmente entender sobre o mundo das criaturas. Nesse caso, as sombras representam o desconhecido. Entretanto, o ponto de cor na capa, a máscara felpuda que cobre o rosto de Karou é um contraponto. A máscara significa aquilo que pode ser encontrado ou descoberto, ainda mais por derivar de uma cor que representa criatividade. Karou precisa descobrir quem é e de onde veio para descobrir a si mesma e sair da escuridão. 

Dias de Sangue e EstrelasA segunda capa tem uma representação simbólica parecida com a primeira, muito embora os elementos mudem de significado. A escuridão já não representa mais desconhecido, mas guerra e violência. É possível perceber que Karou têm uma aparência granulada como se cristalizada pela guerra que vêm se formando no horizonte e as decepções que teve para com Akiva (seu par romântico). Além disso, a máscara já não está sobre o rosto de Karou e sim desenhada em sua pele. Isto porque agora Karou finge ser outra pessoa por livre e espontânea vontade. O vermelho simboliza o fogo e o sangue, mas principalmente simboliza a chama que mantém os sentimentos de amor e paixão.

Sonhos com deuses e monstrosA última capa representa uma nova versão de Karou, voltada à sua nova vida finalmente aceita entre seu povo. Karou não tem mais uma expressão duvidosa como nas outras obras, mas demonstra força. Os outros símbolos reforçam isso. A mascará de espinhos não a impede de ser forte, mas transformam-na em uma mulher mais poderosa. Não obstante, a cor amarela que significa luz, calor, traz a a obra o sentimento de otimismo apesar dos desafios à serem enfrentados. O amarelo também inspira e estimula a criatividade. É um livro para se ter esperança e lutar pelo que se deseja. 

 

|| [ Curiosidades ] ||

  • O livro surgiu de uma inspiração em Romeu e Julieta. Mas Laini Taylor também afirma que estava escrevendo uma adaptação de quadrinhos quando surgiu a ideia.
  • Laini Taylor afirmou que buscou criar um mundo onde ela poderia escrever sobre coisas importantes que precisam existir na vida real como lealdade e sacrifício.
  • Além de ambientar sua história em Praga, a autora também usou vários pontos turísticos como o Relógio Astronômico.

14 comentários sobre “(Anatomia Literária) Capa e Curiosidades de Feita de Fumaça e Osso

  1. Oi, Jess!
    Um dos motivos de eu ter começado a ler a trilogia, foi a capa que me chamou a atenção. Confesso que comprei sem saber a premissa e foi um tiro no escuro maravilhoso, pois me apaixonei pela trama e pela escrita da autora.
    Adorei a explicação das capas e das curiosidades!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário. Ele será sempre bem vindo e respondido. Caso tenha um blog, deixe o link que assim que der eu irei visitar ;-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.