(Motive-se) O mundo de época da Sarah MacLean

Que eu amo romances de época não é novidade para ninguém. Já devo ter lido algumas dezenas de obras dentro do gênero e cada vez mais me sinto motivada a continuar a leitura. E posso dizer que a grande responsável por isso é Sarah MacLean que se tornou minha favorita. No post de hoje irei apresentar cinco motivos para você dar uma chance de se apaixonar por suas obras também.

1. O UNIVERSO

Universos compartilhados tem sido recursos muito utilizados por autores para chamar atenção para suas obras. Apesar de ser bem mais uma jogada de marketing do que necessariamente continuações, posso dizer que sempre sentimos aquele calorzinho no peito ao nos deparar com os nossos personagens favoritos mais uma vez. 

Os livros de Sarah MacLean possuem essa característica de pertencerem à mesma ambientação. Por lidar com períodos diversos dentro da era vitoriana, a autora aproveita a construção do tempo para trazer personagens já conhecidos para narrativa. ão obstante, a primeira série – Os Números do Amor – se passa dez anos antes da segunda – O Clube dos Canalhas -, que por sua vez ambienta-se um ano antes da terceira, Escândalos e Canalhas. Assim, sucessivamente, podemos acompanhar os impactos sociais das atitudes dos protagonistas, assim como entender bem mais dos coadjuvantes.

2. MOCINHAS NÃO CONVENCIONAIS.

Uma das coisas que acho irritante em determinados gêneros são as constantes repetições de um determinado padrão. Normalmente, em romances de época temos uma duplicidade de tipos de mocinhas: ou elas são rebeldes ou elas são ingênuas.

O grande diferencial de Sarah MacLean é justamente suas heroínas não seguirem padrões mas apresentarem-se de forma diversificada principalmente entre si. A medida que MacLean cresce como escritora, as mocinhas crescem com ela. De modo geral, temos personagens que podem tanto ser classificadas como heroínas como anti-heroínas; mulheres ingênuas e mulheres vividas; não existe unidade entre as protagonistas, elas são criadas para serem livres não um padrão conceitual já saturado.

O Clube dos Canalhas

Série O Clube dos Canalhas

3. HERÓIS?

A qualidade principal de qualquer romance é a de fazer o leitor se apaixonar seja pela mocinha, seja pelo herói. Isso significa dizer que muitas vezes as autoras não conseguem abrir mão do protagonista amável. Se pensarmos por alguns segundos, podemos elencar que todo herói também tem sua dualidade: ou estamos lidando com um perfeito cavalheiro ou com um libertino.

Apesar de tais características muitas vezes serem preservadas nas histórias de MacLean, não acredito que seus mocinhos possam ser classificados como heróis. Muitos deles tem falhas humanas fortes, que acabam não permitindo que nós nos apaixonemos por eles. Entretanto, não considero isso uma falha, mas um ponto que merece destaque. Afinal, a diversidade dos personagens de MacLean tornam-lhe uma autora única e mesmo que não nos apaixonemos pelos rapazes, sua falhas o tornam ainda mais inesquecíveis.

4. FEMINISMO

Entre todos pontos citados, se posso definir qual a maior qualidade de MacLean será o contexto geral de suas obras que sempre demonstram a mulher como dona do própria destino, seja no início ou na trilha que ela fará para tal. Seus livros são claramente feministas trazendo para o leitor o amor e o desejo como segundo plano. Nunca estamos falando apenas de um casal, mas da individualidade e a necessidade de estar bem consigo mesmo para funcionar ao lado de outra pessoa.

Escandalos e Canalhas

Trilogia Escandâlos e Canalhas

5. MITOLOGIA

Por fim, mas não menos importante, todas as obras de Sarah MacLean tem inspiração em mitologia grega. Em seus livros, MacLean coloca em paralelo com a história estudos relacionados à um casal mitológico que se conecta com o protagonista. É possível observar tais referências em todas suas obras, mas principalmente em Perigo Para Um Inglês. 


Ler Sarah MacLean é conhecer um mundo de possibilidades em universo limitado. É entender o motivo de se fazer literatura. Suas obras são mais do que apenas romances; são estímulos para não ter medo de sermos quem somos.

Espero que tenham gostado Corujinhas.
Beijos. 

38 Respostas para “(Motive-se) O mundo de época da Sarah MacLean

  1. Oi.
    Não costumo ler o gênero, justamente por essa padronagem das histórias, todas muito parecidas, esse dualismo. Fiquei curiosa para conferir os livros dela, pois parece que ela foge desses clichês, ao mesmo tempo em que as histórias são bem delicinhas. E amei a ideia do universo compartilhado.
    Obrigada pela dica 😘

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá Jessica não conhecia a Sarinha não, mas confesso que até me deu vontade de ler um belo romance de epoca agora e dos bons, e claro que já vou anotar suas sugestões, pois estou precisando ler mais esse gênero, bjus.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Ahhhhhh eu amei o post!!!
    Sou apaixonada por romances de época, mas da Sarah li meu primeiro livro recentemente. O Cilada para um Marquês e cai de amores!!!
    Não sabia isso dos universo dos personagens. Vou tentar ler dentro de uma ordem depois dessa informação.

    bjs

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi, Jess!
    Eu amo romance de época, mas meu problema com eles é que a maioria tem cenas hots. Então gosto muito de romances como o da Jane Austen, que são leves nesse sentido. Gostei muito dos motivos para conhecer as obras da Sarah MacLean e não sabia que seus livros fazem essa relação com a mitologia grega ❤️😍
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  5. Olá, Jess

    Eu amo o gênero e me apaixonei pela escrita da autora quando li a série Os Números do Amor, tanto que comprei a série dos canalhas logo em seguida, mas até hoje não li. Entre ela e a Lisa Kleypas, ainda prefiro a Lisa por achar o texto dela mais consistente, mas a Sarah tem um lugarzinho no meu coração e em breve lerei outras de suas histórias.

    Beijos
    – Tami
    https://www.meuepilogo.com

    Curtido por 1 pessoa

  6. Posso dizer que o post serviu ao propósito, to toda inspirada em ler os livros dela!
    Eu gosto muito de romance de época tb, mas acho que li poucos autores, vc com certeza diversificou mais que eu!
    Espero gostar tanto assim tb 🙂

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

  7. Ei, Jess! Tudo bem?
    Nunca li nada da autora, mas já quero depois de tudo que você falou. Eu gosto muito do gênero, mas muitas coisas estão me incomodando, como as mocinhas previsíveis, mas vi que aqui não é assim. Também amei a presença do feminismo (falta em muitos romances de época) e da mitologia (que eu amo!). Quero muito ler algo!
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Olá, Jessica.
    Eu comecei nessa onda de romances de época com a Julia Quinn, mas então eu descobri a Sarah e me apaixonei por ela. Sem duvida minha autora favorita do gênero. Ela é constante, não tem nenhum dos livros dela que eu não goste como um todo. Adorei a postagem.

    Prefácio

    Curtido por 1 pessoa

  9. Oi Jéssica!

    Li dois livros da Sarah, mas infelizmente a narrativa da autora não me agradou. Li os dois primeiros livros da trilogia Os números do amor, e achei as mocinhas dela um porre (rs…).

    Talvez um dia, eu acabe dando uma nova chance para autora.

    Beijos;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário. Ele será sempre bem vindo e respondido. Caso tenha um blog, deixe o link que assim que der eu irei visitar ;-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.