( Resenha ) A Garota do Lago – Charle Donlea

Quando gostamos bastante de um gênero, sempre sabemos muito sobre determinada obra ou autor mesmo sem nunca ter tido contato direto. Nos últimos anos, seria um eufemismo dizer que Charle Donlea surgiu no circuito de suspense como uma promessa para o gênero Seu livro de estreia A Garota do Lago é uma pequena à mostra de um talento ainda pouco lapidado. Pois muito embora algumas falhas surjam no caminho, Donlea traz uma história surpreendente sobre recomeços.

Título: A Garota do Lago | Autor: Charlie Donlea | Editora: Faro Editorial | Páginas: 296 | Ano: 2016 | Avaliação: ⭐️ ⭐️ ⭐️ ⭐️ | Encontre: Amazon | Skoob

A Garota do LagoSinopse: Summit Lake, uma pequena cidade entre montanhas, é esse tipo de lugar, bucólico e com encantadoras casas dispostas à beira de um longo trecho de água intocada. Entretanto, duas semanas atrás, a estudante de direito Becca Eckersley foi brutalmente assassinada em uma dessas casas. Filha de um poderoso advogado, Becca estava no auge de sua vida. Atraída instintivamente pela notícia, a repórter Kelsey Castle vai até a cidade para investigar o caso. E logo estabelece uma conexão íntima de quando um vivo caminha das mesmas pegadas dos mortos. E enquanto descobre sobre as amizades de Becca, sua vida amorosa e os segredos que ela guardava, a repórter fica cada vez mais convencida de que a verdade sobre o que aconteceu com Becca pode ser a chave para superar as marcas sombrias de seu próprio passado.

Muitas vezes a construção narrativa de um escritor se dá ao longo do tempo. Quando resolvi iniciar as leituras das obras de Charlie Donlea, passou pela minha cabeça começar do mais célebre – Não Confie Em Ninguém -, mas tendo em vista que se gostasse desejaria ler outras, decidi seguir os caminhos das pedras desde o ínicio.

A priori, o que mais me surpreendeu na obra foi o estilo narrativo em questão de gênero. Como uma apaixonada por suspenses, estou acostumada com a certa hibridização binária. Se por um lado existem autores que puxam mais pela ação, por outro o suspense é apenas uma base para o drama. Em A Garota do Lago, Donlea segue por segundo caminho concentrando-se em abordar bem mais em fomentar uma discussão sobre as consequências de nossas ações, do que revelar o mistério por trás do assassinato de Becca Eckersley

Assim sendo, em relação ao suspense, a história é um tanto rasa por ser derivada de circunstâncias simplificadas. Fato que pode ser observado principalmente na investigação realizada por Kelsey. As pistas e os segredos de Becca são revelados com bastante facilidade resultando na não criação de momentos aflitivos ou de questionamentos pelo leitor.

Curiosamente, a narrativa mais plácida ajuda na manutenção do drama. Apesar de sua simplicidade, o autor consegue criar um laço de empatia entre Becca e o leitor, embora não haja o mesmo sentimento em favor de Kelsey, o que pode ser atribuído à imaturidade de sua escrita. De certo modo, as situações construídas não imprimem sentimentos de compatibilidade por terem falas e pensamentos clichês passando uma imagem inverosímel.

Apesar de suas falhas, A Garota no Lago é um bom livro principalmente para quem gosta de drama e pretende iniciar-se no suspense. É uma história sobre consequências das nossas ações e atitudes sobre os outros. 

24 Respostas para “( Resenha ) A Garota do Lago – Charle Donlea

  1. Ei Jess,

    Li esse livro recentemente. Agora já estou no terceiro livro do autor, porque ele acabou de ganhar uma nova fã :D. Eu gostei muito de A Garota do Lago, achei a escrita do autor bem envolvente e o suspense me fisgou do início ao fim, mesmo sabendo aonde ele ia chegar. Eu realmente adorei a escrita dele, eu gostei bastante da forma que ele diz as coisas sem dizer, algumas coisas ficam no ar e o leitor pode pescar ou não dependendo de como ele as interpreta. E isso fica ainda melhor nos outros livros. E sobre as personagens, me senti muito mais próxima de Kelsey, queria inclusive que ela aparecesse em outros livros 😀

    Sobre o final deste livro, eu também tive meus “poréns”, pela forma como tudo se fechou sabe, contudo a narrativa dele me ganhou e achei a leitura muito prazerosa. Estou me apaixonando cada vez mais por este autor, porque a cada livro que leio fica cada vez melhor.

    Ótima resenha!
    Bjoas!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    Curtir

  2. Ei, Jessica! Tudo bem?
    Concordo com você, quem gosta de certo gênero normalmente sabe pelo menos um pouco sobre alguns autores mesmo que não tenham lido nenhuma obra. No meu caso eu conhecia A Garota do Lago, mas não tinha realizado a leitura. Fiquei um pouco decepcionada em saber que o suspense acaba perdendo o foco.
    Beijos!

    Curtir

  3. Eu gosto muito de suspenses e Donlea entrou para os meus autores favoritos. Eu comecei pelo segundo livro e depois li esse, apesar das ressalvas, gostei muito.
    Achei interessante o autor focar mais nas consequência de nossos atos, questionando os dos próprios personagens, do que a preocupação em esconder o mistério em si.
    Excelente resenha!

    bjs

    Curtido por 1 pessoa

  4. Olá, Jessica.
    Eu gostei bastante do livro, apesar de ter algumas ressalvas. Mas foi interessante acompanhar como o autor foi evoluindo ao longo dos livros. Para quem gosta do gênero, acho que ele agrada bastante.

    Prefácio

    Curtido por 1 pessoa

  5. Também sou fã de suspense, esse é meu gênero favorito.
    E concordo com vc, quando estamos acostumados, acabamos esperando algumas coisas dos livros.
    Ainda não li esse, mas do autor, o livro Deixada Para Trás está na minha wishlist.
    Amei sua resenha!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
    ☆ Tem post novo e seria ótimo se você clicasse em um dos links azuis do texto para conhecer a parceira do blog>> Versáteis e Democráticas: T-shirts!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário. Ele será sempre bem vindo e respondido. Caso tenha um blog, deixe o link que assim que der eu irei visitar ;-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.