(Algo à Ver) Homem Aranha: Longe de Casa – Jon Watts

Com o arco dos primeiros Vingadores finalizado em Ultimato, pode-se dizer que Homem Aranha: Longe de Casa era um dos filmes mais aguardados. Com o objetivo de divertir, homenagear e finalizar de vez uma era, a película de Jon Watts consegue cumprir bem os seu papel, embora escorregue diversas vezes no decorrer da narrativa.

Título: Homem Aranha: Longe de Casa| Diretor: Jon Watts | Elenco: Tom Holland, Jake Gyllenhal. Samuel L. Jackson e Zendaya | Duração: 130m | Ano: 2019 | Avaliação: ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ 
avatarSinopse: Peter Parker (Tom Holland) está em uma viagem de duas semanas pela Europa, ao lado de seus amigos de colégio, quando é surpreendido pela visita de Nick Fury (Samuel L. Jackson). Precisando de ajuda para enfrentar monstros nomeados como Elementais, Fury o convoca para lutar ao lado de Mysterio (Jake Gyllenhaal), um novo herói que afirma ter vindo de uma Terra paralela. Além da nova ameaça, Peter precisa lidar com a lacuna deixada por Tony Stark, que deixou para si seu óculos pessoal, com acesso a um sistema de inteligência artificial associado à Stark Industries

Existem diversas maneiras de entender Homem Aranha: Longe de Casa, embora só uma possa ser considerada a mais importante. Não se trata de um filme sobre Peter Parker, mas sobre o novo mundo criado após Vingadores: Ultimato. Não seria errado dizer que o filme é um tributo aos vingadores antigos, de modo que este foi o principal erro de Jon Watts ao deixar que sentimento nostálgico e o de perda guiassem a narrativa por completo. Isto, porque assim com Capitã Marvel perdeu seu brilho pela necessidade sua inclusão no maior grupo de heróis do cinema, Peter Parker parece perde parte de sua personalidade ao se encontrar com questionamentos nem tão relevantes assim.

O Peter Parker que conhecemos, seja nas HQs ou nas películas anteriores, sempre teve um grande senso de dever além de uma simplicidade notável. Fatos que podem ser completamente descartado no filme estrelado por Tom Holland. Apesar de ser o mais carismático, o apoio nas muletas torna o espectro Aranha de Peter um tanto apagado, além de criar um paradoxo: se a tecnologia faz de Peter um herói mais forte, deveria ele ser tão inseguro?

homem-aranha-longe-de-casa-1.jpg

A resposta parece se concentrar no oposto. Peter não têm medo, mas sim deseja ficar afastado de tudo aquilo que lhe torna um herói. Curiosamente, a lembrança das palavras icônicas do Tio Ben parecem despontar nos momentos em que o herói recusa seu legado. Soa como uma descaracterização do Homem-Aranha que conhecemos, criando certo desconforto apesar do fan-service estimulado na narrativa.

Apesar disto, não podemos deixar de ressaltar os grandes méritos de Jon Watts. Mysterio aparece com um vilão semicaricato, embora bem didático que consegue – através de uma ótima performance de Jake Gyllenhaal – se sobressair na trama. O mesmo pode ser dito da representatividade do filme, colocando em foco personagens diferenciado sem parecer ser forçado ao enredo.

Homem-Aranha: Longe de Casa é um bom começo para o novo Universo Marvel que se inicia. Apesar das falhas, apresenta bons resultados que irão encantar os expectadores, muito embora nada que o deixem estupefatos. E quem ainda for conferir no cinema, não deixem de conferir as cenas pós-créditos. Como disse um dos expectadores: são as melhores cenas do filme.

18 Respostas para “(Algo à Ver) Homem Aranha: Longe de Casa – Jon Watts

  1. Oi,tudo bem ?

    Amo o universso Marvel, ele e a saga de filmes Harry Potter só mostram um trabalho bem feito de como os filmes se ligam e os últimos acabam melhorando os anteriores com suas ligações e etc. Gostei bastante da atuação do Tom como homem aranha e ele veste muito bem o personagem.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Não sou uma grande fã do Universo Marvel. Comecei a assistir aos filmes devido ao Benedict, que foi o Sherlock perfeito, e gosto muito do trabalho dele, quando descobri que ele faria o Doutor Estranho resolvi conferir. Parei em Homem Formiga e Vespa, com certeza darei continuidade nos filmes. Gostei do tom do primeiro filme, sempre imaginei o Homem Aranha assim, mais jovem. Vamos ver o que vou achar dessa sequência. Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Eu ainda não assisti, mas pretendo e acho que mais pela curiosidade do que pela vontade mesmo.
    Adoro os filmes, mas confesso que fiquei um pouco desmotivada. Mesmo assim, essa retomada pós Ultimato chamou minha atenção. Vou tentar assistir logo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário. Ele será sempre bem vindo e respondido. Caso tenha um blog, deixe o link que assim que der eu irei visitar ;-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.