( Resenha) Guerra do Velho – John Scalzi – Livro 01

Livro-Guerra-do-Velho-John-Scalzi-7927619Título: Guerra do Velho | Autor: John Scalzi| Editora: Aleph | Páginas: 2016 | Ano: 368 | Avaliação: ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ❤ | Encontre: Skoob | Goodreads | Amazon

Sinopse: A humanidade finalmente chegou à era das viagens interestelares. A má notícia é que há poucos planetas habitáveis disponíveis – e muitos alienígenas lutando por eles. Para proteger a Terra e também conquistar novos territórios, a raça humana conta com tecnologias inovadoras e com a habilidade e a disposição das FCD – Forças Coloniais de Defesa. Para se alistar das FCD, é necessário ter 75 anos. Sem grandes perspectivas, John Perry aceita o desafio. Porém as dificuldades que ele encontra nas linhas de combate, são maiores do que ele poderia imaginar.

John Scalzi tem uma das narrativas mais interessantes que encontrei nos últimos anos. Além da criatividade para construção do mundo apresentado em Guerra do Velho, a escrita do autor trouxe para o livro um ar jovial apesar de ter conteúdo adulto. E mesmo assim, de certa maneira, Scalzi sempre nos lembra – pela inteligência e maturidade do protagonista – que a obra se trata das redescobertas de um homem velho como um jovem.

Dessa maneira, Scalzi consegue criar um livro de aparência inovadora, apesar do uso de tecnologias batidas (no sentido literário) dentro do contexto da obra. Isso, porque o autor não se preocupa em criar algo realmente fora dos padrões, mas estabelece dentro do texto um parâmetro conhecido do que é possível dentro das impossibilidades. E dessa forma, é interessante perceber como isto contribui para o crescimento narrativo. Não perdemos muito tempo em treinamentos ou explicações, mas absorvemos o conteúdo.

O protagonista, John Perry, é bastante carismático sendo o intermediador do ambiente com o leitor. Apesar de ser em narrado em primeira pessoa, não existe muito sentimentalismo – se é que existe algum – dentro da trama. O que torna a leitura muito mais fluída e acelerada, principalmente na segunda parte da obra.

Entretanto, não posso dizer que a leitura foi perfeita. A finalização de Scalzi não conseguiu alavancar todo o prospecto da obra. Fiquei incomodada em como John se deixou levar por um punhado de emoções e como a última batalha, que parecia impossível, terminou rápido de mais. Deixou a impressão que todos o caminho traçado pelo autor foi terminado por outra pessoa, com a solução mais obvia  que, de certo modo, não fez tanto sentido.

Guerra do Velho é um livro excepcional com algumas falhas em seu arco narrativo. Mas ainda sim é uma obra que vale muito a pena por nos lembrar em meio as raças alienígenas de nossa humanidade.

21 Respostas para “( Resenha) Guerra do Velho – John Scalzi – Livro 01

  1. Adoro essa temática que envolve guerras interplanetárias, explorar o universo etc. Que pena que o final deixou a desejar com um arco não tão bem desenvolvido. Mas adorei a resenha sincera!

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

    Curtido por 1 pessoa

  2. Colocamos esse livro na votação do clube de leitura desse bimestre, espero que vença pq já quero ler a algum tempo rsrs
    Gosto dessa mistura de tecnologia e fiquei curiosa agora pra saber como esse final foi rápido…

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

  3. Ainda não li, mas tenho interesse. Já vi algumas resenhas sobre ele que mencionam a questão do final ser corrido, com isso acabei deixando ele para depois, pois é algo que me incomoda MUITO, final corrido. Pretendo dar uma oportunidade para esse livro mais para frente, assim como o outro do autor. Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

  4. A premissa é realmente interessante e chamou minha atenção. Gostei dessa parte de mesmo sendo um conteúdo adulto o autor deu esse ar mais jovial, acho que deixa a narrativa mais fluída dessa forma e fiquei curiosa.
    Pena o final ter sido meio apressado e falho por isso.

    bjs

    Curtido por 1 pessoa

  5. Olá, Jessica.
    Eu lembro que na época que esse livro lançou eu vi muitas resenhas positivas dele. E das continuações também. Mas é uma história que não me chama tanto a atenção assim, por isso acho que não leria.

    Prefácio

    Curtir

Deixe um comentário. Ele será sempre bem vindo e respondido. Caso tenha um blog, deixe o link que assim que der eu irei visitar ;-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.