( Motive-se ) Série Myron Bolitar de Harlan Coben

Dentro do gênero suspense, Harlan Coben é meu autor favorito. Ao todo, já li 23 obras de sua autoria sendo onze na série principal, três da spin-off e nove livros independentes. Mas, por incrível que pareça, Harlan é um dos autores que menos falo individualmente aqui no blog

Pensando nisso e que recentemente terminei de ler o último lançamento da série, hoje trarei à vocês motivos para que realizem essas leituras também.

Vamos começar?

Myron Bolitar

1. O Quebra-Cabeça.

Conhecido popularmente como autor das noites em claro, Harlan Coben tem uma característica invejável de sempre criar um enredo intrincado. Os crimes são detalhadamente bem feitos desde a primeira até a última página. Nenhum detalhe fica de fora, aliados ao brilho de sua narrativa salpicada de humor entre as páginas repletas de ação e  drama. Coben sempre une cada detalhe com perfeição, mesmo que tudo pareça desconexo em primeiro plano.

2. Os Personagens.

Myron Bolitar é um dos personagens mais carismáticos da literatura. Bem humorado e ridiculamente sensível, Myron tem uma natureza sagaz, realística que caminha para conflitos diversos dependendo da temática do livro. Muito embora sua trajetória pessoal não influencie diretamente no enredo, sua vida é bem evoluída principalmente quando se trata das suas interações sociais. E aqui nós temos outro grande trufo da série que são os personagens secundários igualmente bem elaborados. Win é perversamente exótico; uma mistura playboy com um gangster. Esperanza trás boa parte do sarcasmo ao livro e Big Cindy a comicidade.

3. A evolução do mundo.

Apesar de não ser uma necessidade do enredo, um dos fatos mais interessantes de observação no decorrer da série, é como as coisas mudam – em termos de sociedade – de um livro para outro. Mas não é para menos, considerando que o primeiro livro é de 1995 e o último de 2018, há mais de uma década de inovações. Dessa forma, entre objetos retrôs e tecnologia de ponta, o mundo de Myron nos mostra uma parte da evolução do nosso.

4. Recuperação de fatos e livros “independentes”.

A série pode ser lida separadamente, embora eu recomende a leitura na ordem cronológica. Eu demorei alguns meses para finalizar e não precisei me perguntar muito o que havia acontecido. Harlan sempre faz pequenas considerações sobre alguns fatos dos livros anteriores o que é maravilhoso, já que podemos encaixar outras leituras ao mesmo tempo.

5. As críticas sociais.

O mundo de Myron Bolitar é glamouroso. Produtor de grandes astros de ligas nacionais e mundiais de esportes diversos. Dessa forma, Harlan sempre envolve temas como drogas, depressão ou ganância aliados ao enredo. As lições de moral são necessárias demonstrando como um mundo brilhante pode esconder muita escuridão.


Espero que tenham gostado Corujinhas.
Beijos.

25 comentários em “( Motive-se ) Série Myron Bolitar de Harlan Coben”

  1. Tenho muita vontade de ler os livros dele, falam muito bem das tramas que ele coloca. Meu único contato com a escrita dele, na real nem foi tão escrita, já que foi a série Safe. Eu fiquei doida com todo o conjunto da obra e quero conferir os livros. Bjks!

    Mundinho da Hanna

    Curtir

  2. Fico aqui toda envergonhada ainda me perguntando porque não li Harlan! Mas com certeza seu post foi motivacional! As vezes não nos interessamos muito por um livro, até lermos algo realmente significativo sobre ele, que foi o que aconteceu comigo nesse post!

    Isa do @leportraitdeisa.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Até hoje eu só li um livro do Harlan, mas não gostei muito, então não quis ler outros depois, mas os seus motivos me motivaram a dar mais uma chance para o autor, porque vai que eu só li o livro na época errada, ou um livro dele que não é bom mesmo, né? Agora quero conhecer essa série, mesmo sendo longa, se for boa mesmo, com certeza merece ser lida.

    Parabéns pelo post!
    Bjo
    ~ Danii

    Curtido por 1 pessoa

  4. Harlan Coben é meu autor favorito também, apesar de só ter lido um livro dele kkk, já quero ler todos esses livros do seu post , até fotografei para procurar e deixar na minha lista de sejos, adorei sua indicação de hoje, bjus.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Ei Jess,

    Eu já tinha vontade de conhecer a escrita do autor, depois do seu post fiquei ainda mais empolgada. Amei os motivos, adoro quebra-cabeças e personagens bem construídos (principalmente secundários). Também gostei de saber que o autor traz fatos de livros anteriores, o que deixa a gente menos perdido. Quero muito conhecer.

    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    Curtido por 1 pessoa

  6. Oii!
    Adorei a publicação e seus motivos para ler as obras do autor. Ainda não li nada dele, mesmo sempre lendo a maioria das opiniões positivas sobre seus livros, espero conseguir me organizar (socorro kk) pra ler ainda esse ano!

    Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Jess eu só não li nada do autor até agora por falta de tempo mesmo, pq desde o primeiro post que fez dele me deixou super afim de ler. Eu sou fã do genero e tenho lido menos dele do que gostaria! Coben está na lista de autores que não passarei 2019 sem ler!
    Esses detalhes me lembraram muito a série “Mortal” da JD Robb, a série é longa tb, mas pode ser lida fora de ordem, embora eu recomende a ordem cronológica justamente por esses pequenos pontos que o autor retoma depois. Ou seja, vou gostar COM CERTEZA!

    Osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

  8. Oie, Jess!

    Eu li só um livro dele, Quando ela se foi, e gostei muuuuito do Myron. Tenho muita vontade de ler na ordem, exatamente pra ver essa evolução do personagem e do mundo. Sou muito fã de Sidney Sheldon, então tenho certeza que vou adorar esses livros do Coben!

    Beijos,
    Caverna Literária

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário. Ele será sempre bem vindo e respondido. Caso tenha um blog, deixe o link que assim que der eu irei visitar ;-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.