Oi Corujinhas, como vão?
No Livrosofia de hoje vamos dar continuidade a explicação dos gêneros românticos. O post de hoje será voltado aos romances antigos: clássicos, o histórico e o de época. Embora muitas de vocês já devam saber a diferença básica entre eles, para quem está começando e não quer entender melhor a definição a ideia é ajudar. Espero que gostem do post, afinal, são alguns dos meus gêneros favoritos.
◆══════════●|| [ Romance Histórico ] ||●═══════════◆
O Romance Histórico é assim definido por se passar antes da guerra do Vietnã ou da Segunda Guerra Mundial variando entre as editoras. O enredo será concentrado no desenvolvimento do herói e heroína, dentro de um cenário histórico popularmente conhecido que deverá surtir um efeito sobre esses personagens. O romance romântico fica caracterizado como uma trama ou uma subtrama a parte central da obra, o historicismo.
Assim sendo, torna-se fácil definir as obras que pertencem a essa categoria, pois o fator histórico é abrangente na trama. Mas para fazer a classificação podemos levar em consideração alguns pontos. O fato histórico deve ser o ponto de partida para a construção da ficção. Os personagens devem apresentar valores éticos e morais da época, ao passo que o autor deve procurar recuperar estruturas sociais, culturais, políticas e estilos referenciais ao passado. A narrativa é construída no tempo passado e as situações factuais devem ser legitimadas através de documentos e referências
A Garota Que Você Deixou Para Trás da escritora britânica JoJo Moyes tem boa parte da obra pertencente à essa categoria, pois tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, onde os personagens tem suas vidas modificadas por tal acontecimento. Os valores sociais da época também estão presentes e é certo afirmar quem sem o historicismo não haveria enredo. Mas é bom ressaltar que essa obra não é considerada do gênero completamente, pois foi combinada ao drama. O Tempo e O Vento de Érico Veríssimo é outro exemplo de romance histórico, pois o Terra-Cambará tem suas vidas e os costumes modificados pelos acontecimentos da guerra do Paraguai contra o Brasil.
◆══════════●|| [ Romance de Época ] ||●═══════════◆
O Romance de Época tem uma estrutura única. Não tem afinco com datas e nem faz referências à fatos históricos importantes. Muito menos se preocupa em mostrar como se comportava um povo em determinado momento, para questões além das factuais. Os livros desse gênero – em suma maioria – se destacam por aludirem a sociedade londrina no período vitoriano (de junho de 1837 a janeiro de 1901) valorizando a moda, etiqueta social, passeios comuns como jantares, festas, campos ou teatros.
Entretanto, muito embora a primeira vista pareçam obras frívolas, essas obras costuma destacar a o casamento por conveniência, as amantes, as diferenças entre as classes sociais – nobres versus plebeus -, mas principalmente a fragilidade feminina que espelha as diretrizes atuais. Os romances da autora estado-unidense Sarah MacLean por exemplo, costumam ter protagonistas firmes que estão além das convenções sociais.
É interessante perceber que muitas autoras de romances de época utilizam como pano de fundo um mesmo ambiente, de modo que atitudes de um personagem influenciam diretamente na vida de outros. MacLean, por exemplo, escreveu três séries quase que complementares. A série Os Números do Amor se passa dez anos antes de O Clube dos Canalhas (onde duas protagonistas aparecem como coadjuvantes na anterior). que por sua vez se passa um ano antes da série Escândalos e Canalhas, onde uma de suas coadjuvantes devem estar presentes em sua próxima série Barenuckle Bastards.
◆══════════●|| [ Romance Clássico ] ||●═══════════◆
A determinação de um romance como clássico é variável e subjetiva. Sua principal diferença entre os outros gêneros, tanto dos aqui citados como dos demais literatos, é sua capacidade de ser atemporal. Se o romance histórico é assim definido por se passar em uma época anterior a do autor, o romance clássico será aquele que ultrapassa as barreiras do tempo tornando-se atual apesar de sua data de nascimento. Romance clássicos costuma ser celebrados por acadêmicos, críticos e professores, que mesmo se não gostarem da obra em seu cerne principal, as entendem como leituras obrigatórias para qualquer pessoa que pretenda alguma seriedade em relação a literatura e a história que a envolve.
Por certo, não cabe ao crítico considerar um Clássico superior aos outros, apenas ressaltar qualquer tentativa de esquecê-lo pois esse romance será base para a construção de outros (que podem ou não serem considerados superiores).
Dando um exemplo pessoal de tal entendimento, posso afirmar de modo categórico que não encontrei-me na leitura de Orgulho e Preconceito de Jane Austen. Entretanto, não posso afirmar que tal livro deva ser ignorado pois sua mocinha, Elizabeth Bennet, tem uma personalidade facilmente encontrada como inspiração dentro de outros enredos. Dessa maneira, um romance clássico é um produto de seu próprio tempo e das críticas sociais que seus livros refletem entre a realidades usada para contrapôr um cenário social e político da sociedade de determinada época. Ou seja, a literatura clássica serve para ensinar aos leitores algo a respeito de seu próprio mundo.
◆══════════●
Espero que tenham gostado. Beijos.
Oi Jessica
Que bacana o seu post, achei bem esclarecedor. Eu particularmente fico meio perdida de vez em quando com esses gêneros literários, mas acho que consegui entender bem as diferenças dos gêneros que você apresentou. Obrigado.
Beijos!!
ABOBRINHA COM CHOCOLATE
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Nahh.
Muito obrigado.
Fico feliz em ler isto.
Beijos.
CurtirCurtir
Na faculdade aprendi uma outra definição pra romance histórico, aquele que têm personagens e elementos pautados em fatos históricos reais. Nesse sentido, os livros da Ana Miranda, por exemplo, são romances históricos. (Aliás, se você ainda não leu os livros dela, leia! São maravilhosos!)
Acho esse tipo de postagem super úteis, porque é bacana que as pessoas tenham esse conhecimento de forma simples. Parabéns pela iniciativa! 😉
Um beijo,
Fê
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Fernanda.
Os elementos também contam como romance histórico. Portanto que tenham impacto na vida do personagem.
Obg.
Beijos.
CurtirCurtir
Achei superlegal esse tipo de postagem. Acho que até quem já está no mundo literário há um pouco mais de tempo se enrola um pouco com tantos gêneros que existem por aí, fora os que estão surgindo. Esse post é super informativo. Bjks!
Mundinho da Hanna
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Hanna.
Obrigado. Beijos.
CurtirCurtir
Oi,tudo bem ?
Eu simplesmente amei esse post, pois a muitas divisões em um único gênero e as vezes não o conhecemos bem ou o confundimos como os tipos de romances citados a cima. Muito bom conhecer um pouco mais sobre, eu já me confundi por exemplo com: jovem adulto, hot, chick-lit e etc.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Jacque.
Obrigado..
Beijos.
CurtirCurtir
Oii!
Eu simplesmente amo esses seus posts! Sério! Adoro conhecer mais sobre o gênero e você faz tudo muito bem feito, parabéns!
Sou doida pra ler Orgulho e Preconceito, espero que esse ano finalmente consiga rs.
Beijos!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Helena.
Muito obrigada.
Beijos.
CurtirCurtir
Oi Jess,
Ameeei o post! Adoro conhecer mais um pouquinho sobre estes gêneros. Eu gosto muito de obras clássicas, como as de Jane Austen, justamente por retratar seu tempo e pontuar críticas sobre aquela sociedade. E acho Elizabeth uma mocinha corajosa, principalmente na hora de tomar decisões e bem a frente de seu tempo.
Adorei a parte que retrata sobre romances de época e históricos. Teve um post que fiz sobre isso também, e até hoje eu tenho uma dúvida: No caso essa separação de histórico e de época só se faz aqui no Brasil certo? Porque no Goodreads, por exemplo, este livro da Jojo Moyes como o da Julia Quinn se enquadram tanto em historical como em romance. Queria saber sua opinião sobre isso, talvez até mesmo em um post, porque é algo que gostaria de entender melhor, essa diferença de lá e aqui.
Bjokas lindona!
http://cronicasdeeloise.blogspot.com/
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Eloise.
Não somente no caso do Brasil, mas isso se deve a hibridização dos gêneros. Quando um gênero se enquadra em outras as vezes há essa dupla classificatória. Tem livros da Júlia que citam a batalha de Waterloo, por isso as vezes acontece tal classificação
Beijos.
CurtirCurtir
Oie!
Que legal saber mais sobre os tipos de romances. O que eu mais gosto com certeza são os Romances Históricos. Porque a gente sempre aprende sobre algum fato que não conhecíamos, e acho que sempre agregam demais esse tipo de leitura.
Bjão
Início de Conversa
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Janaína.
Sempre acabo gostando mais de romances de época. Os históricos prefiro para suspenses. Vá entender.
Beijos.
CurtirCurtir
Oieee, considero post assim de grande importância, porque mesmo já tendo muito tempo de leitora e me aventurando em vários gêneros, as vezes sinto dificuldade em classificá-los, então informações assim são sempre relevantes. Meu gênero favorito é o romance de época! ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
Amei o post! Normalmente tem uma certa confusão relacionada a esses gêneros, que apesar de “parecidos” em algumas coisas, não são iguais. Eu não sei qual gosto mais, porque é algo que depende do livro e da época em que leio, mas os livros que mais leio são de romance de época, não por achar eles melhores, mas por fluirem mais e serem ótimos contra ressaca literária.
P. S. Nem vou falar nada por você não se encontrar na leitura de Orgulho e Preconceito, que é um dos meus clássicos favoritos… rs.
Parabéns pelo post!
Bjo
~ Danii
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Danii. Muitas vezes varia mesmo de leitor para leitor.
Ps: por favor não me bata kk
Beijos.
CurtirCurtir
Oiie. O meu também. Obrigado.
CurtirCurtir
Eu sempre gosto dos posts dessa série!
Não sei escolher meu tipo de romance favorito, leio todos eles e acho que cada um tem pontos fortes e alguns não tão bons hahahaha
Orgulho e preconceito acredito que é um dos queridinhos da maioria dos leitores!
Osenhordoslivrosblog.wordpress.com
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Vivi.
Obrigado.
Eu sou estranha kkkkk
Beijos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi
gostei do poste, bem informativo, eu curto romance histórico, mas leio pouco, um desse gênero que super indico é a trilogia O século.
Adora romance de época, esse eu um gênero que comecei a gostar mais de uns dois anos pra cá e viciei.
http://momentocrivelli.blogspot.com
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Denise
Ahh obrigado.
Beijos.
CurtirCurtir
Oi, Jess!
Adorei sua explicação. Muita gente ainda confunde histórico com época.
Beijos
Balaio de Babados
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Lu.
É uma definição confusa mesmo.
Beijos.
CurtirCurtir
Oi, Jess!
Sou mais fã dos romances de época. É um gênero que demorei a me arriscar imaginando que a escrita seria pesada e uma narrativa diferente, mas por fim acabei me encantando com as obras do gênero!
xx Carol
https://caverna-literaria.blogspot.com/
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Carol
Também sou a maior fã.
Beijos.
CurtirCurtir
Oi Jéssica,
Eu sou apaixonada por todos os tipos de romance *———*
Adorei seu post, ficou tudo muito didático ainda com exemplos.
Parabéns!
beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Alessandra.
Obrigado.
Beijos.
CurtirCurtir
Olá!
Que post interessante. O romance de época com o histórico acabam se misturando as vezes, e as pessoas (eu me incluo nisso), não diferenciam um do outro. Adorei saber mais um pouco sobre o romance histórico principalmente. Acho que é o meu tipo de livro preferido.
Beijos
Our Constellations
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Ana.
Obrigado.
Beijos.
CurtirCurtir
Olá, Jessica.
Ótima postagem. Tem muita gente que ainda não sabe diferenciar romance histórico do de época. Acham que todos os de época são históricos. Quanto aos clássicos eu já vi muita gente falando que quem não lê não é um leitor verdadeiro, mas ninguém é obrigado a gostar de ler nada nessa vida e tem muitos clássicos ótimos e tem outros que são chatos demais.
Prefácio
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Sil.
Exatamente. Ler clássicos varia de cada um. Odeio quando as pessoas dizem isso.
Beijos.
CurtirCurtir
Sobre romances de época li A Garota Que Você Deixou Para Trás, da Jojo Moyes, não consegui ler Orgulho E Preconceito, da Jane Austen, e gostaria muito de ler, mas não deu, o livro da Lucinda Riley Uma Espiã No Meu Passado, digital não há, só impresso, só na Cultura, e com preço acima de oitenta reais a última vez que eu vi. Abraços.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oiie.
Nunca li nada da Lucinda. Mas vou procurar e espero gostar. Obrigado pela indicação.
Beijos.
CurtirCurtido por 1 pessoa