(Algo À Ver) Caixa de Pássaros – Susanne Bier

Quando foi anunciado que uma das minhas atrizes favoritas interpretaria o papel de protagonista em um dos meus livros favoritos, fiquei ansiosa para assistir a produção. Caixa de Pássaros, porém não se mostrou a altura do que esperava e muito embora seja uma boa diversão, não passa mais do que isso.

Título: Caixa de Pássaros | Título original: Bird Box|Diretor: Susanne Bier | Elenco:  Sandra Bullock, Sarah Paulson e John Malkovich| Distribuição: Netflix | Duração: 117m| Ano: 2018 | Avaliação: 🎬 🎬 🎬

0841660.jpg-c_215_290_x-f_jpg-q_x-xxyxxSINOPSE: Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Em um mundo pós-apocalíptico, Malorie e seus filhos precisam chegar em um refúgio para escapar de uma criatura aterrorizante. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. De olhos vendados para não serem afetados, a família segue o curso de um rio para chegar à segurança, mas a jornada se mostra ainda mais perigosa quando Malorie se defrontar com seus sentimentos mais obscuros.

Desde que foi lançado em 2017, é certo dizer que o livro Caixa de Pássaros se tornou um fenômeno mundial. Assim sendo, se tomarmos como o fato que o cinema atual é movimentado principalmente por adaptações seja de livros ou de quadrinhos, não é surpresa que a obra de Josh Malerman tenha chegado as telonas, ou nesse caso, as plataformas digitais pela Netflix. O lançamento original da produtora sob a direção de Susanne Bier, tem grandes proporções o que se espera de uma obra ambiciosa, mas de pouca ousadia.

bird-box-cinepop

Caixa de Pássaros tem uma proposta única, pouco vista no meio visual. A ideia do filme é causar uma sensação claustrofóbica no espectador, que deveria ficar amedrontado pelas criaturas que não pode ver. Dessa maneira, o grande erro de Bier na construção da película foi a simplicidade quase extremista usada na fotografia. E, eu diria, muito disso se deve a necessidade que a diretora parece ter em ser fiel ao livro, talvez por medo das críticas dos fãs da obra original.

A maior reclamação por leitor de adaptações realizadas frequentemente vêm ao se depararem com diferenças significantes entre filme e livro. Contudo, será mesmo que as duas coisas precisam ser idênticas? Caixa de Pássaros é a prova do mito que envolve essa afirmação.

Deve-se sempre lembrar que as duas plataformas são diferentes; enquanto o livro trabalha com diversas modularidades da mente, em que o leitor usa principalmente da imaginação para complementar as peças, o filme é visual deixando de lado essa característica em que o cérebro parece procurar uma resposta mais imediata. De modo que se Malerman tem “às cegas” como fonte principal em incitar o leitor, Bier não consegue o mesmo efeito com a película pela simplicidade excessiva que utiliza tanto na fotografia como na sonoplastia, não conseguindo passar as informações certas para o espectador.

sandra-bullock-em-bird-box-1540391199483_v2_615x300

Mas não podemos dizer que o filme em si é de todo ruim, ou que não tenha seus méritos. Se olharmos para o roteiro, a essência do medo está presente. Não somente pelas criaturas, mas de Malorie (Sandra Bullock) e sua incapacidade de se aproximar das pessoas. Falando em Bullock, a atriz experiente é a grande cartada da película. Conhecida principalmente pelos seus papeis na comédia, Bullock mostra porque é considerada uma das atrizes mais versáteis de sua geração. Dotada de uma expressão endurecida, até mesmo cética, Bullock demonstra com facilidade todos os momentos de Malorie, mesmo que está seja um grande clichê. Uma mulher que – com o extremo da situação – aprende a interagir e amar outra pessoa.

Caixa de Passáros é um filme despretensioso que agradará o público, mas que será esquecido com a mesma facilidade em que alcançar seu ápice. Um bom entretenimento e nada mais.

31 comentários em “(Algo À Ver) Caixa de Pássaros – Susanne Bier”

  1. Olá Jess, tudo bem? Olha, eu tenho que confessar que comprei o livro por causa da hype e empolgação que ele estava na época, com varios booktubers falando super bem dele e tals. Só que, eu tenho sérios problemas de não gostar dos livros, que estão muito na mídia mas, comprei ele porque estava na promoção e, não tive coragem de lê-lo aida. Agora que o filme foi lançado, estou com receio de assistir ao filme e ler o livro…kkk
    Beijos e Abraços Vivi
    https://resenhasdaviviane.blogspot.com.br

    Curtir

  2. Oi Jéssica!
    Compartilho da sua opinião sobre adaptações. Essa exigência por fidelidade só serve para estragar a experiência. Eu tento me desapegar disso quando vou assistir a alguma adaptação. Lógico que a gente acaba comparando, mas as mudanças, por mais drásticas que sejam, não costumam me incomodar. 🙂
    Quanto a Caixa de Pássaros, eu gostei! Confesso que não esperava muito, então acabei me surpreendendo positivamente. É uma boa fonte de diversão, no final das contas!
    Beijos!

    Mais Uma Página

    Curtido por 1 pessoa

  3. Sandra Bullock também é uma das minhas atrizes favoritas.
    Bem, como ainda não li o livro, não vou poder fazer a comparação entre ambos quando assistir, mas confesso que será meu passatempo desse final de semana. Estou mega ansiosa para assistir, bjus.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi, Jess! Quase li o livro esse ano diversas vezes, mas ficou só no quase mesmo hahaha. Maaas, assisti o filme e gostei bastante. E mesmo assim concordo com você: apesar de ter gostado, ele é bem “esquecível”. A parte mais legal do filme é a do carro, que realmente conseguiu passar certa agonia. Fora isso, o mais chocante foram as mortes brutais. Faltou mais ousadia pra passar essa sensação claustrofóbica e sair da simplicidade. Por ser um dos seus livros favoritos, imagino como você deve ter se decepcionado 😦 O filme me deixou novamente curiosa para conhecer o livro, então ainda não desisti de lê-lo hahaha. Adorei a crítica, beijos!

    http://abducaoliteraria.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  5. Jess vc é a primeira pessoa que vejo que tem críticas ao filme 😂 malvada!!!!
    Eu confesso que não li e nem assisti pq acho que não vou gostar, mas tem muuuuita gente dizendo pra eu pelo menos assistir, quem sabe qualquer hora dessas, mas por enquanto não me atrai

    Osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

  6. Oiee,
    Eu acredito que irei gostar do filme, justamente por não ter lido o livro. Creio que todo leito vai achar algo para criticar quando for adaptações cinematográficas, mas tenho lido boas críticas em relação ao filme, mesmo não tendo a fidelidade ao livro.
    Com certeza irei assistir.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Olá!
    Acho que o grande problema dessas adaptações são a expectativa…rsrs
    Se não fosse um sucesso literário, certamente, o filme seria mais bem sucedido. Senti isso no filme O Quarto de Jack também.
    Eu sou fã da Sandra desde o primeiro filme da atriz. É claro que irei assistir esse também, mas só depois de ler o livro.
    Bjs!
    gatitaecia.blogspot.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  8. Oi Jess, adorei a resenha. Ainda não assisti o filme pois pretendo ler o livro primeiro, mas já estou super animada para iniciar a leitura depois de ter acompanhado algumas resenhas. Os livros e suas adaptações…bom eu vejo como duas linguagens diferentes. Sei que quando somos fãs de algo queremos muitas vezes o mais fiel possível, mas também sei que, muitas vezes, os filmes precisam cortar algo ou modificar para desenvolver a história em um curto espaço de tempo, alguns diretores e produções fazem isso com louvor, outros nem tanto. Já estou curiosa para assistir Caixa de Pássaros, principalmente para assistir a talentosíssima Sandra Bullock atuando ❤ também sou apaixonada por ela 😀

    Bjokas!!! Adorei saber tua opinião!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  9. Oi, Jess!

    Olha, eu achei o filme muito bom, bem fiel ao livro inclusive. O que torna caixa de pássaros uma obra única é a aflição que transmite ao leitor por se ver tão impotente, sem poder abrir os olhos, assim como os personagens. Infelizmente isso é difícil de ser aplicado no filme, por isso ele não ganha tanto crédito quanto o livro, que já traz uma experiência bem mais impactante, mas ainda assim achei a adaptação muito boa. Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    Curtido por 1 pessoa

  10. Oi, Jess!
    Menina, esse plot me lembra muito um livro do King e por isso eu quero muito conferir a adaptação.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Natal Literário 2018: 5 kits, 10 ganhadores. Participe!

    Curtido por 1 pessoa

  11. Oie!
    Gostei muito da crítica. Quero muito ver o filme, mas ainda não li o livro então não sei quando irei poder vê-lo. De qualquer forma, adorei o tópico que você levantou ao questionar se o filme tem que ser obrigatoriamente fiel ao livro, o que na minha opinião tem que ter a essência e ser fiel, mas é impossível ser uma copia.
    Beijos

    Our Constellations

    Curtido por 1 pessoa

  12. Oie, eu ainda não vi o filme, nem li o livro, acredita? Está na minha lista há um tempão, mas não peguei no livro ainda. Bom… realmente eu me incomodo bastante quando o filme não é tão fiel ao livro, mas acho que poderia sim, ter um pouco mais de choque aos espectadores, do mesmo jeito que foi no livro… Como você mesma disse, no livro temos a liberdade da imaginação, no filme é aquilo que tá na tela e tem que convencer…
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    Curtido por 1 pessoa

  13. Olá, Jessica.
    Eu achei esse um dos piores livros que eu já li. Não aconteceu nada, não senti nada e ainda por cima não tem nenhuma explicação e o final é aberto. Mas pretendo ver o filme para ver se obtenho algumas respostas hehe.

    Prefácio

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário. Ele será sempre bem vindo e respondido. Caso tenha um blog, deixe o link que assim que der eu irei visitar ;-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.