(Resenha) Amada Imortal – Cate Tiernan – Livro 01

Ler Amada Imortal estava nos meus planos à anos por conta do título e da capa. E fico satisfeita de não ter lido a sinopse que não ajuda muito em revelar qual o verdadeiro propósito da história. Mas apesar de ser surpreendente, alguns pontos críticos me fizeram ter um pé atrás com os próximos livros da trilogia. Pois apesar da premissa muito interessante, o desenvolvimento não conseguiu esta à sua altura.

Título: Amada Imortal | Título original: Immortal Beloved| Série: Amada Imortal 01 | Autora: Cate Tiernan| Editora: Galera Record| Páginas: 280| Ano: 2012| Avaliação: ⭐ ⭐  | Encontre: SkoobSaraivaAmazon

 

amada-imortal-cair-das-trevas-inimigo-sombrio-cate-tiernan-D_NQ_NP_738211-MLB20510785078_122015-F.jpgSinopse: Primeiro livro da bem-sucedida trilogia, mistura fantasia sobre imortais a uma história moderna de uma jovem em busca de si mesma e de redenção. Questões de identidade e moralidade aparecem na trama, protagonizada pela imortal Nastasya. Nascida em 1551, acostumada a beber e sair para baladas cada vez mais loucas, ela perdeu o rumo. Suas conexões com outros imortais, interessados apenas em suas habilidades mágicas, a fazem partir em busca de um propósito. E o encontra em uma espécie de clínica de reabilitação para os de sua espécie, onde conhece um pouco mais sobre o próprio passado e cria importantes laços para o futuro.

A coisa boa de ser imortal é que não dá pra beber até morrer literalmente, como acontece com alguns universitários. A coisa ruim de ser imortal é que não dá pra beber até morrer literalmente, então você acorda na manhã seguinte, ou talvez dois dias depois, e sente tudo o que não precisaria sentir se tivesse tido a sorte de morrer.

Narrado em primeira pessoa, a escrita de Cate Tiernan é dotada de simplicidade. No princípio, há certa demora no desenvolvimento pois os capítulos iniciais são voltados a fuga de Nastasya. Somente depois da sexagésima página o enredo principal se desenvolve. Entretanto, Cate peca em dar mais notoriedade ao romance que ao enredo principal.

Na verdade, o romance assume o papel principal dentro do livro. Engraçado como esse é um problema comum a maioria dos autores, principalmente dentro do gênero sobrenatural. Não me entendam mal, eu gosto do romance. Mas quando ele é equilibrado com os outros viés da trama. Afinal, se fosse para ler romance por romance, eu procuraria um drama ou chick-lit. De modo que parte da minha decepção com o livro foi a perda de história e o favorecimento de casal, quando na verdade a vida de Nastasya e seus poderes imortais pediam maior destaque e elaboração.

O romance em si não chega a ser dos mais apaixonante. Mas talvez seja porque o livro se nortei pelo clichê do gênero gato e rato adicionado ao passado sombrio. De forma que o casal protagonista não me faz vibrar quando juntos, mas quando separados se tornam outros quinhentos. Cate construiu personalidades muito fortes que – literalmente – levaram anos para serem construídas.

Nastasya, apesar da idade, tem uma personalidade um tanto infantil mesmo tendo passado por muitas provações. Mas isso pode ser explicado pois a protagonista não criou responsabilidades ao se impedir de amar e ter relações com mortais. Rein, por outro lado, é dúbio e tem um passado pesado quando descobrimos. O que coloca um ponto fantástico sobre os moldes de sua personalidade em termos de quem ele é e o que pode se tornar. Mas (essa resenha é cheia de poréns infelizmente), a autora não consegue finalizar e dar continuidade a isso de maneira satisfatória, quebrando mais uma vez a narrativa. Pois o final pareceu jogado e as personalidades mudadas. Foi estranho perceber como tudo pareceu em vão, salvo algumas poucas coisas.

Amada Imortal foi um livro de mais baixos do que altos. A autora tinha uma grande história em mãos que foi mal desenvolvida a ponto de se tornar facilmente esquecível. Não me vejo lendo os próximos volumes da série num futuro próximo. Recomendo que a leitura seja feita sem expectativas para aqueles que desejam tirar suas próprias conclusões.

O principal nessa vida é não ser bom o tempo todo. É ser tão bom quanto se pode ser. Ninguém é faz a coisa certa o tempo todo. Não é assim que a vida é.

39 comentários em “(Resenha) Amada Imortal – Cate Tiernan – Livro 01”

  1. Oi dica, tudo bem ?

    Amei a sua resenha, super sincera e me fez bater palmas para você, afinal penso o mesmo. Muitos livros do gênero exploram mais romance do que o gênero suspense e sobre o lado clichê é complicado falar mesmo, pois tem livros clichês que conseguem nos deixar um sentimento satisfatório e outros que não chegam nem perto.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá Jess….
    Não conhecia o livro, mas confesso que amei a capa, porém quando terminei de ler a sua resenha toda a vontade ler passou.
    É muito ruim quando não a história não nos prende, criamos expectativas e depois não era aquelo que esperávamos.
    Amei a sua resenha e a sua sinceridade ♥
    Vou voltar aqui mais vezes 🙂

    ótima quarta
    bjo

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi Jéssica, que capa mais lindaa, ela é um pouco sombria para mim, mas lindaaa demais, amei.
    Quanto a resenha, quanto capricho nas palavras como sempre,que pena que a leitura não te cativou.
    Sempre compro livros pela sinopse, se ela não me cativa, não compro , no caso desse livro eu poderia comprar apenas pela capa, maas acho que não compraria, não sou fã desse tipo de história, esse eu passo, bjus e bom domingo.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi Jess adorei a resenha, gosto de tua sinceridade. Te entendo e também fico aborrecida quando o livro aborda um foco e parte para outro. Eu não sou muito fã de história sobrenatural com romance (apesar de curtir um bom romancinho), isso porque sempre que há uma abordagem sobrenatural eu acabo me focando nisso. Por exemplo gosto de histórias de vampiro e quando tem romance é bacana e tal, porém o que me chama mais atenção muitas vezes nem é o romance em si, mas sim a história do passado ou algum mistério do personagem. Já me deparei com histórias que me decepcionaram assim. Bem chato quando a história tinha tudo para dar certo e não rola.

    Espero que suas próximas leituras sejam melhores!!
    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    Curtido por 1 pessoa

  5. Olá!
    Essa capa e um arraso mesmo. Também compraria esse livro pelo título e pela capa…rs.
    Hoje é uma tendência a literatura sobrenatural pender mais para o romance do que para o terror. Acredito que são duas vertentes que encontram seu público. Eu também prefiro os livros que equilibram essas duas.
    Bjs!
    gatitaecia.blogspot.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  6. Oi Jess, tudo bem? Primeiramente, eu preciso dizer que as últimas sinopses dos livros que eu tenho lido estão péssimas! Para mim, a sinopse precisa ser atrativa, a ponto de chamar a minha atenção para ler o livro mas, estão deixando muito à desejar.

    Eu não sou uma leitora avida de fantasia porque, alguns livros que eu li quando adolescente eram “imaginativos” além do ponto para mim e sempre fico com um pé atrás quando o livro é fantasia com espíritos ou seres sobrenaturais principalmente, porque alguns autores costumam puxar para o lado romântico da história e não explicar muita coisa dos seres criados.

    Lendo a sua resenha, percebi que eu não teria paciência para terminar a leitura desse livro, minha cota de personagens mimadas e irresponsáveis estourou ano passado..rs! Mesmo assim, gostei muito da sua resenha e da maneira como explicou os fatos para nós leitores.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    Curtido por 1 pessoa

  7. Oi, Jess!
    Eu ainda não conhecia esse livro. Gostei da premissa, levando em consideração o quanto eu amo fantasia hahaha. Mas ao mesmo tempo fico triste pela história não se sustentar nela e focar no romance. Eu também adoro romances e concordo com o que você disse – ele é bom, desde que se equilibre com os demais elementos da trama, que as vezes clamam por destaque. Se assim não for, ele precisa no mínimo ser arrebatador, e parece que também não é esse o caso kkkkkk. Adorei a resenha sincera. Beijos!

    http://abducaoliteraria.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  8. Oi Jess, tudo bem? Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro, e confesso que acabo ficando um pouco com pé atrás nesses livros sobrenaturais porque provavelmente eles vão puxar mais o romance. Achei a capa bonita, e provavelmente pegaria por causa dela sem nem ler a sinopse porque ultimamente ando fazendo isso, rs. Foi uma resenha muito boa, com apontamentos sobre o que foi bom e o que não te agradou, gostei muito. 😉

    Curtido por 1 pessoa

  9. Oie, Jess!
    Eu evito bastante de ler sinopses e esse livro, eu lembro na época, que fiquei apaixonada pela capa e o título também chamou minha atenção, eu comprei esse e o segundo. Mas, não consegui levar adiante a leitura, me decepcionou e eu acabei abandonando.
    Sua resenha descreveu boa parte dos meus sentimentos até onde eu consegui ir com a leitura. Acabei passando para frente os dois. Uma pena.

    bjs

    Curtido por 1 pessoa

  10. Oi, Jess!
    Realmente tem muito livro sobrenatural que o romance toma conta e o autor se esquece de desenvolver outros plots…
    Eu nunca tive interesse em ler essa trilogia e creio que agora mesmo que não o farei.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra a um exemplar autografado de O que eu tô fazendo da minha vida
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. São quatro kits; um para cada ganhador

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário. Ele será sempre bem vindo e respondido. Caso tenha um blog, deixe o link que assim que der eu irei visitar ;-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.