(Resenha) Antes de Casar – Bárbara Machado

Ler livros do gênero Chick-Lit nunca foi exatamente o meu forte. Não que eu não goste dos livros do gênero, mas sempre tenho a sensação de mais do mesmo da qual não consigo me livrar e acabo me decepcionando um pouco. Contudo, ao ler Antes de Casar da Bárbara Machado (convencidíssima pela Vivi do O Senhor dos Livros) fiquei apaixonada pela leitura justamente pela autora ir por um caminho que jamais imaginaria.

Título: Antes de Casar | Autor: Bárbara Machado| Publicação Independente | Páginas: 292| Ano: 2016 | Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐| Encontre: SkoobSite da Autora

aea07539b7Sinopse: Catarina era uma jovem mulher que tinha tudo planejado: o casamento perfeito, o homem ideal, finalmente a vida adulta e independente que tanto almejava. Até que, de um dia para o outro, tudo muda: o casamento não passa de um sonho, o príncipe vira sapo e a brutalidade da vida adulta se mostra bem diante de seus olhos. De volta ao mundo dos solteiros, Catarina se redescobre como indivíduo e percebe que, a não ser que se torne tão desapegada quanto os homens que passam por sua vida, seu coração continuará sendo partido. Mas será que suas aventuras entre mesas de bar e festas agitadas podem substituir o antigo sonho de um final feliz? Entre altos e baixos que fazem parte da transição da juventude para a vida adulta, Catarina vai aprender que o amor não é bem como ela imaginava

Eu reconheci, na marra, a importância da autoestima e da dignidade. Finalmente compreendi que a minha felicidade não poderia jamais depender de outra pessoa.

Com uma narrativa leve e dotada de profundas reflexões, Bárbara Machado conduz um livro com bastante humor sem jamais perder a verossimilhança com o mundo em que vivemos. Acredito que esse tenha sido um dos meus pontos favoritos na obra, pois a autora se preocupou em dar o tom de realidade ao livro que instantaneamente aproxima-nos da protagonista. Além disto, a ambientação do livro na cidade de Vitória no Espírito Santo dá um charme a mais a história, não só de reconhecimento por se passar em nosso país, mas pelo status cidade do interior que poucas vezes vejo na literatura brasileira contemporânea.

Mas o que mais me deixou encantada pelo livro de Machado, foi a protagonista Catarina. por diversos motivos que vão desde a construção da personagem até os ensinamentos que ela vai acumulando ao longo da história. De primeira, é interessante notar como esta não se prende a esteriótipos, que na verdade não dão as caras no livro. Simpática e bem-humorada, Catarina é fã de Harry Potter, O Senhor dos Anéis e tantas outras séries que fazem a cabeça do mundo geek. Mas isso não significa que Catarina seja tímida – espírito comum as mocinhas que apresentam tais gostos – mas justamente ao contrário. Espontânea, ama sair com os amigos e ir aos bares de sua cidade. O que imprime na personagem um tipo de personalidade diferente e fascinante.

37419057_2077458305638069_2488810931010666496_nDentre todos os ensinamentos que Antes de Casar tem a oferecer, o mais importante e o mais relevante para em nossa atualidade. é o papel da mulher dentro de um relacionamento, mas principalmente para consigo. Catarina antes era dependente do namorado, a ponto de mudar aspectos de sua personalidade para agrada-lo. A grande sacada do livro, se dá quando Cat começa a perceber que um homem não pode ser mais importante que ela e que se alguém for amá-la deve ser como ela é. Esse tipo de perspectiva – principalmente para mim que tenho as relações de poder no namoro como um dos meus objetos de estudo – é essencial como respirar. Catarina aprende o que todas as mulheres deveriam saber, que nenhum homem nem ninguém devem ser mais importantes que nós mesmos.

Abrasador e de certo modo imprevisível – sério, eu praticamente não adivinhei nada do que estava por vir – Antes de Casar é uma leitura necessária a todas as pessoas independente do sexo. Um livro que nos mostra que nos amar antes de amar os outros e tê-los como pontes de felicidade mas não objeto único desta, é o caminho mais certo para o alcance da plenitude e da felicidade.

22 Respostas para “(Resenha) Antes de Casar – Bárbara Machado

  1. Que resenha incrível, Jéssica! Inteligente e delicada. Obrigada pela dedicação e o carinho em nossa parceria. Fico encantada que tenha gostado de Antes de Casar e visto uma mensagem tão positiva no meu livro! S2

    Ps.: eu nem considero Antes de Casar chick lit! haha 😉

    Curtir

  2. Pingback: (Tag) E(leitores) | Fantástica Ficção·

  3. Olá Jess, tudo bem? Eu tenho um relacionamento instável com chick list porque, quando eu era jovem fazia leitura desse gênero com muita frequência porque, eram os mais acessíveis financeiramente para mim.

    Eu não conheço a escrita da Barbara mas, pela sua resenha eu gostei muito da história que ela escreveu, as jovens de hoje precisam entender que podem viver suas vidas adultas, sem necessariamente ter um marido e quando casaram qual é o seu papel dentro do relacionamento, além de amar ao marido, precisam amar a si própria alto estima tem que ser prioridade na nossa vida.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi Jessica, eu gosto desse gênero, inclusive fiz inscrição para parceria, desse livro, mas não passei kkk. Menina parece ser um livro divertidíssimo. Que bom que você gostou, também gostei dos temas abordados e dessa baita pitada de humor.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Oi Jess! Compartilho do seu sentimento. Não sou a maior fã do gênero, mas gosto dele. Porém, ultimamente só me decepcionei com as minhas escolhas. Geralmente o começo é muito bom e depois a história começa a decair. Eu acho a capa desse livro super fofinha e já estava de olho nele faz um tempo. Estou muito feliz e aliviada por saber que você gostou dessa história, que ela aborda assuntos importantes e que se enquadram no momento atual em que nós mulheres vivemos, de autossuficiência. Com toda certeza vou olhar para esse livro de forma diferente agora, e quem sabe, encaixá-lo entre as minhas leituras em algum momento. Adorei a resenha, beijos.

    http://abducaoliteraria.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  6. Ei, Jess!

    Eu amo chick-lit, amo meesmo, não sei como você não é tão fã haha Enfim, não li nenhum que se passasse no Brasil, esse já ganhou meu coração aí. Outro ponto que me chamou atenção foi o crescimento da personagem, principalmente nessa questão do machismo, a quem ela precisou não ser quem realmente é para agradar homens. Quero muito ver isso daí 🙂

    Beijos!
    http://www.365coresdouniverso.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  7. Ahhhhh Tô tãooooo feliz que vc leu e gostou tb! Ou melhor, a amou né!
    A Cat é uma das melhores personagens que já li, ela vai de 8 a 80 e vc acaba se identificando com muitas características dela ou das amigas, personagens incríveis tb!
    Enfim, sou fã da Barbs pra sempre!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário. Ele será sempre bem vindo e respondido. Caso tenha um blog, deixe o link que assim que der eu irei visitar ;-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.