( Resenha ) P. S. Ainda Amo Você – Jenny Han – Livro 02

A inesquecível Lara Jean está de volta em mais um romance fofíssimo sobre amadurecimento ao qual deverá lutar contra as próprias inseguranças.

Título: P. S. Ainda Amo Você | Título original: P.S. I Still Love You | Série: Para Todos Os Garotos Que Já Amei #02 | Autora: Jenny Han | Editora: Intrínseca | Páginas: 204Ano: 2016 | Avaliação: ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ | Encontre: Amazon| Saraiva

transferir (1)Sinopse: Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito movimentada, pelo menos na cabeça dela. Para cada garoto por quem se apaixonou e desapaixonou platonicamente, ela escreveu uma bela carta de despedida. Cartas muito dela, muito pessoais, que de repente e sem explicação foram parar nas mãos dos destinatários. Em “Para todos os garotos que já amei”, Lara Jean não fazia ideia de como sair dessa enrascada, muito menos sabia que o namoro de mentirinha com Peter Kavinsky, inventado apenas para fugir do total constrangimento, se transformaria em algo mais. Agora, em “P.S.: Ainda amo você”, Lara Jean tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam. Uma história delicada e comovente que vai mostrar que se apaixonar é a parte fácil: emocionante mesmo é o que vem depois

“Eu posso ver agora que é as pequenas coisas, pequenos esforços, que mantêm um relacionamento. E agora eu sei também que, de alguma medida que eu tenho o poder de machucá-lo e também o poder de torná-lo melhor. Esta descoberta me deixa com um inquietante, estranho tipo de sentimento em meu peito, por razões que não posso explicar.”

É impressionante como Jenny Han consegue transmitir verdades sobre a vida como ela é. Eu amo seus livros e com certeza quero ler bem mais da autora nos próximos anos. Ela consegue resgatar em mim os sentimentos da minha adolescência, pois por ser uma garota comum, nunca me considerei exatamente bonita e sempre tive alguns probleminhas de insegurança que já superei (amém!). Por isso, ao me deparar com P. S. Ainda Amo Você fiquei surpresa ao me identificar tanto com Lara Jean. Se antes eu já gostava e muito da protagonista da série iniciada em Para Todos Os Garotos Que Já Amei, agora eu a percebo como uma verdadeira amiga ao qual eu poderia trocar inúmeras confidências.

Você não pode estar ligado a alguém, não realmente, com segredos entre vocês.

Narrado em primeira pessoa, meu único problema com este livro foi a demora dos acontecimentos. Eu senti falta de mais mobilidade na narrativa pois ela parecia estática e consequentemente bastante lenta. Por outro lado, isso abriu espaço para as reflexões de Lara Jean acerca do que daquilo que estava acontecendo. É claro que isso ajudou a aproximação com a protagonista, mas também deixou a leitura morna e muitas vezes me vi tentada a abandonar o livro. Mas é obviamente não abandonei, e consequentemente gostei muito da leitura.

“Como globos de neve, você agita eles para cima, e por um momento tudo está de cabeça para baixo e brilho em todos os lugares e é apenas como mágica, mas, em seguida, tudo se instala e vai voltar para onde ele deveria estar. As coisas têm uma maneira de se acomodar.”

O que eu mais gosto nos livros de Jenny Han, principalmente essa série em questão é a forma com o qual a autora consegue assumir o papel de adolescente e nos transportar para as indecisões daquela época. Através de Lara Jean, não somente os conflitos do primeiro amor (aquele friozinho na barriga) são questionados, mas também a maneira com o qual nos relacionamos com o mundo.

De modo sútil, ao entendermos Lara Jean também caminhamos ao encontro de nós mesmos e as nossas convicções. Lara Jean é doce e inocente, mas não realmente ingênua. Ela percebe as coisas, apenas não sabe lidar com elas, de modo que Han não somente nos mostra descobertas, como nos coloca diante de situações. O que é magnifico já que aqui entram também o segredo do sucesso de suas obras: dar a todos (meninos, meninas, homens, mulheres, idosos e crianças) alguém com quem se identificar e quem sabe não se sentir tão sozinho em relação aos experiências do presente, do futuro e do passado.

“As pessoas entram e saem de sua vida. Por um tempo eles são o seu mundo; eles são
tudo. E então um dia eles não são. Não há como dizer quanto tempo você vai tê-los por perto. É as despedidas que são difíceis.”

Apesar da inclusão de um triângulo amoroso (mais um!) e de algumas atitudes questionáveis dos personagens, mais uma vez Jenny Han conseguiu escrever um livro que demonstra sua capacidade de alentar o leitor. P. S. Ainda Amo Você é uma história linda que eu super indico a todos aqueles que querem revisitar o passado, mas principalmente encontrar alguém que não julgue e compreenda perfeitamente a pessoa que você foi, é ou poderá ser.

Anúncios

26 comentários em “( Resenha ) P. S. Ainda Amo Você – Jenny Han – Livro 02”

  1. Oi Jess, tudo bem?
    Amei esse livro, li numa sentada ❤
    Eu amei demais o John, especialmente porque achei o Peter muito vacilão nesse volume. Mas, no fim das contas, fico feliz que a Lara Jean e o Peter tenham conseguido se acertar. 😀 São muito fofos juntos (apesar, repito, dos vacilos do Peter HAHAHA!).
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi, tudo bem ?

    Nossa uma resenha melhor que a outra, estava curiosa sobre esse livro e encontrar essa resenha foi uma boa surpresa. O primeiro livro vai virar série na Netflix e quero ler o segundo até lá, tenho mesmo que organizar minhas leituras. Pelo que vi do seu ponto de vista a série parece não perder o jeito e continuar com uma boa proposta, então é uma ótima dica de leitura.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Ei, Jess! Tudo bem?

    Eu queria muito começar a ler as histórias antes do filme sair, mas acabou que enrolei bastante e fui perdendo a vontade de ler. Quando vi que você tinha resenhado o segundo livro, fiquei muito empolgada, porque achei que fosse me acender uma chama, mas só de pensar em um romance adolescente com um triângulo amoro meu coração já murcha.

    Beijos!
    http://www.365coresdouniverso.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  4. já falei como admiro vc por conseguir falar de sequencias sem spoiler?? hahaha eu nunca consigo, o que é legal quando outras pessoas que leram podem ler sua resenha, vcs conversam melhor, mas atrapalha quando a pessoa não leu o livro, como nesse caso, eu ainda não li essa série.
    MAs quero tanto!! Prometo ler em breve, assim papeamos mais sobre esses detalhes de lara!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

  5. Aaaah como eu amo esse livro, amei tua resenha e concordo contigo, a autora sabe nos conduzir a nossa época de adolescente. Me vi muito também na Lara Jean e me diverti muito com seus livros. Ainda falta ler o último, mas to pensando seriamente em reler os dois primeiros antes de finalmente finalizar, principalmente porque o filme já sai agora em agosto. Estou super animada, também pretendo ler mais obras da autora.

    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    Curtido por 1 pessoa

  6. Oi Jess! Confesso que estou muito indecisa quanto a ler essa história ou não. Até pouco tempo, ela não tinha despertado o meu interesse, mas isso mudou quando eu vi o trailer. Achei tão fofo e divertido que cheguei a cogitar ler a trilogia antes de assistir o filme. Agora você vem com essa resenha super aquecedora, que me fez ficar com ainda mais vontade de conhecer a história da Lara Jean. Eu gosto muito dessas histórias que tem o poder de nos transportar para a adolescência, nos fazer lembrar dos problemas de lá, ou trabalhar alguma insegurança que sobrou dessa época. Enfim… Estou me sentindo realmente tentada, rs. Adorei a resenha, beijos ❤

    http://www.abducaoliteraria.com.br

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário. Ele será sempre bem vindo e respondido. Caso tenha um blog, deixe o link que assim que der eu irei visitar ;-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.