Assistir filmes que retratam períodos históricos marcantes quase sempre me demonstra certo comodismo pela falta da busca de sair do esteriótipo das cargas dramáticas. Filmes como estes chegam aos montes e logo são esquecidos seja pela falta de talento dos diretores e roteiristas seja pela simploriedade das atuações. A questão que alcança barreiras e ultrapassa o esquecimento para o cinema e para qualquer história nunca foram os sobreviventes, mas sim os guerreiros incapazes de abaixar a cabeça. Por esse motivo, é certo afirmar que Estrelas Além do Tempo é um filme que consegue se tornar maior do que uma mera crítica pois não somente a realiza, como cria pontes para que nós como pessoas, independente do sexo ou cor, possamos ter a coragem de lutar por aquilo que queremos e acreditamos.
Titulo: Estrelas Além do Tempo
Titulo Original: Hidden Figures
Diretor: Theodore Melfi
Elenco: Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe
Distribuição: Fox Filme do Brasil
Duração: 167m
Ano: 2017
Avaliação: 🎬 🎬 🎬 🎬 🎬
Sra. Mitchel: Sabe Dorothy… ao contrário do que possa pensar eu não tenho nada contra vocês.
Dorothy: Eu sei… que você provavelmente acredita nisto.
Ambientados nos anos 1961, Estrelas Além do Tempo baseado no livro homônimo de Margot Lee Shetterly, e narra a história de três mulheres brilhantes que trabalharam na NASA durante o período da Guerra Fria e a corrida espacial. Em termos narrativos, a produção realizada por Melfi é excelente e consegue transmitir os aspectos principais da trama. A fotografia aliada a trilha sonora, que mesmo em silêncio consegue transmitir grandes emoções, transformam a simplicidade de cores e efeitos em algo extraordinário. Chega ser até estranho perceber como tão poucos efeitos ainda conseguem se sobressair a um mundo cinematográfico dominado por explosões e magia sobre-humana. Mas com sua simplicidade carismática e som impecável, o filme se manisfesta para dar destaque ao principal normalmente esquecido pelas grandes produções: a história.
Apesar do claro foco em Katherine Goble (Henson) e sua luta para ser reconhecida em um terrenos de homens brancos (no sentido mais pejorativo da expressão), o filme é feliz em conciliar a história de três mulheres em sua grande trajetória pelo destaque naquilo que são naturalmente boas e capazes. Mary (Monaé) quer se tornar engenheira mas para isso precisa estudar em uma escola apenas para brancos. Já Dorothy (Spencer) deseja apenas ser afirmada no cargo que já trabalha, pois mesmo fazendo o ofício de um supervisor o departamento não consegue perceber isso e nem acreditar no potencial da mulher. Mesmo seguindo uma linha de raciocínio óbvia que converge para maneira mais correta de contar determinada história, Melfi ao não introduzir nada realmente novo no filme deixa a cargo de suas três protagonistas a leva do filme à algo mais. Com atuações impecáveis, a força e a inteligência dessas três mulheres é mostrada para que os espectadores absorvam não somente as críticas como a coragem que elas apresentam.
O grande trunfo do filme são as atuações que por todo o elenco arrecadaram momento inesquecíveis. Taraji P. Henson é extraordinária em criar uma personagem forte ao mesmo tempo que precisa se submeter aos desmandos da sociedade. De forma nem um pouco caricata de piedismos ou arrogância, Henson demonstra uma Katherine forte e precisa com trejeitos que expressam sua coragem em todos os lugares. Janelle Monaé foi uma grande surpresa para mim, pois mesmo nunca tendo atuado antes (a mulher fez nome como cantora) apresentou um bom domínio de suas emoções ao dar vida a Mary. Já Octavia Spencer que é uma das minhas queridinhas desde seu papel como Minnie em Histórias Cruzadas, mais uma vez conseguiu ser resplandecente. De todas as personagens, Dorothy foi sem dúvida a minha favorita e muito se deve a atuação de Spencer e seu olhar penetrante que conseguiu ultrapassar a quarta parece e tocar meu coração.
Além das três protagonistas, Kevin Costner e Kristen Dunst merecem destaque por seus papeis, principalmente nossa eterna Mary Jane. Antes, já havia tido contato com Costner personificando homens de terno, inteligentes e impactantes, mas perceber Kristen usar a máscara de dureza e preconceito da sra. Mitchel foi bastante interessante, pois mesmo tendo consciência do seu potencial como atriz, nada que tenha feito antes demonstrou isso. Posso dizer que Dunst conseguiu se sobressair encontrando uma ponte para mostrar que pode ser muito mais que uma mocinha indefesa.
Estrelas Alem do Tempo é uma obra emocionante sobre força, luta e feminismo. Não digo que é o melhor filme com tema central sobre racismo que eu assisto, mas sim que é um filme que não deve ser ignorado. Com um bom roteiro e atuações excepcionais, essa obra nos leva a refletir quais são os maiores desafios de nossa vida e o quanto nos estamos dispostos a arriscar para enfrentá-los.
Eu me devo assistir esse filme Jess! Fiquei encantada desde o trailer e ainda não pude ver…
Mas me animei ainda mais em saber que gostou tanto! Na verdade minha expectativa está bem próxima as suas impressões, então acho que vou mesmo amar!
osenhordoslivrosblog.wordpress.com
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Vivi. E eu espero que você ame mesmo. É um filme incrível. Beijos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oiee, amei a dica! Estava em meus planos ler primeiro ao livro e depois assistir ao filme, mas acredito que irei reverter a ordem! kkkkkkk porque estou protelando a tempos essa leitura.
Parabéns pelo post, ficou maravilhoso.
CurtirCurtir
Oii Gaby. Meu plano também era esse, mas me enrolei toda kkk Obrigado. Beijos.
CurtirCurtir
Oi Jess,
Adorei o post!!! ❤ Filme com ótimas atuações e uma excelente história me ganha muito mais do que efeitos especiais 😀 Também amo Octavia Spencer, essa mulher arrasa. Necessito assistir :3
Bjokas da Elo!<3
http://cronicasdeeloise.blogspot.com/
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Elo.
Espero que goste.
Eu ache a obra fantástica.
Beijos.
CurtirCurtir
Oi Jess, tudo bem? Faz um tempinho que eu assistir esse filme e lembro que gostei muito dele, principalmente, porque o preconceito continua o mesmo, acontece que algumas pessoas conseguem fingir que ele não existe.
Amei a sua indicação e a maneira como escreveu o texto, tudo ficou incrível parabéns.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Viviane.
Obrigado. Esse filme me marcou muito.
Beijos.
CurtirCurtir
Oi Jess! Que time nesse filme, ein? Spencer também é minha queridinha desde Histórias Cruzadas, um dos meus filmes favoritos da vida. ❤ Eu preciso assistir Estrelas além do tempo! Além de toda a proposta do filme me atrair, ele parece ser essencial e jamais deverá ser esquecido. Adorei a resenha, beijos.
http://abducaoliteraria.com.br
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Gisele.
É um filmaço. Acredite.
Beijos.
CurtirCurtir
Oii Jess!! Só ouço elogios a esse filme! Adoro personagens femininas fortes e marcantes. O enredo pareceu-me bem construído e espero em breve poder vê-lo.
Beeijos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Faby. O enredo é super bem construído. Espero que goste. Beijos
CurtirCurtir
Oi, Jess!
Menina, é uma vergonha pra mim ainda não ter visto esse filme. Eu só fico enrolando e enrolando. Quero ver se faço isso nesse final de semana.
Beijos
Balaio de Babados
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Luh
É um filme excelente.
Beijos.
CurtirCurtir
Oi Jessica,
Eu amo esse filme! Acho muito emocionante e reflexivo… Aquela parte do banheiro, que elas não podiam usar o mesmo que os outros… Nossa, me marcou demais.
Beijos
https://estante-da-ale.blogspot.com
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Alessandra
É exatamente isso. Me marcou muito também.
Beijos.
CurtirCurtir
Oi, Jess!
Eu amei esse filme. Achei muito bem feito e vai dando uma raiva ver pelo que elas passam, né? Deve ter sido uma época tão complicada e mesmo assim vemos mulheres fortes e maravilhosas lutando pelos seus direitos ❤
Beijinhos,
Galáxia dos Desejos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Mari
É realmente um filme inspirador. Eu estou apaixonada por ele.
Beijos.
CurtirCurtir
Oi Jessica, eu adoro esse filme! As protagonistas são ótimas, tem um retrato muito bom da época, uma ótima reflexão e a história delas é excelente!! Que bom que vc gostou tb!
Bjs, Mi
O que tem na nossa estante
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Mih. Eu amei. Achei fantástica a história. Beijos.
CurtirCurtir
Ahhh, esse filme! ❤
CurtirCurtir
Lindo *.*
CurtirCurtido por 1 pessoa
O filme é bom, mas o livro, acho, consegue ser melhor. 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sério? Ainda não li o livro. Vou correndo fazer isso. Beijos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nossa, esse filme é genial. Katherine é sem dúvida a mais conhecida das três, mas é muito bom ver grandes mulheres como essas ganharem as telonas e chegarem a concorrer ao oscar. Amo esse filme.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim, maravilhoso. Ainda mais pela força que elas tem. Beijos.
CurtirCurtido por 1 pessoa