( Lista ) As 05 Mães Mais Fortes da Literatura.

Oii amores, na lista do mês passado pedi aos senhores e senhoras que me mandassem sugestões (continua em aberto, viu?). Respondendo ao apelo, a Gisele (Abdução Literária) recomendou fazer uma lista especial para a data do dia das mães. Pensando nisso, eu e a Keth (Parabatai Books) em mais um post de parceria vamos listar as cinco mais fortes da literatura na nossa nada humilde opnião. Espero que vocês gostem, tendo meus votos para que vocês tenham o melhor dia possível com suas mães neste domingo.

como eu era antes de voce1. Camilla TraynorComo Eu Era Antes de Você – JoJo Moyes.

Camilla Traynor é minha personagem favorita dos livros de Moyes. Com toda certeza do mundo, a mulher é uma força da natureza. Ela lida com decisões que são extenuantes para qualquer mãe pois são fundadas em lutar pela vida do filho quando este já desistiu de fazer isto. Se teve algo nesta obra que me deixou em pedaços foi o de sentir toda dor de Camilla, que conseguiu estilhaçar sem dó nem piedade meu pobre coração.

a guerra dos tronos2. Catelyn Stark – A Guerra dos Tronos – George Martin.

Que George R. R. Martin escreveu um livro grandioso todos sabemos. Parte de sua grandiosidade vem do fato que ele construiu personagens que se tornaram inesquecíveis pelo simples fato de terem palavras transcendentes à realidade. Catelyn Stark é uma de minhas favoritas pois, apesar dos grandes infortúnios que lhe acometem com o passar da narrativa, a mulher sempre faz das tripas coração para manter a família unida e seus filhos a salvo. Em meio a tantos contextos que Martin coloca em seus livros, a força das mulheres é um deles, tanto em relação à seus desejos pessoais quanto em relação a honra e a luta pela família. Catelyn é a personagem que representa muito bem este último.

mestre das chamas3. Harper Grayson Mestre das Chamas – Joe Hill

Um dos melhores livros que li ano passado foi Mestre das Chamas. Um dos motivos para isso foi com certeza a força da personagem principal que estava sempre disposta a proteger seu filho que nem mesmo havia nascido. Harper pensou nos seus cuidados mesmo se viesse à morrer, além de cuidar também de meninos que não eram seus. Sua força, sua luta contra todos que queriam lhe fazer mal (inclusive o marido que a havia abandonado) foi o ponto mais forte do livro com toda certeza. Harper engrandeceu a leitura mostrando o lado nem um pouco frágil e totalmente lutador de toda mulher.

um perfeito cavalheiro4. Violet BridgertonOs Bridgertons (Julia Quinn)

Criar filhos é uma tarefa bastante complicada. Criar oito filhos, é quase inacreditável de tão difícil. E fazê-lo sozinho em uma época onde um marido era o homem e quem sabe o maior alicerce da família, faz de Violet Bridgerton uma das mulheres mais sensacionais da literatura não somente como mãe, mas principalmente como pessoa. Violet, apesar de quase não aparecer durante as obras, digo, como uma personagem além do corriqueiro, em suas poucas passagens se mostrou uma mãe compreensiva capaz de tudo para proteger sua ninhada de filhos, principalmente durante a terceira obra onde aceitou a paixão de seu filho por uma moça que não fazia parte a aristocracia. Sou terrivelmente apaixonada por ela.

a resposta5. Aibileen ClarkA Resposta (Kathryn Stockett)

De todas as mães que escolhi para entrar nesse post, Aibileen é a única que não esta diretamente relacionada a um filho de sangue. O filho verdadeiro de Aibileen, digamos assim, morreu tempos antes do ponto de onde a narrativa começa, mas ela ganha a vida como babá em um mundo onde as mulheres só se preocupam com estar nos eventos da sociedade. Desse modo, Aibileen ganha a força de uma mãe ao criar os filhos de outras pessoas ensinando à eles valores e modos que os fazem crescer e se tornar pessoas melhores. O motivo pelo qual escolhi essa babá é o fato de existirem tantas como ela na vida real: madrastas, babás, avós, tias, irmãs. Mulheres que cumprem o papel de educar. Ser mãe, não é quem coloca no mundo. Ser mãe é quem educa e cria uma criança para que esta possa viver plenamente no mundo.

◣◥◣◥◤◢◤◢◣◥◣◥◤◢◤◢◣◥◣◥◤◢◤◢◣◥

Relações familiares de qualquer tipo são sempre pontos que me marcam bastante. De todos os livros que eu tenho em lista de favoritados, em suma maioria existe uma quantidade expressiva de toques familiares. Não consigo definir o motivo com todas as letras, mas acredito que muito se deve a verdade que eles envolvem. Seja de uma forma positiva ou negativa, quase toda família tem seus problemas e seus desejos. Eu me vejo como parte de cada família quando são abordada porque uma parte de mim está ligada aqueles que me amam mesmo quando estou lendo. Assim, se torna uma leitura tão profunda, tão plena, que sou levada à um mar de emoções e desatinos.

Eu sempre vou recomendar leituras que marcam, mas é difícil definir quais são as leituras que vão te marcar, já que não possuímos as mesmas experiências. Contudo, livros que apresentam relações de família seja por laços de sangue ou não, sempre serão edificantes. Por isso sempre leiam, e deixem que seu coração seja tocado por todos personagens que de uma maneira ou de outra vão reconstruir sua visão sobre o mundo.

Neste dia das mães, te desejo um dia repleto de felicidade. Que todas suas dores sejam esquecidas, que todos seus amores se tornem ainda maiores. Meus votos são pela harmonia familiar para você que tem todos os tipos de mães e pai-mães que fazem de toda sua família tão forte e especial. Um beijooooo!

Anúncios

20 comentários em “( Lista ) As 05 Mães Mais Fortes da Literatura.”

  1. Oi, tudo bem?

    Amei esse post, um exemplo de mãe melhor que a outra. O único que eu não tinha ouvido falar dos livros citados foi: Mestre das Chamas – Joe Hill, que parece ser muito bom também. Com certeza um post lindo e com boas dicas de leituras, arrasou !

    Curtido por 1 pessoa

  2. Jess, que post LINDO! Adorei suas escolhas, da lista eu conheço a mãe do Will, Catelyn e Violet, os outros dois já anotei para confeir. Concordo com você, as poucas aparições de Violet Bridgerton foram carregadas de amor e de palavras que me tocaram. E mais uma vez concordo com você, livros que possuem relações familiares em suas tramas nos envolvem ainda mais, eu fico particularmente muito emocionada, independentemente de ser uma família bem estruturada ou não, acredito que leituras assim apresentam uma profundidade e relação com nossa realidade. Amei demais o seu post!

    Dê feliz dia das mães a sua mãe por mim!E diga também que ela tem uma filha muito iluminada que escreve com coração!

    Bjokas!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    Curtir

  3. Olá, tudo bem?! Nossa que lista legal! Gosto muito de como escondidas em meio aos livros existem mães tão fortes e determinadas, em tantas situações pelas quais passam. Não conheço todas as mães, mas elas são todas incríveis à sua maneira, e gostei muito das indicações! Parabéns pela lista, ela está maravilhosa!

    Beijos

    Blog Conta-se um Livro

    Curtido por 1 pessoa

  4. Olá Jess! Adoro quando o relacionamento entre família, sobretudo entre mãe e filho são bem desenvolvidos e explorados dentro de uma história. Violet Bridgerton também é uma das minhas mamães favoritas da literatura – como não ser? Cat Stark é simplesmente uma das minhas personagens favoritas das Crônicas de Gelo e Fogo, os seus POVs eram os melhores – imagina só como eu sofro 😦 E tem Aibileen também, amei ver ela nessa lista! Não li o livro, mas o filme é um dos meus favoritos da vida.
    Obrigada por atender o meu apelo hahaha eu simplesmente amei essa lista e fiz várias anotações. Beijos.

    http://abducaoliteraria.com.br

    Curtir

  5. Olá Jéssica, que post interessante! Dê todos os livro citados eu li três, super concordo com a opinião de vocês as mães desses livros são muito guerreiras e fortes, fazem tudo para proteger os filhos. Eu acho a mãe do Will um pouco mais sofrida que as outras, afinal o filho dela está em cama impossibilitado de se mexer, em uma situação real essa mãe estaria devastada por dentro.

    Beijos e abraços
    http://resenhasdaviviane.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  6. Oiee, amei o post! Dessa sua lista, li Um Perfeito Cavalheiro tanto é, que ele é meu preferido dessa série. Já como Eu era antes de Você não gostei ^^ Mas com certeza anotei altas dicas que me deixaram curiosas para ler a história!
    Desejo a você também um feliz dias das mães repleto de felicidade, e harmonia constante em sua vida.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário. Ele será sempre bem vindo e respondido. Caso tenha um blog, deixe o link que assim que der eu irei visitar ;-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s