( Algo À Ver ) Viva: A Vida É Uma Festa

Eu sou apaixonada por animações e não canso de repetir isso. Feitos para tocar o coração, estes filmes conseguem me fazer chorar e rir como nenhum outro. Ao assistir Viva: A Vida É Uma Festa da Disney & Pixar transbordei em emoções pelo alto nivel de apresentação da animação. Com todas as caracteristicas necessárias,  Lee Unkrich e Adrian Molina conseguiram não somente abrir espaço a outras culturas, como também surpreender pela forma simples e cheia de vida que o universo da morte apresenta.

6oNm06TPz2vGiPc2I52oXW3JwPS

 

Titulo: Viva: A Vida É Uma Festa
Titulo Original: Coco
Diretores: Lee Unkrich e Adrian Molina
Distribuição: Disney & Pixar
Duração: 105m
Ano: 2017
Avaliação: 🎬🎬🎬🎬🎬❤

Sinopse: Miguel é um garotinho que nasceu em uma família que vê a música como destruição por conta de seus antepassados. Mesmo assim, o maior sonho do menino é ser um grande músico como seu ídolo Ernesto De La Cruz. No dia dos Mortos, de tradição simbólica no México, Miguel é acaba sendo levado a este mundo. Em busca não só de sua vida, como tamém de seus sonhos, Miguel parte em uma jornada que vai mudar toda sua vida.

A morte é um tema pouco retratado em animações. Quando o feito, normalmente vem daquele modo caricato meio tolo sem tanta profundidade. Contudo, os produtores de Viva: A Vida É Uma Festa conseguiram dar um tom a mais ao retratar a morte nos mais variados aspectos sem nunca perder a leveza, afinal de contas, Viva é – antes de tudo – um filme criado para mundo infantil. De certo modo, os diretores conseguiram suavizar o assunto mostrando que a morte é apenas o passo seguinte e que ficamos vivos na mente daqueles que nos amam. Foi extraordinário perceber toda a poesia, música e afeto familiar no enredo que ajudou a construir uma boa metafora sobre o que podemos esperar da vida após a morte.

viva-capaAo entrar no mundo dos mortos, Miguel entra em contato com seus antepassados e consequentemente com as verdades que fizeram sua familia tanto detestar a música. Isso deu ao filme um tom que foge do lado emocional e encontra-se mais com a razão, pois apesar de querer fugir da morte, Miguel não pretende abandonar seus sonhos para tanto. Aqui surge uma das peças mais importantes na construção do enredo da animação, o não desistir de alguma coisas aliado ao encontro daquilo que é mais importante. Apesar da lição do filme ser um tanto caricata, a sutileza com que os produtores a determinam , os espectadores conseguem absorver com naturalidade essa questão. Não é mais um clichê, mas sim algo concreto que realmente viva-filme-6faz parte das nossas vidas.

A fotografia do filme é espetacular. Desde o mundo dos vivos ao dos mortos, existe um misto de cores que auxilia na criação da misticidade e felicidade do filme. Houve o uso de um conjunto destoante de cores para impressionar o espectador. Não existe aqui aquela vontade de criar um mundo mais realitico possivel, mas sim idealizar uma fotografia que retrate sentimentos. Bem como a sonoplastia que não se atem a preencher silêncios com melodias infinitamente melosas, mas deixando-o falar por si mesmo e consequentemente tocando o coração.

Não posso dizer que Viva é o filme mais inovador dos ultimos tempos, mas sim que ele cumpre aquilo que se dispõe. Eu mesma não consegui segurar as lágrimas no fim da cessão que tocou minha alma pela sutileza e pelo amor envolvido na trama. É um filme que retrata a morte em todas suas camadas, mas principalmente quem somos e o que estamos dispostos a fazer por lutar pelo que desejamos e por quem amamos.

vida-e-uma-festa-iluminado-760x428

 

 

30 comentários sobre “( Algo À Ver ) Viva: A Vida É Uma Festa

  1. Nossa, nunca tinha ouvido falar desse filme, mas adorei! Primeiro que a morte não é mesmo um tema muito retratado e curti a forma como foi abordada; segundo que precisamos muito dessa sutileza e amor envolvidos na trama! Quero ver.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Jéssica, tudo bem?
    Eu ainda não consegui arrumar um tempo para assistir esse filme, várias colegas de trabalho me recomendaram ele. Eu sempre gosto de filmes de animação, mas, ultimamente tenho assistido alguns bem que não me agradaram muito, espero que esse seja diferente.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi Jess, adorei seu post, eu vi parte desse filme em uma aula que dei para crianças e realmente é muito bonito, preciso ainda assisti-lo inteiro. Também amo animações, faz um tempo que não assisto uma e esse com certeza já está na lista. Gostei muito dessa leveza que o filme carrega abordando um assunto tão importante e sério que muitas vezes não queremos nem comentar: a morte. E tudo de uma forma mais sutil, com muitas mensagens e aprendizado.

    Adorei o post!
    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    Curtir

  4. Eu vi o trailer desse filme em algum lugar, mas não o assisti ainda, mas vou resolver isso assim que puder, rs. Acho animações incríveis. Tantos filmes para “adultos” por aí usam de diversas maneiras de mostrar e ensinar algo a quem assiste, e diversas vezes, muitas pessoas terminam o filme sem entender a mensagem principal ou simplesmente sem gostar mesmo. Aí aparece uma animação que apesar de parecer infantil, quase todo mundo vê, e esse quase todo mundo (acho) entende e (olha só) a maioria ama, se emociona, aprende… Animações tem poder. E essa animação ao tratar a morte do ponto vista da cultura mexicana parece ser mais um exemplo disso. Estou louca para assistir.
    Parabéns pelo post! E obrigada pela dica :).
    Bjo
    ~ Danii

    Curtir

  5. Oi!
    Eu ainda não consegui assistir esse filme, mas pelas críticas bem positivas, fiquei bem interessada e também porque é um pouco diferente do que a Disney normalmente faz. Mas como estou bem enrolada com os meus filmes, livros e séries, acho que não será tão já que irei assistir…
    Bjss

    Curtido por 1 pessoa

  6. Olá, tudo bem?! Ah, esse filme… eu amei ele. Tanto por mostrar com tantas cores a cultura de um outro país, até nos trazer lições como não desistir de seus ideais, e como a família é um pilar muito importante em nossas vidas. Os mundos criados pela Pixar sempre me surpreende.

    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário. Ele será sempre bem vindo e respondido. Caso tenha um blog, deixe o link que assim que der eu irei visitar ;-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.