(Singulares) Arthur Conan Doyle.

O gênero suspense sempre foi um dos meus grandes favoritos. Segredos, tramas intricadas e personagens sagazes são o que fazem de seus livros tão únicos dentro da literatura. O grande nome de todos os tempos da literatura mundial com certeza é o genial Sir Arthur Conan Doyle que contribuiu para o crescimento e formação dessa categoria tão queridinha entre leitores. Arthur_Conany_Doyle_by_Walter_Benington,_1914

Nascido de um pai inglês e mãe irlandesa na Escócia em 22 de maio de 1859, Arthur Ignatius Conan Doyle estudou em um colégio jesuíta sendo que mais tarde rejeitou o cristianismo tornando-se agnóstico (). Em 1876 à 1881, estudou medicina na Universidade de Emburgo. Enquanto estudava, começou a escrever contos aos quais sua primeira obra foi publicada antes de completar os 20 anos, aparecendo no Chambers’s Edinburgh Journal.

Em 1882, Conan Doyle não obtia grande sucesso com o trabalho e enquanto aguardava a chegada de pacientes voltou a escrever suas obras. Mas foi apenas em 1887 que teve seu primeiro livro com desempenho notável quando Um Estudo Em Vermelho foi publicado no Beeton’s Christmas Annual. Foi a primeira vez que seu mais icônico personagem apareceu. downloadSherlock Holmes era parcialmente baseado em seu professor da época de universidade, Joseph Bell, que possuía um talento incrível para desvendar doenças e seus causodores à partir de pequenos detalhes. Conan Doyle utilizou de seu senso de dedução, interferência e observação para construir a personalidade do detetive. Alguns autores também sugerem  como influência para Holmes um personagem de Edgar Allan Poe , C. Auguste Dupin.

Com o bom inicio da carreira como escritor, as futuras histórias de Sherlock Holmes foram publicadas na inglesa Strand Magazine. Apesar de cada vez mais o detetive ganhar o gosto do público, Conan Doyle o considerava menos importante que seus livros históricos. Para ele trabalhar em Sherlock o privava de se concentrar outras coisas o que acabou por leva-lo à matar o detive em 1893 em uma luta com o rival James Moriarty à beira das Cataratas de Reichenbach. Contudo as manifestações de desagrado do público fez com que o escritor trouxesse o personagem de volta na história A Casa Vazia, com a explicação de 6699667que apenas Moriarty havia caído, mas como Holmes tinha outros inimigos por isso fingiu estar “temporariamente” morto. Com isso, Holmes apareceu em um total de 56 pequenas histórias e quatro livros, escritos por Conan Doyle (ele apareceu em vários livros e histórias por outros autores).

Mais tarde depois de perder parte da família após a Primeira Guerra Mundial, o já Sir Arthur encontrou consolação apoiando-se no Espiritualismo. Esse envolvimento levou-o a escrever sobre o assunto, tornando-se um de seus maiores divulgadores e defensores. No auge da fama, em 1918, enfrentou todos os céticos e publicou A Nova Revelação, em que manifesta a sua convicção na explicação espírita para as manifestações paranormais estudadas durante o século XIX, e inicia uma série de outras, em meio a palestras sobre o tema. Os seus trabalhos sobre o tema foi um dos motivos pelos quais As Aventuras de Sherlock Holmes foi proibida na União Soviética em 1929 por suposto ocultismo. A proibição foi retirada mais tarde. O ator russo Vasily Livanov receberia uma Ordem do Império Britânico por sua interpretação de Sherlock Holmes.

No dia 7 de julho de 1930  Conan Doyle foi encontrado apertando seu peito nos corredores da Windlesham, a sua casa em Crowborough, East Sussex. Morreu de ataque cardíaco aos 71 anos. Sua casa agora se encontra vazia com os fãs lutando para mantê-la bem conservada e em Crowborough Cross, Crowborough há uma estátua em honra a Conan Doyle em  onde ele viveu por 23 anos. Também há uma estátua de Sherlock Holmes em Picardy Place, Edimburgo, Escócia, próximo à casa onde Conan Doyle nasceu.

Sherlock-Holmes-Woman-Sidney-Paget

Ilustração de Sherlock Holmes, Watson, inspetor Lestrade e uma moça a quem tentavam ajudar.

Através da trajetória de altos e baixos que marcou o caminho de Cona Doyle pela vida e escrita podemos definir que ele foi o propulsor do suspense policial com conhecemos hoje. As aventuras de Sherlock Holmes ganharam notoriedade pela forma única que foram escritas reformando o gênero. É possível perceber a grande quantidade de histórias que ainda usam os mesmos elementos de Conan Doyle: Dois detetives que também são amigos inseparáveis, os detalhes que fazem a maior diferença, a incerteza dos vilões. Arthur Conan Doyle marcou o mundo com suas idéias e estando para sempre no hall dos autores inesquecíveis.

16 Respostas para “(Singulares) Arthur Conan Doyle.

  1. Olá, Jess! Apesar das histórias famosas de Sherlock Holmes – nas quais ainda não li, mas tenho grande interesse – eu não sabia nada sobre o autor e suas outras obras. Por incrível que pareça, esses dias li os livros da segunda era de Mistborn, que conta com dois protagonistas, Wax e Wayne, e já ouvi muito que eles foram inspirados em Sherlock e Watson, o que prova essa influência que você citou, ainda nos dias atuiais. Jamais imaginei que o autor teve uma vida assim, tão complicada e aparentemente infeliz, mas com toda certeza, deixou seu nome na história.

    http://abducaoliteraria.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  2. Aa que legal, amo posts que trazem mais informações sobre os autores. Já li O Mundo Perdido do Arthur e senhor que escrita maravilhosa, a capacidade que ele tem de descrever fatos, detalhando localização e tudo, faz a trama parecer cada vez mais real a medida que vamos lendo.
    Adorei o post, traz mais posts assim!
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário. Ele será sempre bem vindo e respondido. Caso tenha um blog, deixe o link que assim que der eu irei visitar ;-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.