Olá Corujinhas. Apertem os cintos e vejam se o veiculo especial está em perfeito que hoje nossa viagem será pelas terras vermelhas de um planeta longínquo em uma aventura pela sobrevivência de um astronauta.
Título: Perdido Em Marte
Título original: The Martian
Autora: Andy Weir
Editora: Arqueiro
Páginas: 336
Ano: 2014
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Encontre: Skoob | Amazon | Saraiva
Sinopse: Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho. Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente. Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate. Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico e um senso de humor inabalável , ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência. Para isso, será o primeiro homem a plantar batatas em Marte e, usando uma genial mistura de cálculos e fita adesiva, vai elaborar um plano para entrar em contato com a Nasa e, quem sabe, sair vivo de lá. Com um forte embasamento científico real e moderno, Perdido em Marte é um suspense memorável e divertido, impulsionado por uma trama que não para de surpreender o leitor.
Então, esta é a situação: estou perdido em Marte. Não tenho como me comunicar com a Hermes nem com a Terra. Todos acham que estou morto. Estou em um Hab projetado para durar 31 dias.
Se o oxigenador quebrar, vou sufocar. Se o reaproveitador de água quebrar, vou morrer de sede. Se o Hab se romper, vou explodir. Se nada disso acontecer, vou ficar sem alimento e acabar morrendo de fome.
Então, é isso mesmo. Estou ferrado.
Quando encontrei o livro Perdido Em Marte já tinha visto uma uma porção de vezes. Sempre fui um tanto aficionada por ficções cientificas de modo que me apaixonei pela película. De modo que mesmo antes de começar o livro já tinha expectativas sobre o que poderia me aguardar bem como certezas sobre o caminho percorrido por Mark Watney. Mas como todos sabem, expectativa e realidade são oposto de modo que fico feliz em dizer que, mesmo sabendo o que me aguardava, o livro foi maravilhoso e de certa forma surpreendente.
Perdido Em Marte é narrado em primeira pessoa a principio. O autor busca exploras as primeiras resoluções de Mark de como é estar sozinho a beira da morte. Vale ressaltar que apesar da primeira parte ser praticamente um monólogo, a narrativa é super bem humorada deixando tudo mais leve. Mesmo com suas profundas reflexões, Mark mantém, a cabeça no lado engraçado de tudo como forma para não entrar em desespero. Muito bem construído como um personagem sólido e corajoso para enfrentar as loucuras do que esta por vir.
A leitura é envolta de muita ciencia que acontece de modo quase real. Todos os cálculos e testes envolvidos são tão bem sustentados pela ciência que torna a leitura verídica à ponto de você parar e pensar: se pudesse ser realmente testado, teria dado certo. Dessa forma, não só a sobrevivência de Mark ganha mais sentido, como a realidade da Nasa o estar ajudando aliado as maiores mentes do mundo. E é justamente essa constante ajuda de todos que faz de Perdido Em Marte uma leitura sensacional. Muito além de uma ficção cientifica, -este livro é um misto emoções cruamente humanas que nos faz querer ajudar o próximo mesmo que isto nos custe alguma coisa. É coragem de se arriscar para trazer alguém para casa sã e salvo mesmo contra todas as expectativas. Somos feitos de compaixão, mesmo que as vezes acreditemos que o mundo só tem maldade.
O custo da minha sobrevivência deve ter sido de centenas de milhões de dólares. Tudo para salvar um botânico bobão. Para que se dar o trabalho? Tudo bem, eu sei qual é a resposta. Em parte, pode ser o que eu represento: progresso, ciência e o futuro interplanetário com o qual sonhamos há séculos. Mas, na verdade, fizeram isso porque todo ser humano tem um instinto básico de ajudar os outros. Talvez não pareça ser assim às vezes, mas é verdade. Se um excursionista se perde nas montanhas, as pessoas organizam uma busca. Se um trem colide, as pessoas fazem fila para doar sangue. Se um terremoto arrasa uma cidade, as pessoas em todo o mundo mandam suprimentos de emergência. Isso é tão fundamentalmente humano que é encontrado em todas as culturas, sem exceção. Sim, existem babacas que não se importam, mas são uma ínfima minoria. E, por causa disso, bilhões de pessoas ficaram do meu lado.
O que me incomodou na leitura foi a demora com o qual as passagens foram realizadas que tiveram muito o aspecto de procrastinação. Cenas demoradas que sim, serviram para mostrar partes da sobrevivência do personagem principal, mas que também deixaram o livro mais tedioso de ser lido. Essa leitura de quase uma semana poderia ser facilmente tragada para uma três se o autor não tivesse criado tantas e tantas situações para dificultar a vida de seu personagem principal.
Mas críticas à parte, Perdido Em Marte é uma leitura divertida que agracia os fãs do gênero com um personagem inesquecível, tiradas inteligentes e muita ciência. Se você gosta desses três elementos, está é uma obra excelente para você.
Oie
Confesso que não gosto muito desse gênero e esse livro não me chama tanto atenção, mas eu posso até gostar se eu der uma chance né? Então quem sabe um dia kk ainda mais porque sua resenha ressaltou os lados positivos e negativos do livro, gostei disso.
Bjos, Bya! 💋
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Bya. Que bom que gostou disso, Essas características o fazem um ótimo livro. Beijoss.
CurtirCurtir
Olá, tudo bom?
Gostei muito da sua resenha. Não conhecia o livro, mas fiquei bem afim de ler. Só me desanima o fato de ele ser cansativo.
Beijos, Ally.
Amor Literário
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oiii Ally. Apesar disso é um ótimo livro. Leia sim. Beijos.
CurtirCurtir
Oii Jess è eu ja estava querendo ver o filme a algum tempo , depois dessa resenha quero ler o livro primeiro e depois ver o filme . Sua resenha foi otima eu gostei muito fica com Deus Beijos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii. Espero que goste. Beijos.
CurtirCurtir
Oii Jess, tudo bem ?? Vi o filme e achei maravilhoso, sem dúvidas como citou o personagem era bem humorado.Talvez a leitura para mim não desse certo pois abandono livros que são arrastados e não costumo ler muita ficcção. Mais sem dúvidas o enredo me pareceu maravilhoso ❤
Beijos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oiii Faby. O livro é bem leve apesar de toda a ficção que envolve. Mas sim, as vezes da vontade de parar. Leia no seu tempo. Bjs.
CurtirCurtir
Oi Jess! Eu queria tanto ter lido esse livro antes, mas acabei assistindo o filme e gostei bastante! Agora estou de olho no mais novo lançamento do autor, Artemis. Eu adoro sci-fi, principalmente os que passam no espaço, e quando o autor insere humor ainda por cima, é minha receita favorita. Adorei a resenha, espero ter a oportunidade de ler em algum dia. ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu vi Artemis recentemente em um bookstagram e me apaixonei.
Espero que nós duas leiamos e amemos o livro, assim como eu amei este.
Beijos.
CurtirCurtir
Oieee,
Parabéns pela resenha!
Ainda não li o livro e também não assisti ao filme ^^, acredito que possa vir a gostar da história porque amo tudo relacionado ao espaço. Então com certeza é uma boa pedida 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oie. O livro é maravilhoso. Se gosta desses ingredientes vai amar.
CurtirCurtir
Já me disseram que esse livro é bom, que eu devia ler, que eu devia amar, rs, mas já faz uns três anos que estou querendo ler ele e até hoje só ficou na parte do querer mesmo, rs.
Acho que a mistura de ficção científica com humor deve ser muito boa, mesmo com as partes mais procrastinadas, que dependendo do meu estado de espírito, possa achar legal também, rs.
Parabéns pela resenha!
Bjo
~ Danii
CurtirCurtido por 1 pessoa
Aí, Jess….
Quando você comentou o tédio do livro já senti que se eu ler vou abandonar, ando tão chata com isso, qualquer coisinha já dou para o livro… kkk
A vida é muito curta para ler livros ruins… depois que você me disse isso outro dia só fico pensando, ahhhh se é ruim tchau. Kkkk
Mas amei à sua resenha.
Beijuuu,
Keth ♥
Blog: http://www.parbataibooks.blogspot.com.br
CurtirCurtido por 1 pessoa
Kkkk As vezes é ruim, mas as vezes termina maravilhosamente. Mas sim. A vida é muito curta para ler livros ruins. Beijos. Obrigado.
CurtirCurtir
Olá!
Confesso que cometi um pecado: assisti ao filme antes de ler esse livro. 😨 Pela sua resenha acho que até seria interessante lê-lo, pois o filme passa muito rápido pelas questões psicológicas relativas a sobrevivência, ficando mais na ação. Esse é um dos problemas do cinema americano.
Bjs!
http://www.gatitaecia.blogspot.com.br
CurtirCurtir
Na verdade Tati, o livro não aborda com vigor essas questões de sobrevivência. É mais relativo a humanidade em si do que exatamente ao Mark. Mas não deixa de ser excelente. Beijos.
CurtirCurtir
Oi, tudo bem ?
Já havia assistido ao filme e se ele for pelo menos 20% da obra então o livro é muito bom. Uma ótima dica de leitura e amei saber um pouco mais lendo o ponto de vista de uma leitora.
CurtirCurtido por 1 pessoa
O filme faz juz a obra. Fiquei apaixonada pelo modo com o qual o autor lidou com os caso proposto. É uma leitura excelente. Beijos.
CurtirCurtir
Excelente resenha! Deu para sentir que então o filme foi bem fiel, com, a meu ver, a vantagem de ter cortado as partes mais arrastadas.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Exatamente com esta vantagem. É estranho, mas esse é um dos casos que o filme superou o livro. Beijos.
CurtirCurtir
Adoro obras que mexem com atronomia e ciencia, por isso acho que essa leitura me valerá muito a pena! Otimo texto ♡
CurtirCurtido por 1 pessoa
Se você ama livros assim a leitura vale super a pena Clara. Beijos. Obrigado.
CurtirCurtir