( Resenha ) A Queda dos Reinos · Morgan Rhodes · Livro 01

Olá Corujinhas. Abram suas e vistam suas armaduras que hoje iremos sobrevoar os reinos de Paelsia, Limeros Aureanos para que nossos mais profundos desejos sejam concebidos.

A queda dos reinos capa

 

Título: A Queda dos Reinos
Título original: Falling Kingdoms
Autora: Morgan Rhodes
Editora: Seguinte
Páginas: 400
Ano: 2013
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Encontre: Skoob | Amazon | Saraiva

 

Sinopse: Numa terra em que a magia havia sido esquecida e a paz reinara durante séculos, uma agitação perigosa ganha forma quando três reinos começam a lutar pelo poder. Entre traições, negociações e batalhas, quatro jovens terão seus destinos entrelaçados para sempre: Cleo, a filha mais nova do rei de Auranos; Magnus, o primogênito do rei de Limeros; Jonas, um camponês rebelde de Paelsia; e Lucia, uma garota adotada pela família real de Limeros que busca a verdade sobre seu passado. E, A Queda dos Reinos, Morgan Rhodes constrói uma mitologia complexa e fascinante, que mistura amor proibido, intrigas políticas e profecias milenares. Narrado pelos pontos de vista de quatro protagonistas, este é o primeiro volume da série.

A busca pelo poder, pelo poder supremo, é a razão por trás da maioria dos males que o mundo testemunhou.

Conheci A Queda dos Reinos através das minhas googadas na busca por novas ficções. Sempre gostei de procurar por mim mesma novas histórias de modo que fiquei extasiada ao encontrar a capa do livro e ler seu título. Por isso assim que saiu os desafios da #Fantastona2017 logo o encaixei em minhas leituras cheia de expectativas pelo que poderia me esperar já que por não saber de nada sobre a obra — não faço o tipo que lê sinopses — e tudo que eu sabia era apenas mergulharia em um novo mundo contendo. E apesar de não ter achado a história impactante à ponto de tirar o fôlego, também não posso dizer que foi do meu total desagrado. Vi no livro potential que me deu certeza que vou dar continuidade à série.

De todos os pontos que me agradaram nesta a obra, a narrativa que é essencial não foi uma delas. Apesar da leveza e agilidade com que tudo transcorria, o modo com o qual a autora conduziu tudo foi fraco. Houve uma inversão de papéis onde, no que a autora deveria ter evoluído ficou de lado e o que deveria ter sido deixado de lado acabou tomando mais espaço na narrativa. Em uma obra maior e mais densa tal erro poderia ser perdoado pois teria-se dado espaço para a não breveidade das coisas. Mas em um espaço curto de tempo como o que a autora propõe ficaram fora dos eixos. Posso dizer que muita das vezes acabei achando o texto infinitamente infantil, uma coisa que me incomodou bastante durante a leitura. Sempre detestei longos diálogos em virtude provar a razão sobre tudo. Em uma narrativa focada na raiva, a autora usou e abusou dessa característica.

Mas, apesar de ter tido um impacto negativo com esse primeiro encontro com a obra, todo o aspecto restante de sua composição foi agradável. A forma ao qual Rhodes conseguiu aprofundar uma nova mitologia no contexto da obra foi sensacional. Me vi sedenta e expectante pelas respostas aos enigmas deixados pela autor sobre tudo que poderia ser tragado e conquistado pelos personagens. Apesar de, em um contexto inicial certas coisas parecerem refletir uma conclusão clichê e sem graça, Rhodes tomou pelas mãos e recriou dando novas dimensões ao futuro dos três reinos.

Quanto aos personagens, apesar de tê-los achado estranhos devido a infantilidade explicada na narrativa, também enxerguei neles algo mais o que me mostra como o ser humano pode ter duas faces. Cleo, a princesa de Auranos, apesar de toda a arrogância e Insatisfação mostra também um lado disposto à ser mais que uma donzela em perigo. Jonas, um rapaz pobre de Limeros, apesar da raiva e do sentimento de vingança mostra-se inteligente o suficiente para encontrar a justiça acima de tudo. Lúcia esta envolta de doçura, mas isto não significa que ela não tem força para ser forte quando necessário. E Magnus, dentre todos é o mais coativamente pela maneira sofrida ao qual precisa deixar de lado em favor do ódio para não simplesmente sucumbir à ela.

Dessa maneira, A Queda dos Reinos foi um livro que me proporcionou um turbilhão de emoções. Fui levada da raiva à surpresa, e apesar das falhas do enredo não perco minhas esperanças na série. E mal posso esperar pelo próximo volume.

Até mesmo na pessoa mais sombria e cruel ainda há uma ponta de bondade. E dentro do virtuoso mais perfeito também existem trevas. A questão é: a pessoa cederá às trevas ou à luz? É algo que decidimos com cada escolha que fazemos, todos os dias de nossa existência. O que pode não ser maldade para você, pode ser para outro. Saber disso nos torna poderosos mesmo sem magia.

21 comentários em “( Resenha ) A Queda dos Reinos · Morgan Rhodes · Livro 01”

  1. Olá, tudo bem?
    MDS, sou louca para ler esses livros, é bem o estilo que estou acostumada, ficção. Adoro encontrar novos mundos para explorar através das páginas. Mesmo com os pontos negativos parece que a leitura vai me agradar.
    Vou trás dele para mim.
    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Jess! Quero tanto ler essa série! Eu queria ter dado uma chance ainda no ano passado, mas acabou não rolando. Gostei muito da sua resenha, ela me alertou ao que eu posso quanto à narrativa, então com certeza evitaremos elevar as expectativas hahaha mas o restante me empolgou. Quero muito ler esse ano, espero que dê certo. Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Ei! Tudo bem?

    Infelizmente o livro não me agrada, não consigo levar muito obras de fantasia, mas eu gostaria. Que pena que o livro tem algumas falhas e te deixou com raiva em alguns momentos, eu sou do time que mesmo que tenha surpresas, a raiva ganha e o livro já cai muito pra mim rsrs Fiquei muito feliz em saber mais sobre a obra e descobrir a sua opinião em relação a história, sua resenha está incrível, parabéns!

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oii tudo bem?? Adorei sua resenha, gostei que mesmo tento pontos negativos na leitura a obra em si foi agradável.
    Confesso que a infantilidade de personagens me irrita e não sei se a leitura no meu caso funcionaria, mais como citou que a leitura traz um turbilhões de emoções, creio que valeria a pena.
    Achei a capa fantástica ❤
    Beijos

    Curtir

  5. Ola, tudo bem?
    Vi tantas maratonas esse mês, mas não vi essa. 😦 Talvez eu gostaria de tê-la feito. Sobre A Queda dos Reinos, já tinha visto algumas fotos por ai, mas nunca lido uma resenha. É uma pena quando algo poderia ter sido feito melhor e isso não acontece né? Para mim narrativa e coerência nos personagens é algo mt importante. Não sei se eu gostaria, mas só lendo o livro para tirar nossas próprias conclusões, certo? ^^
    Não posso esquecer de parabenizar tua resenha, entendi o que vc quis passar e muito bem informativa. ♡

    Grabde abraço,
    Jesaie do Cacto Florido, blog.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Eu não entendo isso de não gostar de um ponto mas mesmo assim gostar do restante, não sofro desses problemas, eu gosto de tudo ou não gosto de nada hahaha Diria que minha vida de leitora é simples.
    Mas fico surpresa como vc consegue passar em palavras essas suas experiências! E como apesar de algo te incomodar vc consegue ver encanto em outras características.
    Sendo assim, concluo: vc é bem mais sábia que eu 🙂 e espero que os demais volumes consigam apagar o lado negativo da obra pra vc.

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

  7. Nossa essa mensagem final foi maraaa, pura verdade.
    Apesar dos pontos negativos que você destacou, parece ser um livro bom. Dos poucos livros de fantasia que li, descobri que não sou muito fã do gênero, por esses dias, abandonei um livro pela primeira vez.
    Realmente a capa desse livro é linda. Narrativa focada na raiva, hum, já até imagino. Bjus e bom fim de semana.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário. Ele será sempre bem vindo e respondido. Caso tenha um blog, deixe o link que assim que der eu irei visitar ;-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.