Oii Corujinhas, espero que esteja tudo numa boa com cada um de vocês e que as o leituras estejam sendo maravilhosas. Recentemente, uma amiga da faculdade me indicou o livro A Garota Que Você Deixou Para Trás da JoJo Moyes afirmando que era o melhor livro da autora. Depois de ler Como Eu Era Antes de Você e O Som do Amor e ter abandonado A Última Carta de Amor da autora, não estava nos meus planos ler nada mais da autora tão cedo. Mas peguei o livro despretensiosamente em um sábado e quando o domingo chegou e finalizei a leitura. E tenho que dizer ão houve como não ficar mais do que satisfeita por ter dado uma chance à obra.
Título: A Garota Que Você Deixou Para Trás.
Título original: The Girl You Left Behind.
Autor: JoJo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2014
Páginas: 384
Avaliação: 👑 👑 👑 👑 👑 ❤
Encontre: Skoob || Saraiva || Amazon
Sinopse: Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo a família, a reputação e a vida na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.
Comecei a ler A Garota Que Você Deixou Para Trás por indicação de uma amiga da faculdade. Depois de tanto ouvir falar dela que este era o melhor livro da JoJo Moyes comecei a pensar: porque não? Dito isso, ao iniciar o livro possuía altas expectativas que estavam mescladas ao temor de acabar não gostando do livro mesmo assim. Mas a poética e emocionante história fez meu coração bater mais forte sem me deixar largar a leitura por um instante.
Primeiramente tenho que admitir que não consigo achar a escrita de Moyes fluente. Pelo contrário, acho-a exaustiva pois tenho a impressão que quanto mais eu leio, menos passo as páginas. Assim costumo demorar mais do que o usual para finalizar seus livros. Mas, graças ao deus dos livros, o “A Garota…” foi uma leitura bem rápida apesar de eu ter demorado para pegar o ritmo. Foi algo que me pegou desprevinida pela clareza com o qual os sentimentos foram expostos além de todo o mistério envolvendo a trama.
O mais legal de ler livros dos quais não sabemos quase nada sobre eles é o quão mais fácil você consegue se surpreender pela qualidade da história. JoJo Moyes criou uma obra que me deixou abismada e ao mesmo tempo extasiada com o que se passava. Em variados momentos eu me vi torcendo pelos personagens emocionada por sua trajetória. Neste livro, a escrita da JoJo Moyes bem como a maneira com o qual ela conduziu o enredo foram mais que suficientes: foram extraordinárias.
As personagens principais da trama são, com toda certeza o ponto mais alto do livro. É um eufemismo dizer o quão carismática suas duas mulheres foram fazendo parte da lista das personagens que mais me deixaram apegadas à sua trajetória. Em primeiro plano, Sophie foi uma mulher cheia de coragem, mas também de dúvidas. Consegui enxergar com clareza as atitudes que ela tomava e seu único desejo de rever seu marido, mesmo sempre que tentando manter sua família sã e salva. Já Liv, mesmo sentindo raiva dela por diversas vezes, me cativou pelo mesmo motivo que Sophie: vi verdade no que ela fazia mesmo que não concordasse com tudo.
Além de suas personagens principais, devo ressaltar o mistério muito bem construído proposto por JoJo que me deixou à ponto de arrancar os cabelos. Foi maravilhoso ver o mistério em torno do quadro, mas principalmente o ensinamento que o objeto deixou para trás. O ponto de união dessas duas histórias foi justamente esse ensinamento que fez com que tanto Sophie, quanto Liv percebessem que não eram mais “as garotas deixadas par trás” mas algo à mais que elas.
A Garota Que Você Deixou Para Trás é um livro que inspira coragem e amadurecimento. Apesar de não ter chorado, o livro me tocou pelas verdades de suas palavras. Vencer e ter não é o essencial, mas sim deixar ser levado pelas coisas boas que a vida pode nos trazer.
Até agora, da Jojo, só li Como eu era antes de você. Estou com o livro A Última Carta de Amor aqui na estante, mas agora fiquei com medo de ler e também não gostar, já que você disse que começou e abandonou. E sobre a resenha, adorei! Fiquei super curiosa em relação ao mistério envolvendo o quadro, e super curiosa também para conhecer mais sobre essas duas personagens que te agradaram tanto.
Um beijo, Pri 😘
Por Amor aos Livros
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Pry.
A Ultima Carta de Amor eu sou a diferentona. Todos amam.
Mas eu tenho certeza que amaria A Garota… É realmente maravilhoso. Beijos.
CurtirCurtir
Oiee
Da Jojo só li Como eu era antes de você e Depois de você, gostei bastante da escrita dela mas ainda não está nos meus planos ler outro livro dela tão cedo, dá a impressão de que todos são bem “deprê” kkk Nunca tinha parado pra ler sobre o que se trata esse livro e fiquei bem interessada, então pode ser que eu leia um dia. Sua resenha ficou maravilhosa viu!
Bjos, Bia! ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Bia, obrigado. Os livros da JoJo são meio deprecivos mesmo. Mas são maravilhosos. Espero que goste. Beijos.
CurtirCurtir
Adorei sua resenha. Uma coisa que concordo com você é que quanto menos sabemos sobre um livro nos surpreendemos. Eu quando quero muito ler um, evito ler qualquer resenha falando sobre ele. As vezes a curiosidade bate e eu dou aquela conferida também. Sua resenha pra mim foi muito sincera, me passou o que realmente você achou e sentiu sobre a obra. Eu particularmente não tenho a minima vontade de conhecer os livros da autora, não sei pq, mas não me cativam.. Mas foi bom saber que esse é um dos melhores dela. E que bom que você gostou da leitura.
beijos.
http://naturezaliteraria.blogspot.com.br
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Gessica. Eu super te entendo. Alguns autores parecem que realmente não vão funcionar e acabamos abrindo mão de tentar ler eles. Mas se um dia ler Moyes, espero que seja uma leitura fascinante. Beijos.
CurtirCurtir
Ola, eu quero e não quero ler algo dessa autora que o povo tanto fala e sinto uma pequena bom vontade de ler
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii. Indico que só leia mesmo se estiver no fluxo. Beijos.
CurtirCurtir
Ei Jeh.
Menina, eu só li Como eu era antes de você e depois de você (que ela cagou, diga-se de passagem kkkk). Não li mais nada dela. O fato é que eu sou fã de livros e não de autores, por isso quando eu amo muito um livro de determinado autor, quase nunca leio mais livros que esse autor lança. As vezes acho que muita gente alogia só porque é fã mesmo e não porque o livro é bom.
Mas que bom que você gostou. Tenho vontade de dar mais chances a Jojo mas não sei pra qual livro. Talvez eu comece com esse mesmo.
Beijos
Literatura Estrangeira
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Anne. Normalmente eu não leio muito de determinado autor e com certeza percebo que isso acontece bastante. Mas esse da JoJo foi realmente o melhor. Pois senti mais dinamicidade nele.
Beijos.
CurtirCurtir
Olá, tudo bom?
Eu nunca li nada da autora, e muito bom saber que essa história foi tão boa para você. Fiquei meio assustada que a escrita da autora é arrasta, porque eu queria começar com “Como eu era antes de você”.
Beijos
Amor Literário
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Aline. Sobre a escrita, acho que varia de pessoa para pessoa. Então só posso te desejar uma ótima leitura e que nesse aspecto seja melhor que eu. Beijos.
CurtirCurtir
Oi Jessica. Ganhei três livros da jojo, até hoje eu não li. Não tenho nenhum interesse em lê -los, mas, quem sabe, isso muda. Eu sou apaixonada pelas capas, acho muito bonitas.
Beijinhos, Jenni.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Jenn. É uma pena. Espero que isso mude algum dia. Beijos
CurtirCurtir
Esse é um dos livros da Jojo que sempre esteve na minha lista, porém nunca me atraiu tanto. Depois dessa resenha vou da uma chance maior a ele rsrs. Parabéns!
http://blogviagensliterarias.blogspot.com.br/
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oii Suy. Espero que um dia mude e goste dele. Beijos.
CurtirCurtir
Olá! Tudo bem?
Um baita drama esse livro.
Ainda não o li, mas adorei a sinopse.
Obrigada por comentar lá no meu blog.
Volte sempre!
Bjo,
miiistoquente~
CurtirCurtido por 1 pessoa
É um livro maravilhoso.
Digo o mesmo sobre o blog. Seja sempre bem vinda. Beijos.
CurtirCurtir
Quando os personagens são bem feitos, bem criados e nos simpatizamos com eles, certamente o livro tem tudo para ser um dos melhores. E esse atrativo é muito difícil encontrar nos livros hoje em dia.
Beijos,
Naty
http://www.revelandosentimentos.com.br
CurtirCurtido por 1 pessoa
É um atrativo que tenho encontrado, mas de modo repetitivo. Gosto sempre quando os autores inovam. Beijos.
CurtirCurtir
A história é sobre ser feliz ou ter razão? rsrs
Adorei sua emoção e fico feliz que não tenha arrancado os cabelos hahah
E vamos deixar as lágrimas rolarem amiga!!!
Eu gosto muito de Depois de Vc e a escrita da autora não me incomoda não, então acho que vou gostar ainda mais desse livro 😀
osenhordoslivrosblog.wordpress.com
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu espero que você ame o livro.
Juro que quase chorei. Quase mesmo. Mas faltou isso //.
Obg. Beijos.
CurtirCurtido por 1 pessoa