| LIVROSOFIA | Amadurecimento literário.

Oii gente, tudo bom com vocês?! Hoje é dia de mais um livrosofia, segundo post dessa série e admito que tenho me segurado para não ir postando tudo de uma vez. Já tive maravilhosas ideias minhas e de amigos para construção de postagens e por isso sei que esta série vai ter uma longa vida. Além disso, de vez em quando vou postar alguns trabalhos das minhas aulas de literatura aplicada da faculdade, pois já que somos leitores e nossa good vibes é literatura, nada mais justo que compartilhar com vocês algumas coisinhas sobre gêneros e quem sabe discussões sobre os papéis dos personagens e da própria literatura em contextos humanos. Então, como recadinho se vocês tiverem alguma ideia de discussões para essa aba, fiquem a vontade para comentar ou mandar um email. Eu adoraria saber mais um pouco sobre o que vocês gostariam de ver aqui no blog.

image

Na semana passada falei um pouco sobre indicações literárias e como cada leitura é diferente para cada pessoa. Por isso, o livrsofia de hoje será sobre a bagagem que o leitor carrega e que vai aumentando com as situações ao longo do tempo. Mais especificamente será sobre o amadurecimento literário que todos nós temos a medida que vamos mergulhando cada vez mais no mundo dos livros.

Em todas as fazes de nossa vida, a medida que passamos por diversas situações, vamos aprendendo e evoluindo com elas. No mundo literário as coisas funcionam da mesma maneira, onde, através de cada obra, nossas formas de ver os livros vão mudando e se reinventando. Os leitores, principalmente os de longa data, podem perceber que certos tipos de obras não são mais tão prazerosas ou significativas como poderiam ter sido se houvesse sido lidas em uma época passada ou mesmo em uma futura. Os livros que lemos por obrigação nos tempos de escola não nos dizem muita coisa talvez pelo simples fatos de não estarmos preparados para eles. E os livros menos trabalhados, que não chegam a trazer uma história realmente bem construída as vezes parecem deixar uma sensação de nostalgia onde sentimos saudades de uma época onde sabemos que esta história funcionaria melhor. Não que isto se aplique a todas as obras, mas em parte delas, naquelas em que não conseguimos sentir seu impacto porque não estamos mais ou não chegamos ao momento de entender elas em sua plenitude.

O amadurecimento literário ocorre gradualmente sem ao menos nós percebemos. A medida que os componentes literários das obras vão se tornando mais importantes passamos a ter uma maior criticidade com o que estamos lendo. Assim, vamos ganhando personalidade crescendo em nossas leituras reconhecendo o novo do que já havia sido dito. Dessa forma, ao pensar que existe variados tipos de livros pois existem variados tipos de pessoas, inserimos aqui que existem variados tipos de leitores porque quando eles amadureceram literariamente o fizeram de modo diferente um dos outros.
image

Essa evolução gradual ocorre porquê o leitor começa a sentir necessidade de uma maior construção na história tanto a favor de seu enredo como também de seus personagens. Não que busquemos isso arduamente, mas sim sendo algo que simplesmente acontece com todos porque nossa mente se torna mais complexa e para nos manter interessados também precisamos de livros mais complexos.

Amadurecer é tornar-se mais desenvolvido e complexo. É criar uma identidade, ser mais crítico e ponderado. No mundo literário, crescer é muito mais que começar a ler obras “intelectuais” ou mundialmente conhecidas. É principalmente discernir o que nos fazia feliz na literatura do início do que nos faz feliz hoje. É se tornar crítico não para os padrões da sociedade, mas aos nossos próprios criando assim autenticidade e reconhecimento sobre nossas leituras.

24 comentários sobre “| LIVROSOFIA | Amadurecimento literário.

  1. Isabelle Rodrigues disse:

    Super concordo com você. Quando mais nova, adorava os livros do Rick Riordan, hoje já não sinto sinto tanto as mesmas coisas lendo eles, mas continuam me mostrando que são ótimos para entretenimento dos jovens.

    Beijos, @leiture.se

    Curtido por 1 pessoa

  2. fabielymiranda disse:

    Oi Jé, adorei a postagem! Creio que a cada livro lido absorvemos mais conteúdo e experiência e ficamos um pouco mais críticos e sempre queremos achar algo que supere as expectativas. Amo explorar novos gêneros, conhecer autores, acho que isso é fundamental para nosso crescimento como leitores, sair da zona de confortos sabe, mais não podemos deixar de lado aquelas leituras antigas que tanto nos fizeram felizes ❤
    Beeijos

    Curtido por 1 pessoa

  3. Isis Melo disse:

    Concordo com você amore, amadurecimento é meio inconciente, foi tipo do nada de uma hora ora outra passei de gibis à livro, livros finos aos mais longos, historias simples às mais complexas

    Curtido por 1 pessoa

  4. jOYCE disse:

    Olá Jessica , adorei seu post e essa coluna do seu blog.
    Parabéns guria, tu falou tudo aí, tenho percebido isso em mim, amadureci bastante em relação a literatura, hoje vejo de outra forma, livros que eu gostava tanto do gênero , hoje já não gosto tanto assim. Antes quando eu lia menos,não tinha um olhar crítico , hoje já posso ler um livro olhando de maneira crítica e isso é muito bom.
    Bjus e bom fim de semana, ansiosa pela próxima livrosofia.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Gisele Lopes disse:

    Muito bom! Adorei o post. ❤
    Esse ano percebi bastante esse tipo de amadurecimento, quando comecei a buscar livros que tinha certo preconceito até pouco tempo, ou outros que corria para ler, hoje mantenho certa distância. Faz parte, né? Somos feitos de fases e devemos saber aproveitar cada uma dela.

    Curtido por 1 pessoa

    • Jessica Rabelo disse:

      Oii Gisele.
      E como faz parte. Nunca tive preconceito literário, mas existem muitos livros hoje que não gosto porque não faz mais parte da fase em que estou. Paula Pimenta por exemplo já não consigo gostar, pois é mais adolescente. Talvez um dia retorne a minha antiga fase. Beijos. Obrigado pela visita..

      Curtir

  6. Ariela Oliveira disse:

    Concordo que em determinado momento da vida um livro pode trazer mais sentimentos, emoções e até mesmo benefícios que outro momento. É o que aconteceu comigo com “Harry Potter” eu comecei a ler a série mas acho que não era o momento certo para lê-los, eu era muito criança e naquela idade não estava conseguindo sair do universo da J. K. Rowling então abandonei a leitura, hoje já acho que poderia ler a série e me divertir com os livros de forma despreocupada. Amei esse post Jéssica ❤

    Curtido por 1 pessoa

    • Jessica Rabelo disse:

      Oii Ariela.
      Tem vários livros que isso me acontece. Já me aconteceu algumas vezes, sempre por eu perceber que “passei da idade” para ler tal livro.
      Mas sim, Harry Potter pode ser uma ótima leitura para você agora.
      Beijos.

      Curtir

  7. citationb disse:

    Eu já gostei da ideia. O que você falou é a mais pura verdade, eu fico pasma com livros que algumas pessoas lêem e se apaixonam de uma forma enquanto pra mim não passa de um livro, mas quando leio novamente eu vejo a beleza que antes não via . E que suas palavras sirvam para todas as áreas da vida além da literatura ❤ .

    Curtido por 1 pessoa

  8. Papeando Livros (@papeandolivros) disse:

    Oi, tudo bem ?

    Amei o post, além de lindo está muito interessante. O amadurecimento literário ocorre sem nem percebermos, mas ao reler uma obra ou até mesmo na hora de criar uma próxima ista de leitura ele aparece e aflora. Estou amando os posts do blog e quero parabenizar você, afinal está uma postagem melhor que a outra.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Viviane Oliveira disse:

    Jess que post lindooooo
    Eu concordo que amadurecemos como leitor! E acho feio quando as pessoas não percebem isso e simplesmente torcem o nariz para algo que já as fez feliz!
    Todos passamos por fases e devemos valoriza-las!
    Parabéns!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

