| LIVROSOFIA | Porque é difícil indicar um livro?

Oii gente, como vão? Hoje é dia de post novo no blog que vem recheado de novidades para os próximos meses. No “Livrosofia”, como o próprio nome sugere, vou filosofar um pouco sobre os livros, leituras e leitores todo esse universo mágico que amamos! Serão posts que vão falar de tudo um pouquinho: desde a história de como foi surgindo os livros e o poder que eles tem, até as curiosidades mais loucas passando também pelas dificuldades, desafios e manias dos leitores. Espero que todos vocês gostem desses posts novos e se divirtam conosco.

image

Para iniciar, vou começar com um tópico que a primeira vista parece bem estranho: dificuldades em indicar livros. Apesar quando sempre somos perguntados a famosa frase me indica um bom livro? temos uma obra na ponta da língua, é difícil saber ao certo se a pessoa se interessou ou não, ou se ela gostou ou não gostou mesmo modo que a gente. A não ser que você conheça bem os gostos de alguém, indicar é sempre um desafio, pois ficamos sempre pensando em que tipo de obra agrada aquela pessoa. Afinal de contas, todo mundo pensa diferente e gosta de coisas variadas (essa é a graça da vida, certo?).

Existem livros diferentes porque existem diferentes tipos de pessoa. A não ser que alguém seja um mundo de ecleticidade, ela não vai gostar de tudo que põe as mãos e os olhos. Os pontos que compõe o livro têm uma função diferente para cada leitor. Seja gênero, desenvolvimento, personagens e moral da história, cada um desses ítens irá ter um papel fundamental para a concepção do que é um livro bom ou não. A exemplo disto, pode-se afirmar que nem todos os leitores que gostam do gênero suspense suspense vão gostar de todas as obras que lêem. Pois, um leitor que gosta de um suspense que tenha bastantes ações a nível de periculosidade, dificilmente irá gostar de um suspense mais dramático onde a narração além de mais pesada é concentrada nos personagens e em seus sentimentos. Além disto, quem nunca encontrou aquele leitor que diz não gostar de uma obra famosíssima e ficou chocado por isso? Como alguém pode não gostar daquela obra que amamos com todo o coração?

image

Cada um pensa de uma maneira diferente e ninguém é obrigado a seguir a regra da maioria e gostar de algo que esta fazendo sucesso. Nós somos formadores de nossa própria opinião pois é nosso cérebro e coração que estão trabalhando arduamente para entender os rumos de uma história. Mesmo que alguém nos indique uma obra fantástica, não significa dizer que precisamos gostar dela. Significa apenas que temos personalidade para ir contra a opinião. E a pessoa que indica o livro precisa saber que o receptor da indicação tem suas próprias nuances aceitando sua concepção final.

Dessa maneira, indicar um livro é uma tarefa ao mesmo tempo simples e complicada. Dizer o nome de uma obra boa é fácil, mas fazer com que ela surta o efeito esperado é difícil. Não digo que devemos deixar de indicar livros ou parar de pedir indicação, afinal de contas é isso que eu mesma faço neste blog para todos meus amigos. Mas informo que cabe aos que desejam uma indicação filtrar as palavras dos indicadores, para que encontre seu livro perfeito e não sofra decepções.

Bem gente. O post de hoje foi este, espro que tenham gostado, mês que vem tem mais um Livrosofia e em breve vou deixar a categoria clicável para vocês. Beijos!

35 Respostas para “| LIVROSOFIA | Porque é difícil indicar um livro?

  1. Eu acho muito difícil indicar. E acho que quando conhecemos mais a pessoa (as vezes) mais fácil fica. Por exemplo tenho amigos que não indicaria um livro de terror ou um romance hot porque sei que eles não gostam e ponto. Mas enfim, achei muito interessante isso que você falou sobre a pessoa filtrar as informações sobre os livros indicados e pensar se se encaixa naquilo que gosta. Mas, como você mesmo disse, até dentro daquilo que amamos pode haver um livro que não seja muito do nosso agrado. Bom, eu indico e se a pessoa não gostar não fico chateada, respeito a opinião dela 😉

    Gostei da Livrosofia!
    Bjokas!
    Eloise G.F
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá, adorei a proposta do post e o tema abordado de outro. Eu também acho que cada um tem seu gosto e não somos obrigados a gostar de algo só porque “todo mundo” gosta…. E realmente, quando nos blogs as pessoas fazem indicação de livros, muitos que elas amaram não me atrai pela própria sinopse, e alguns que detestaram me chama muita atenção. Isso vai de cada um. Beijos
    http://amorliterarioblog.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  3. Ola Jessica, gostei muito do post. Eu não acho que é difícil indicar livros que gostamos, mas sim criar à expectativa de que a pessoa para quem indicamos também aprecie a leitura. Acho válida a ideia de sempre indicar, mesmo que outros não gostem tanto quanto a gente .

    Curtido por 1 pessoa

  4. Esse post é maravilhoso porque expõe muitas verdades!! Eu esbarro em outra dificuldade pra indicar uma livro. Fico magoada quando a pessoa não ama a história como eu ou faz pouco caso com aquilo que é tão especial pra mim. Mas ainda sim concordo com todos os fatores listados até mesmo porque nós não somos as mesmas pessoas que já fomos e toda releitura me mostra isso. Adorei ♥ ~Elis Blog Pretenses

    Curtido por 1 pessoa

  5. Adorei seu post e concordo muito com ele. Apesar de ser apaixonada por leitura, uma gênero que não me desce é o terror. Se minha irmã, que não tem gosto pela leitura, mas ama filmes de terror, pedisse uma sugestão, eu simplesmente não saberia qual indicar. Indicar um livro é uma coisa muito pessoal.

    Curtir

  6. Gostei dessa nova “coluna”. O engraçado é que, quando li a frase: “me indique um bom livro” já veio a mente que livro eu indicaria. kkkkk e realmente é difícil! Quando alguém me pede indicação, já pergunto qual é o gênero literário que ela mais gosta, e então dou sugestões e explico o porque estou indicando aquele livro.
    Eu mesmo já li livros do meu gênero favorito (romance) super bem falados, ovacionados, e fiquei com aquela cara de … “hein?” “que?” “é só isso???” “Acabou Jéssica?” kkkkkkkkkkk.
    Meus parabéns por essa nova coluna, é mara!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Olá Jessica, adorei a novidade do blog, é sempre legal inovar o blog né.
    Bom sobre indicar livros, eu sou meia suspeita para indicar com receio da pessoa não gostar, mas já houve caso de eu indicar um que gostei muito e minha amiga simplesmente amou, menos mal né. Costumo dizer que livros são como carta, como você irá absorve-lo irá depender do estado de espírito em que você se encontra, por exemplo, o livro pode ser ótimo para todo mundo, mas se você estiver num dia ruim ao realizar a leitura, então não irá fluir muito bem para você, já aconteceu isso comigo, a primeira vez eu li o livro e odiei, depois reli e amei, dá pra entender kkk.
    Bjus e bom fim de semana.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Olá!! Tudo bem??
    Gostei muito do post logo de cara só por se tratar desse assunto que assmobra muit gente, acho muito difícil indicar um livro ou uma serie pelo medo da outra pessoas não gostar! Meu maior medo de blogueira é esse! Hahah
    Para indicarmos um livro devemos mesmo saber a personalidade inteira da pessoas pois talvez ela não goste tanto de ação como você ou romance e etc…
    Beijos 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  9. Olá, Jess!

    Adorei o post e a intenção dele, é bem bacana essa diversidade no conteúdo por aqui. E sobre o que tu abordaste: é realmente bem complexo indicar algum livro. Até mesmo com gostos similares, já tive opiniões bem distintas de alguém que compartilho os mesmos sentimentos e ideias, imagina, então, alguém que seja totalmente diferente! Claro, existem os clássicos, mas o meu maior dilema é que os meus livros favoritos são em sua maioria aqueles que desagradam porque preferem finais felizes e eu sou mais fã de tragédias. hahaha Me identifiquei muito nesse texto!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    Curtido por 1 pessoa

  10. “Dizer o nome de uma obra boa é fácil, mas fazer com que ela surta o efeito esperado é difícil. ”
    Definiu tudo!
    E é isso que buscamos mesmo com o blog, mostrar que nem só o que vc acha bom é bom de fato! Conhecer outras opções pode ser libertador e surpreendente!
    Adorei Jess!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

  11. Olá Jéssica!
    Indicar um livro sempre é algo bom e quando a pessoa lê e gosta da indicação é ótimo =)
    Sempre que me pedem indicações pergunto que gênero a pessoa gosta pra tentar uma melhor indicação, mas sempre cito os meus favoritos kkk
    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  12. Olá, Jessica!tudo bom? (:
    Concordo em tudo haha é super difícil indicar, ainda mais se você não conhece muito a pessoa… eu quando indico,sempre pergunto o estilo de história, escrita que ela se interessa, ai fica mais fácil. Adorei o post, uma ótima discussão!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br/

    Curtido por 1 pessoa

  13. Ei sei como é isso. Eu indiquei Proibido para uma amiga (é um dos livros que mais amo na vida), mas ela não está conseguindo finalizar a leitura. Decepção! Rs…
    Ainda bem que há tanta variedade por aí. Sempre indico os que amo, mas sabendo que podem não gostar tanto assim. Até eu as vezes quando penso em reler um livro que amei penso duas vezes. Kkkkkkkkkkkkkk.

    Beijos
    Literatura Estrangeira

    Curtido por 1 pessoa

  14. Oi!!!
    Adorei esse post!! De verdade! Concordo pmenamente com você de como é difícil a indicação de um livro. Tenho uma vizinha muito querida que veio um dia na minha casa e pediu para eu fazer uma lista de livros para indicar. Fiquei travada (rs) justamente por ter receio de indicar algo que eu tenha gostado sem saber ao certo o gosto literário dela. É difícil indicar… precisamos conhecer muito a outra pessoa!!!
    Parabéns pelo post. Vou acompanhar! Beijos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário. Ele será sempre bem vindo e respondido. Caso tenha um blog, deixe o link que assim que der eu irei visitar ;-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.