| RESENHA | A Resposta – Kathryn Stockett – Histórias Cruzadas.

Oii gente! Tudo bom com vocês? Há uns dois anos mais ou menos eu vi um filme chamado Histórias Cruzadas. Durante muito tempo, fiquei abismada com a força que o ele possuía e sobre o que ele falava. Segregação. Uma palavra feia; uma mancha na história não só dos estadunidenses, mas também na de todo o Mundo. Será mesmo que as pessoas de cor precisavam ser tratadas com tamanho desrespeito? Será mesmo que elas são diferentes que nós? Será mesmo que elas devem ser tratadas como inferiores? A resposta, é claro, é não. Elas não mereciam nada daquilo. A cor da pele não nos faz diferente. Somos todos seres humanos feitos de carne, ossos e sentimentos.

Então, lá estava eu assistindo um filme que falava justamente desse tipo de abominação e refletindo sobre como era a vida de uma mulher negra trabalhando para uma mulher branca em tempos de racismo legalizado. Mas pensando melhor, trabalhando não, criando o filho de uma mulher branca enquanto é sujeitada à humilhações. Entretanto, certamente não foi apenas isto que me deixou com vontade de ler a obra e sim a verdade que estava sendo contada. Ninguém nunca se deu o trabalho de perguntar a uma empregada como ela sentia, como era ser uma negra criando um mulher branca enquanto seus filhos eram cirados por outra pessoa. E muito além do filme brilhante, posso afirmar com toda a certeza, que foi esta pergunta me fez ler o livro que só posso chamar de extraordinário.

image

Título: A Resposta
Título Original: The Help
Autora: Kathryn Stockett
Editora: Bertrand
Ano: 2010
Avaliação: 👑👑👑👑👑💜
Encontre: Skoob || Amazon || Saraiva || Submarino.

SINOPSE: Três mulheres especiais estão prestes a dar um passo extraordinário… Skeeter, 22 anos de idade, acabou de voltar para a casa dos pais após graduar-se na universidade Ole Miss. Possui um diploma, mas o ano é 1962, a cidade é Jackson, no Mississippi, e sua mãe não vai sossegar até ver a filha com um anel de noivado no dedo. Aibileen é uma empregada que já está criando sua décima sétima criança branca. Algo mudou dentro dela depois da perda do filho, morto enquanto seus patrões faziam vista grossa. Aibileen é devotada à menininha de quem cuida, apesar de saber que ambas correm um sério risco de se magoarem nessa relação. Minny finalmente encontra serviço – sua boca suja não a permite ficar muito tempo em um emprego – trabalhando para uma mulher que acabou de chegar à cidade e por conta disso não sabe da reputação da criada. Embora bastante diferentes umas das outras, essas mulheres vão unir forças num projeto clandestino que colocará todas em perigo. Por quê? Porque estão se sentindo sufocadas pelos limites e pelas regras que as norteiam e pela época em que vivem. E também porque limites, algumas vezes, foram feitos para serem ultrapassados. Em vozes perfeitamente recriadas, Kathryn Stockett nos apresenta três mulheres fora de série cuja determinação de dar início a um movimento transforma uma cidade e a maneira como as mulheres — mães, filhas, empregadas domésticas, amigas — veem umas as outras. Romance profundamente enternecedor, tocante, cheio de humor e esperança, A Resposta é uma história atemporal e universal sobre os limites que respeitamos e sobre aqueles os quais precisamos ultrapassar.
image

Se eu fosse definir uma palavra que define A Resposta seria FORTE. Apesar de saber o que me esperava durante a leitura, pois já havia visto o filme, ler o livro me causou um impacto maior. Porque no filme podemos apenas tentar imaginar quais são os sentimentos dos personagens. Mas no livro conseguimos sentir cada um pois estão exposta nus e crus pois tudo que foi posto na obra veio para nos fazer sentir tudo a nossa volta. E, com minhas mais sinceras palavras, só posso dizer que foi foda! Passei do limite da raiva ao desespero, da revolta à tristeza. Kathryn deu vida aos personagens de modo tão verdadeiro, que me tornei melhor amiga de Aibileen, Minny e Skeeter vendo como elas evoluiram no livro me fazendo a evoluir também.

Narrado em primeira pessoa pelas três mulheres, o livro que tinha tudo para ser confuso foi bem desenvolvido. Stockett criou personagens muito diferentes uma da outra de modo que não da pra confundir quem esta narrando. Não somente pelo nome da narradora que precede as partes, mas pelo modo com o qual cada uma apresenta seu ponto de vista. Aibileen é sábia e está sempre motivada a pensar no que acontece à sua volta. Minny é bem espirituosa criando uma bolha de alegria em sua realidade escura. Já Skeeter é doce, mas também pragmática constantemente se perguntando o motivo das coisas serem como são. Além disto, a autora se preocupou em reduzir palavras e motivar erros (como por exemplo o verbo estar conjulgado como tou e tava) o que exemplificava bem as diferenças de escolaridade entre as mulheres. Vale ressaltar que apesar de possuir um estilo de escrita brilhante, o livro não é fácil de ler. Não chega a ser uma leitura fluída pois envolve muita reflexão. De algumas tomadas a outra é necessário parar e tentar absorver a obra. Mas mesmo não possuindo aqua fluidez de você não sentir as páginas irem embora, o livro continua impossível de deixar de lado. Precisamos saber o que vai acontecer, quais serão as consequências.

O que mais me deixou encantada com leitura de A Resposta foram as personagens colocadas. Não somente das principais, mas também das secundárias. Cada uma possuía seus medos e seus segredos tornando a leitura mais verossímil:

image

• Aibileen com toda sua honestidade demonstra um lado da mulher negra de 1960 que não conhecemos, pois ela é sonhadora e ela acredita que nem todas as pessoas são más. Cuida como uma devota a sua Nenezinha da vez May Mobley provando que amor não tem cor ensinando a criança a verdade que sabe que sua menininha vai esquecer ao se tornar uma adulta branca: Ela é boa, ela é corajosa, ela é especial, mas acima de tudo elas são iguais de cor diferente;

image

• Minny tem a força que costumeiramente vemos nas representações negra da literatura e do cinema, mas também é mais do que isso. Minny tem suas aflições. Ela quer um futuro melhor para seus filhos embora os ensine que a justiça esta do lado dos brancos e não dos negros. Ao mesmo tempo, apesar de toda sua raiva dos brancos, aprende com sua patroa Célia Foot que nem todos à desprezam e que uma boa amizade vem dos lugares mais improváveis.

image

• Skeeter teve a coragem de ver além do seu mundo. Que enxergou nas atitudes das pessoas à sua volta a pior natureza do ser humano. Ao mesmo tempo, em que tentava transparecer ser a mulher perfeita da sociedade. A mulher que queria um marido embora também quisesse ser independente. A mulher que não ligava ou pelo menos fingia não ligar para os absurdos de sua melhor amiga Hilly Holbrook, tão vil e mesquinha e ao mesmo tempo tão real que é impossível não sentir vergonha de seus atos tão bons representantes do horror da nossa sociedade.

A Resposta de Kathryn Stockett foi um livro que me marcou profundamente. Não somente por falar do racismo em uma época que este era chamado bom senso, mas por ter a característica atemporal de lembrar o ser humano do quão cruel ele pode ser, ao mesmo tempo que nos conduz a pensar no caminho que estamos tomando hoje. Qualquer um sabe que o racismo ainda existe enraizado no seio de uma sociedade com mania de supremacia branca. Mas Stockett nos ensina através de Aibileen, Skeeter e Minny que com um pouco de coragem é possível abrir os horizontes e atravessar os limites para construir um mundo melhor.

image

37 comentários sobre “| RESENHA | A Resposta – Kathryn Stockett – Histórias Cruzadas.

  1. Day Morais disse:

    Adorei sua resenha! Eu sou doida pra ler este livro desde a primeira vez que assisti ao filme pela primeira vez, e com certeza o livro vai bem mais a fundo a história e vou ler com certeza! Um absurdo esse tipo de coisa que acontecia né, adoro livros com essa temática. Vira e mexe o Stephen King aborda o tema nos seus livros e eu adoro!
    Vou ler este livro com certeza, obrigada pela resenha!

    Curtido por 1 pessoa

  2. yasmiimbraga disse:

    Olá Jessica! Tudo bom? 🙂
    eu já vi o filme e tenho noção sobre o que é, mas creio que o livro aborda bem mais profundamente né? Fiquei curiosa com sua resenha, querendo ver a história sob esta perspectiva! Eu adooro livros que abordam preconceito, acho que devemos discutir sobre isso.
    Beijos,
    Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br/

    Curtido por 1 pessoa

  3. citationb disse:

    Minha tia tinha esse filme mas eu nunca tinha curiosidade de ver devido não ter gostado da capa. (EU SEI QUE NÃO DEVIA TE-LO JULGADO ASSIM) Mas sua resenha me abriu os olhos e a vontade não so de ver o filme , mas também de ler o livro, e eu quero lê- lo um dia, vou anotar na minha agenda. Obrigada ❤

    Bruna Rodrigues @blogcitation_b

    Curtido por 1 pessoa

  4. fabielymiranda disse:

    Oii, eu vi apenas do meio pro final desse filme kk achei ele super forte e real, adoro temas que de certa maneira dão aquele impacto que precisamos. Não sabia que era livro, mais com certeza ele deve conter muito mais detalhes interessantes. Anotei a dica (e o nome pq eu não sabia ) mais com certeza irei vê-lo agora completinho.
    Adorei a dica, e a postagem ❤
    Beiijos

    Curtido por 1 pessoa

  5. blogcomv disse:

    Olá, Jess!

    Somente recentemente eu descobri que havia esse livro que deu origem ao filme, que – infelizmente – ainda não pude assistir, mas ele parece maravilhoso mesmo pelas quotes e trechos que vi na Internet. Adoro livros e filmes com temáticas fortes e críticas necessárias, achei seu post bem pertinente e suas reflexões também 😉

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Fe Akemi disse:

    Olá!!

    Que post maravilhoso!!!
    Esse livro está na minha lista já tem um tempo e quero muito ler, parece realmente ser uma história maravilhosa.
    Sua resenha só reforçou isso, adorei você falar um pouquinho de cada personagem e já senti que são muito cativantes.
    Não assisti ao filme também, mas creio que o livro seja melhor mesmo.
    Tentarei ler o mais breve.

    bjs
    Fe
    http://www.condutaliteraria.com/

    Curtido por 1 pessoa

  7. Danuza disse:

    O filme é simplesmente maravilhoso. Fico imaginando o livro, tão bem descrito aqui. Preciso ler e me emocionar mais uma vez. Lições de vida magníficas. Adoro esses temas polêmicos de superação aos preconceitos. Adorei! Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Aline Bettú Bechi disse:

    Olá, eu já assisti o filme e concordo com você. Ele é bem FORTE, imagina o livro… Adoro os acontecimentos que tem nele, quando as mulheres negras desafiam as patroas, ou quando a menina tenta mostrar para pessoas que negros são pessoas iguais a todo mundo. O filme é muito chocante, mas eu não tenho vontade de ler o livro, apesar que achei interessante o fato do livro mostrar o ponto de vista das personagens. Beijos
    http://amorliterarioblog.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  9. cancaodoslivros disse:

    Olá! Tudo bem?
    Gostei muito da história pelo simples fato de abordar um dos assuntos mais polemicos hoje que é o preconceito. Amei a sua resenha e já estou louca para assistir o filme! Parabéns pela resenha cativante e encantadora!
    Beijos 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  10. Luciana Maria Moreira Souto de Oliveira disse:

    Oi!!!
    Amei sua resenha. Assisti também ao filme há um tempo atrás e adorei. Já fiquei indignada, mas é como você coloca, com o livro tenho certeza que o impacto será infinitamente maior. Vou procurar esse livro para ler. Como já faz tempo que vi o filme, espero aproveitar ainda mais do livro, por não mais lembrar de muita coisa.
    Beijos e obrigada pela dica.
    Luciana

    Curtido por 1 pessoa

  11. jOYCE disse:

    Olá, gostei muito do tema abordado sobre o preconceito.Coisa que acontece infelizmente até hoje não é mesmo?
    Já tinha lido uma resenha sobre o filme, mas nenhuma sobre o livro que nem sabia que existia, mais uma boa dica para ser anotada, bjus.

    Curtido por 1 pessoa

  12. Viviane Oliveira disse:

    Ficou lindo o post Jess! Me lembro como vc me indicou e com certeza lerei assim que puder.
    São temas que nos tiram da zona de conforto e nos ensinam muito!
    Sua resenha ficou caprichada na emoção, com expressões bem fortes! Parabéns, adoro ler um post que me passe o que cada um sente na hora da leitura!
    Bjo

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

