| ALGO À VER | Resenha do filme Amnésia de Christopher Nolan.

Um dos filmes mais complicados que já assisti. Realmente, Christopher Nolan, coloca você no lugar do personagem principal, e se você não prestar atenção irá se perder.

image

Quando estava dormindo a noite, Leonard ouviu um barulho e percebeu que sua esposa não estava do seu lado na cama. Ele vai procura-la, armado, temendo que algum ladrão tenha entrado em sua casa. Mas quando entra no banheiro, vê sua esposa sendo violentada e antes que possa fazer algo leva um forte golpe na cabeça, que o deixará com sequelas pelo resto de sua vida se tornando homem com perda de memória recente. Agora, algum tempo mais tarde, Leonard tem a percepção de que sua mulher morreu e ele partirá em busca e vingança por ter perdido sua vida e suas memórias. Mais como fazer isso, já que sua vingança parece impossivel?

Até agora não esta parecendo muito complicado certo? Errado. A grande jogada deste filme é a linha cronológica das cenas. O filme começa do final, até te explicar como foi o começo. Neste esquema, a cena você assiste agora é na verdade a anterior pois à próxima irá explicar a antes desta, como se você visse as memórias de Leonard: como se você fosse ele.

image

A história é simplesmente fantástica, escrita pelo Jhon Nolan, e dirigida pelo seu irmão Christopher. No primeiro filme deste diretor ele vem com uma entrada triunfal pois Amnésia e um filme único que vai te deixar muito surpreso.

Um filme brilhante e muito bem organizado, pois te colocar no lugar de um homem que tem perda de memória recente lhe monstrando os fatos exatamente como Leonard vê em uma jogada de mestre. Como os personagens são poucos você pensa que está no controle da situação, que será fácil desvendar os mistérios de todos os personagens mais não é tão simples assim. A situação de Leonard nos faz ver o quanto é tênue a sua visão de mundo e o simples ato de viver o cotidiano se torna uma tarefa muito difícil para ele. Apesar de ser um homem extremamente meticuloso – cheio de tatuagens em vários lugares do corpo, para que não se esqueça nunca, o seu propósito de vida -, ele precisa sempre tirar as fotos, escrever nomes e endereços para se lembrar. Para sabe dentre as pessoas que ele conhece se pode ou não confiar nelas.
image

O fato de toda a linha cronológica do filme ser de trás pra frente, ou seja primeiro o final e depois o caminho para o começo não tira a graça ou curiosidade de quem o assiste, pelo contrário te instiga a entender a que ponto Leonard chegou em sua vingança. Sua história brutal mos faz perceber que para ele, tudo o que faz – as tatuagens, as investigações – tornam esta vingança sua meta de vida. Tem uma cena que permeia todo o filme no qual ele conta sua hitória à alguém por telefone, o que te faz entender o enredo sem tirar o gosto de ver toda a trama se desenrolar pois à cada pista elas se tornam pra você uma preciosidade.

Título: Amnésia.
Título Original: Memento.
Roteiro: Cristopher Nolan baseado no conto “Memento Mori” de Jonathan Nolan.
Direção: Christopher Nolan.
Personagem Principal: Leonard (Guy Pearce)
Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟⭐

Anúncios

4 comentários sobre “| ALGO À VER | Resenha do filme Amnésia de Christopher Nolan.

  1. Mirelle Almeida disse:

    Olá, Jeane!
    Não tinha ouvido falar desse filme ainda, mas fiquei curiosa. Se só lendo a resenha fiquei confusa, imagina assistindo, kkkkk, mas quero vê-lo mesmo assim. Gosto de filmes que inovam de alguma forma e esse, com essa maneira de contar a história do personagem, parece ser um deles.
    Beijos .

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s