| RESENHA | Eleanor & Park – Rainbow Rowell

Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

image

Ler Eleanor e Park foi uma surpresa realmente agradável. Quando eu vi quotes, resenhas e fotos dos livro no instagram, fiquei curiosa para saber no que sucederia a história de amor jovem que Rainbow Rowell planejou no livro. E fiquei satisfeita porque o livro cumpriu o que havia prometido como uma história de amor jovem. Eu vejo várias pessoas reclamando das atitudes de Eleanor, mas a verdade é que a jovem é apenas uma adolescente que não conseguia lidar com os problemas de modo racional. E este fato, me deu uma perspectiva maior do que a autora desejava passar. Pois não é só uma história de amor jovem, como também uma história da vida na adolescência com suas dificuldades.

Ter as expectativas superadas ao finalizar um livro é a melhor coisa que pode acontecer para um leitor. Fiquei mais do que feliz em ter concluído esse livro, pois apesar de me irritar várias vezes com a Eleanor eu consegui entender as emoções dela. E também fiquei positivamente surpresa com o final. Pois em todos os comentários que vi sobre o livro, achei que ia ficar totalmente deprimida, mas a verdade é que achei ele condizente com a obra apesar de ter sido um tanto aberto.

image

Park é o tipo de namorado que toda garota gostaria de ter. Pelo menos, eu gostaria. Park é geek, leitor de gibis e compreensivo. Ele sempre contornar a situação e apesar de não ser o maior defensor dos fracos e oprimidos, não gosta de ver e participar de atos do tipo.  É o tipo de cara que não chama atenção para si mesmo e não deixa que ser oprimido embora seu pai viva projetando coisas nele, querendo que o rapaz seja uma coisa que não e o pressionando com frequência. Fiquei com bastante ódio do pai do Park em algumas situações pois o machismo nos seus atos me dava uma bela vontade de entrar no livro e socar a cara dele.

Eleanor é pobre e acaba de voltar para casa depois de um ano de favor na casa dos amigos de sua mãe. Tímida, estranha e ressentida, ela é muitas vezes irritantemente infantil, mas que de certa forma faz todo sentido pois ela é apenas uma adolescente com medo. Medo de ser expulsa de casa, medo de perder seus irmãos, medo de perder tudo mais uma vez.

O encaixe dessas duas histórias é a forma com que duas pessoas tão diferentes conseguem se entender. Como o amor surge através de pequenas palavras e gestos. Aos poucos as coisas vão acontecendo e a autora conseguiu mostrar isso com maestria. Que não foi de repente, mas sim construído pelos atos. O livro é incrível, e sugiro abertamente que coloque na sua lista de leitura Eleanor e Park para se apaixonar também.

Título: Eleanor & Park.
Autora: Raibonw Rowell.
Editora: Novo Século.
Ano: 2013
Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟⭐

20 comentários sobre “| RESENHA | Eleanor & Park – Rainbow Rowell

  1. Um Jovem Leitor disse:

    Olá.
    Amei sua resenha, você escreve super bem! Esse livro é muito lindo, quero ler ele e depois que li sua resenha fiquei com mais vontade, sinceramente. Vi na Avon, mas como são livros de edições econômicas estou com medo de comprar.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Camila Mondaini disse:

    Gente que resenha fantástica!
    Confesso que já tinha visto algumas críticas sobre o livro mas mesmo assim eu estava decidida a ler e saber que você foi positivamente surpreendida com o final dá história me deixou ainda mais ávida por essa história. Eu fiquei com receio apenas da parte da personalidade de Eleanor por ser meio infantil e tal e com certeza Park é o namorado que todos sonham! Pelo menos eu, porque adoro um geek!
    Ao final da resenha, percebi que preciso ter esse livro urgentemente!

    Beijinhos!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Bruno Alves disse:

    Nossa a Rainbow Rowell arrebenta mesmo, já li Fangirl dela e amei muito, e Eleanor & Park e Carry on estão ali me esperando, mas estou em uma confusão danada com as minhas leituras.
    Amei o seu ponto de vista do livro ❤
    cactocornio.tumblr.com

    Curtido por 1 pessoa

  4. Mirelle Almeida disse:

    Oi, Jess!
    Já ouvi falar desde livro e meu amigo fala muito bem dele. Gosto de livros que trabalham a problemática adolescente e que bom que você sentiu que Rainbow soube trabalhar de tal forma que a gente sentisse que realmente se tratava de jovens. E que bom que ficou satisfeita com a leitura e que superou suas expectativas. É tão bom quando mergulhamos na história e nos envolvemos com ela. Parabéns pela resenha.
    Beijos 😘

    Curtir

Deixe um comentário

