Resenha | Os 13 porquês – Jay Asher

image

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker – uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.
image

Os 13 porquês é um romance adolescente bem diferente dos outros, principalmente por sua narrativa dupla e simultânea. Jay Asher mostra a história sob dois pontos de vista ao mesmo tempo.

O livro conta a história de Clay, uma cara normal do ensino médio que, um certo dia ao chegar da escola, encontra um caixa de sapatos com sete fitas cassete. As fitas foram gravadas por Hannah Becker, uma garota com uma reputação duvidosa que estudava na mesma escola de Clay. As regras são simples, somente duas: você escuta e você passa adiante. Se não passar adiante. Ache segundo jogo de fitas será revelado e todo mundo saberá do conteúdo delas. Hannah gravou nessas fitas os motivos para seu suicídio, semanas antes de Clay as encontrar, relacionando pessoas. Totalizando 13. Uma fita para cada pessoa. 13 porquês.

Mas o diferencial, é a narrativa; enquanto Clay perambula pela cidade escutando as fitas, a própria Hannah vai narrando os acontecimentos, causas e porquês de seu suicídio. E dá uma certa aflição em saber qual a participação de Clay nessa história toda. A cada fita em que ela não aparece, a curiosidade só aumenta.

Algumas pessoas acham um certo “exagero” do autor em fazer com que coisas corriqueiras e comuns parecessem tão grandes e absurdas, mas a própria Hannah explica isso: era um efeito bola de neve, um acontecimento ocasionava outro e assim por diante. E chegou uma hora em que ela não pode mais controlar… Mas suportar. E tirou férias. Dela mesma.

Existe um momento no livro em que ela vai pedir ajuda ao seu professor e orientador. Ele tenta lhe ajudar, mas é perceptível que ela já estava decidida… nada que ele dissesse a faria mudar de ideia.

Mas no geral, o livro é muito reflexivo. Nos mostra de forma alheia como as nossas atitudes tem impactos diferentes em pessoas diferentes e nos fazem pensar antes de agir.

Título: Os Treze Porquês.
Título Original: Thirteen Reasons Why
Autor: Jay Asher.
Ano de Publicação: 2009
Editora: Editora Ática
Avaliação: 🌟🌟🌟🌟

Anúncios

10 comentários sobre “Resenha | Os 13 porquês – Jay Asher

  1. Bruno Alves disse:

    Apesar de eu achar livro John Green ( os livros John Green para mim são aqueles que você ama ou você odeia) estou com muita vontade de ler, ainda mais depois de assistir aquele trailer da série baseado no livro que vai sair na netflix.
    Ótima resenha S2
    cactocornio.tumblr.com

    Curtir

  2. Mirelle Almeida disse:

    Eu já ouvi falar tanto desse livro e nunca tinha parado para ler uma resenha dele. Nunca pensei que o tema central fosse tão forte quanto a questão do suicídio. É bom livros que trazem reflexões pro leitor, se pararmos para analisar todos os livros trazem um aprendizado pra gente.
    Ótima resenha.
    Abraço

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s