| TAG O.R.I.G.I.N.A.L | Psiquiatria Literária.

Oi gente, como vão? Sei que o blog anda parado mas tenho andado preocupada com várias coisas e fiquei completamente desanimada nesses últimos dias. Mas um bom jeito de melhorar meu humor é falar sobre livros, por isso hoje finalmente vou publicar uma tag original que criei em janeiro aqui no blog.

Como nome explica, a tag consiste em associar estados da psiquiatria aos livros em desafios especiais. Eu pensei nela enquanto lia alguns livros de suspense, porque muitos desses estados tem haver com o meus sentimento pelo livro citado.
Então sem mais enrolação vamos lá.

1. Transtorno Psicopata.
Um livro pelo qual você não sentiu afeição pelo mocinho.

Existem vários livros que não sinto afeição nenhuma pelo mocinho. Sejam eles por serem bonzinhos de mais ou por serem sempre os donos da verdade. Mas, nesse caso escolhi um personagem qur não senti nem amor nem afeição pelo personagem. Apenas apatia. E foi o caso de um livro que li recentemente ao pensar em Ella Harper de Princesa de Papel e que, além de alguma pena em certas situações eu não consegui gostar da personagem. Também não consigo explicar direito o porque. Apenas que a personalidade dela não me agradou de forma alguma, muito embora tenha gostado da obra.
image

02. TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo.
Um livro que você não conseguiu largar de jeito nenhum.

Pensar no tanto de livros que vieram me conquistando com o passar dos anos e que li de maneira voraz é uma tarefa difícil. Existem muitos que se encaixam nessa descrição. O que escolhi para representar o TOC foi o livro Feita de Fumaça e Osso de Laini Taylor. Para quem nunca leu, eu super recomendo a leitura. Esse livro é maravilhoso.
image

03. Transtorno Bipolar.
Um livro em que suas emoções foram do amor ao ódio em poucas páginas.

Não Pare da escritora brasileira FML Pepper é o melhor livro pra descrever emoções no melhor estilo montanha russa. Eu fiquei com o ódio e com o amor oscilando como uma montanha russa durante quase toda a leitura. É um livro que pode matar qualquer um do coração.
image

04. Sindrome de Estolcomo.
Um livro que fez voce se apaixonar pelo vilão.

Ler Sombra E Ossos da escritora Leigh Bardugo foi uma aventura e tanto. E tenho que admitir que o vilão deste livro faz parte da lista interminável dos meus crushs literários. Caramba, ele é completamente apaixonante de várias maneiras. O fato de eu me apaixonar por bad boys também ajuda eu acho.
image

05. Transtorno Psicotico.
Um livro que fez você se enxergar dentro do seu universo.

Livros que nos fazem pular e nos ver dentro do seu próprio mundo são os melhores com certeza. Ainda mais se são de ficção. O livro que recentemente me fez mergulhar de cabeça em seu mundo foi o livro Perdão Mortal de Robin LaFevers. É um livro pequeno, mas tão bem detalhado que é muito fácil se perder em suas páginas e se ver dentro da história.
image

06. Transtorno Amnésticos.
Um livro que você queria esquecer para se surpreender ou se emocionar mais uma vez.

Não tem como pensar ou mesmo por outro livro, porque se existisse um chá de amnésia ou um remédio de esquecimento ou algo do tipo eu com certeza o tomaria para esquecer as aventuras do Harry Potter. Esquecer tudo e reviver outra vez realmenre faz parte dos meus sonhos.
image

07. Transtorno Depressivo.
Um livro que te fez chorar rios de lágrimas.

Na semana passada li um livro que enrolei durante muito tempo, mas que quando finalmente me rendi as suas páginas me apaixonei e me emocionei piamente com sua história. A Lista Negra de Jennifer Brown é um relato triste e ao mesmo tempo verossímil sobre o mal que o bullying pode causar. Foi perfeito e me fez chorar bastante durante suas páginas.
image

08. TDAH – Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Um livro que você não conseguiu se concentrar direito e acabou abandonando.

Tem vários livros que venho abandonando ao longo dos meses. Isto porque percebi que a vida é pequena de mais para ler livros ruins. Um livro que suas páginas me deixavam super aéreas e que acabei por abandonar foi O Ladrão de Almas da escritora Alma Katsu. Muito embora tenha chegado até a página 200, a leitura simplesmente não fluiu mais e então o deixei de lado não esperando retornar a leitura.
image

09. Transtorno Esquizofrênico.
Um livro assustador ou que te deu bastante agonia.

Lido recentemente e bastante agoniante é o livro Caixa de Pássaros do escritor Josh Malerman. Não chegou a ser assustador, mas foi realmente incrível como o autor conseguiu fazer com que cada página fosse um tormento, pois o sofrimento de não abrir os olhos é angustiante.
image

10. Transtorno Paranóide.
Um que você só se sentiu seguro na última página.

Livros do Harlan Coben são os principais nesses sentido. Cada obra dele tem como projeto não ter um fim realmente até sua última palavra. Por isso um livro que se encaixa exatamente nesse ponto é o livro Desaparecido Para Sempre do autor que já mencionei outras vezes, mas que por ter sido tão surpreendente e tão eletrizante não tem como escolher outro.
image

Então gente essa foi a tag de hoje. Espero que tenham gostado. Eu amei criar ela e também vou fazer umas novas ao decorrer desse ano. Quem quiser fazer fica a vontade, mas me avisa okay? Para conferir suas respostas e opinar sobre elas.

Beijos. Até a próxima.

9 comentários sobre “| TAG O.R.I.G.I.N.A.L | Psiquiatria Literária.

  1. Mirelle Almeida disse:

    Oi, Jess!
    Amei a TAG, super diferente das que tinha visto por aí. Vou te contar algo, também sou APAIXONADA pelo vilão de Sombra e Ossos, nossa, gente, ele tem aquele ar de mistério que apaixona qualquer leitor. Eu sempre acabo me apaixonando por vilões, às vezes me sinto má, kkkkkkkkkkkk (mentira). Tem uns que são tão bem construídos que é impossível não ficar encantada.
    Ah, e também senti agonia ao ler Caixa de Pássaros, não é um livro que dê medo, mas a gente se sente vendado também e isso acaba criando uma angústia.
    Enfim, já escrevi demais, me empolguei kkk.
    Parabéns pela TAG, amei. ❤
    Beijos 😘

    Curtido por 1 pessoa

    • Jessica Rabelo disse:

      Oi Mirelle. Realmente o vilão de Sombra e Ossos nos faz perder o fôlego com seus olhares e toques. E se você se sente má, nossa eu sou o Darth Vaider pq é quase sempre me apaixono pelos vilões. Em Harry Potter a maioria dos meus favoritos são vilões. Fazer o que né?
      Caixa de Pássaros é uma sensação terrível de venda sim. Agoniante.
      Obrigado pela visita.
      E não se preocupe. Amo comentários quilométricos.
      Beijos.

      Curtir

Deixe um comentário

