Feios – Scott Westerfelds – Série Feios 01

image

Séculos depois da destruição da civilização industrial em um apocalipse ecológico, a humanidade vive em cidades-bolha cercadas pela natureza selvagem. Lá, Tally Youngblood é feia. Não, isso não significa que ela é alguma aberração da natureza. Não. Ela simplesmente ainda não completou 16 anos. Em Vila Feia, os adolescentes ficam presos em alojamentos até o aniversário de 16 anos, quando recebem um grande presente do governo: uma operação plástica como nunca vista antes na história da humanidade. Suas feições são corrigidas à perfeição, a pele é trocada por outra, sem imperfeições ou – nem pense nisso – espinhas, seus ossos são substituídos por uma liga artificial, mais leve e resistente, os olhos se tornam grandes e os lábios, cheios e volumosos. Em suma, aos 16 anos todos ficam perfeitos.
Tally mal pode esperar pelo seu aniversário. Depois da operação, vai finalmente deixar Vila Feia e se mudar para Nova Perfeição, onde os perfeitos vivem, bebem, pulam de paraquedas, voam a bordo de suas pranchas magnéticas, e se divertem (o tempo todo). Seu único trabalho é aproveitar muito. Mas, enquanto espera que as poucas semanas até completar 16 anos passem, Tally precisa se distrair.
Uma noite, ela conhece Shay, uma feia que não está nem um pouco ansiosa para completar 16 anos. Pelo contrário: Shay pretende fugir dos limites da cidade e se juntar à Fumaça, um grupo de foras-da-lei que sobrevive retirando seu sustento da natureza.
Para Tally, isso é uma maluquice. Quem iria querer ficar feio para sempre, ou se arriscaria a voltar para a natureza e queimar árvores para se aquecer, em vez de viver com conforto em Nova Perfeição e se divertir à beça? Mas, quando sua amiga desaparece, os Especiais, autoridade máxima deste novo mundo, propõem um acordo com Tally: unir-se a eles contra os enfumaçados ou ficar feia para sempre. Tally, porém, acaba se envolvendo em uma conspiração e descobrirá que, por trás de tanta perfeição, se esconde um terrível segredo. Sua escolha irá mudar o mundo para sempre.

Imaginar um mundo perfeito onde todos os seres humanos são tratados como iguais é parte da vida de todo mundo. Quem nunca imaginou viver em uma sociedade justa igual para todos? Quando eu inicei a leitura de Feios eu tinha uma ideia errada do livro. Não esperava que fosse gostar tanto da história porque eu a imaginava cliché e sem um pingo de emoção. É claro que eu me enganei algo do tipo nã julgue um livro pela sinopse rs.

O mundo construído por Westfelds é aparentemente sem falhas imaginaveis e Tally é uma garota como qualquer outra com sonhos e aspirações que de cara não a levam mais do que a vida que sonha ter. Até que ela conhece Shay, que de todas as maneiras é diferente de Tally. E além disso, Shay a leva a conhecer uma vida e uma sabedoria que ela desconhecia.

Muito embora os personagens e a descoberta sejam os centros da história, não dá para pensar que Scott transmite de uma maneira nova o que hoje nós temos como o preço da beleza. A busca padrão. Pois embora todos sejam pessoas diferente, pelo padrão de cirurgia estabelecido – não pode haver uma cidade com Perfeitos mais Perfeitos que outra – tudo se mistura transformando a multidão em uma massa de rostos iguais. O que faz das pessoas especiais, as diferenças que as tornavam tão diferentes foram perdidas. Isso nos trás ao presente, onde muitos de nós, principalmente adolescentes temos a premissa que se não for no padrão não somos aceitos.

Eu gostei bastante deste livro que tem um ritimo gostoso pela dinâmica da escrita. As emoções que eles me ensinaram são impressionantes e a abordagem do tema é espetacular.

Título: Feios
Série: Feios 01
Autor: Scott Westerfelds
Ano: 2010
Editora: Galera Record
Avaliação: 🌟🌟🌟🌟

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s