Objetos Cortantes – Gillian Flynn.

Oii gente.

Passei um tempo não dando postagens por causa de novidades que vão rolar no blog a partir de segunda feira no quesito organização, mas estou de volta e para tanto resolvi falar sobre um livro quatro estrelas que eu li recentemente. Objetos Cortantes da autora espetacular Gillian Flynn.

image

Uma narrativa tensa e cheia de reviravoltas. Um livro viciante, assombroso e inesquecível. Recém-saída de um hospital psiquiátrico, onde foi internada para tratar a tendência à automutilação que deixou seu corpo todo marcado, a repórter de um jornal sem prestígio em Chicago, Camille Preaker, tem um novo desafio pela frente. Frank Curry, o editor-chefe da publicação, pede que ela retorne à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida.
Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado. Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados a fim de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria, a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas e aos poucos desvenda os segredos de sua família, quase tão macabros quanto as cicatrizes sob suas roupas.

image

Amy Adams fará Camille Preaker na série

O livro, assim como os outros da autora, é super bem escrito. Tem uma cadência que realmente faz com que nos sintamos como a personagem e nos mostra como o passado influencia o nosso futuro. Este livro em especial, me fez entender o que eu julgava: a necessidade que algumas pessoas tem de marcar a própria pela a faca. Flynn, nos dá toda uma gama de pensamentos no qual a dor de se auto mutilar parece ser a única solução para a personagem se livrar de suas aflições.

Quando eu iniciei o livro, fui num ritmo lento e demorei um pouco para pegar a vibe do escritora. Quando eu consegui, o livro fluiu. Muito embora ele seja mais drama que suspense, a história apresenta uma base muito bem elaborada, mesmo que no fim das contas, não tenha sido muito dificil descobrir quem eram os vilões. Mas o porque de tudo que foi realmente um grande mistério e eu não tinha ideia, pelo menos na maior parte, do motivo da maldade com as garotas.

Camille é uma personagem que no mínimo pode ser considerada perturbada. Sempre foi desprezada pela mãe e ao voltar para casa, ainda tem que aturar os surtos da meia irmã Amma que tem tendência a fazer de tudo para atormenta-la. A cada página, Gillian Flynn nos da um sentido para o afundamento de Camille na bebida e nas auto-multilações.

Adora é uma das personagens mais odiosas que já me deparei nessa vida de leitora. Acredita que tudo ao seu redor deve ser perfeito desde a sua casa – maníaca por limpeza – às filhas. Tem uma necessidade de ser amada por todos, de ser considerada perfeita e exemplar e é exatamente essa característica que passou para sua filha mais nova Amma.

Metida e enjoada, Amma é mimada ao extremo que é uma santinha perto da mãe e o verdadeiro demônio quando solta sua franga pela cidade. Sem escrúpulos, Amma é capaz de tudo para conseguir o que quer incluindo se mostrar quase nua para o garoto que está afim, sendo que tem apenas treze anos.

Objetos Cortantes só pecou onde a personagem Camille chega a ser bem irritante em relação a sua família. Tão condescendente e a falta de surpresa sobre a pessoa má. Mesmo assim é um livro digno de ser livro incapaz de não levar emoção as pessoas.

Título: Objetos Cortantes
Título Original: Sharp Objects
Autora: Gillian Flynn
Editora: Intrisica.
Ano: 2006
Avaliação: 🌟🌟🌟🌟

Anúncios

3 comentários sobre “Objetos Cortantes – Gillian Flynn.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s